Maquiagens que protegem a saúde

Diariamente, várias mulheres usam base, batom, lápis e sombra para os olhos. Você sabia que esse não é apenas um ritual de beleza, mas também de saúde? Segundo a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas (SP), hoje boa parte dos produtos de maquiagem ajudam também na prevenção de doenças de pele causadas por micro-organismos ou agressão ambiental, como a radiação ultravioleta.

A dermatologista Denise Steiner, doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e autora do livro Envelhecimento Cutâneo, completa: “Hoje, muitos produtos contêm ativos e pigmentos que protegem e recuperam a barreira cutânea, prevenindo doenças como o câncer e também o envelhecimento da pele”.  Segundo ela, a maquiagem tem ainda ativos antioxidantes, vitaminas, ácido hialurônico (hidratante) e outras substâncias benéficas à saúde e proteção da pele. A seguir, veja como alguns produtos desenvolvidos pela indústria de higiene pessoal e cosméticos atuam nesse sentido:

Base com óxido de ferro

Ela pode, sim, ser coadjuvante no tratamento de algumas doenças de pele, como o melasma. “Essas manchas castanhas, que surgem principalmente no rosto, pioram com a exposição ao sol e à luz visível (a de casa, da televisão, do computador). O uso de bases que têm em sua composição o pigmento óxido de ferro ajuda na proteção”, garante a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo. Em outras palavras, base e pó são um reforço extra ao protetor solar. “Mas é importante usar a base certa para o seu tipo de pele e não aplicar em excesso, para não obstruir os poros nem aumentar a oleosidade, o que aumenta o risco de acne”, alerta a dermatologista Paula Sanchez.

Batom barra micro-organismos

“O batom geralmente aumenta a barreira cutânea dos lábios por meio da melhora do manto hidrolipídico e assim protege contra a entrada de micro-organismos”, diz o dermatologista Damiê de Villa, do Kurotel – Centro Médico e Spa de Longevidade de Gramado (RS). “Os batons diminuem a chance de incidência de câncer da pele labial”, continua ele. Os com efeito mate, que provocam uma oclusão total sobre a mucosa, duram mais e protegem de vento, frio, sol e fatores que levam ao envelhecimento. “Porém, eles são menos umectantes e se usados em excesso podem deixar os lábios ressecados”, alerta Paula Sanchez. Melhor alternar com produtos cremosos e hidratantes ou aplicar lip balm antes.

Sombra para uma proteção extra

Os últimos estudos mostram que o uso da sombra regularmente, principalmente junto à base do nariz e no canto medial dos olhos (áreas de difícil aplicação do fotoprotetor), acaba formando uma película de pigmentos que protege a região dos danos da exposição à radiação ultravioleta. “Isso também diminui a incidência de cancerização nessa região, onde a pele é bastante sensível, fina e predisposta ao aparecimento das lesões do tipo carcinomas”, explica Claudia Marçal.

Delineador contra conjuntivite

O uso de máscara para cílios, melhor ainda se somado ao lápis delineador, protege os olhos contra agentes externos que acabam provocando processos infecciosos como conjuntivites virais e bacterianas. “Ele funciona como um anteparo com substâncias que promovem uma defesa natural de pigmentos contra a entrada de micro-organismos”, diz Claudia. Mas é essencial que a maquiagem esteja dentro da validade correta e de preferência seja usada individualmente. “Vale lembrar: é importantíssimo retirar muito bem a maquiagem na hora de dormir para que o rosto fique limpo nesse período de descanso”, finaliza a médica.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

palavra do especialista

Veja mais recomendações sobre saúde e bem estar.

Palavra do especialista
especial

Mitos e
Verdades

saiba mais