Bem-Estar

Anos 90 – Ritmo de vida acelerado e novas tecnologias

Na política, os anos de 1990 foram marcados, no mundo, pelo fim da União Soviética e pela fragmentação dos Estados que a compunham; e no Brasil pelo impeachment do presidente Fernando Collor, que levou à rua multidões de jovens de rosto pintado. Na economia nacional, a década começou com hiperinflação e terminou com o Plano Real trazendo a inflação para níveis civilizados.

A agenda ambiental ganhou enorme destaque no mundo todo, com marcos como a Conferência Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, e a assinatura do Protocolo de Kyoto, em 97.

Mudanças nos costumes

O ritmo de vida acelerado e a presença de mulheres no mercado de trabalho, de maneira já consolidada, aumentou a busca por produtos cada vez mais eficazes e práticos. A maquiagem ficou mais fria e minimalista, os cabelos perderam o volume. Para contrastar com o visual mais limpo e claro, a boca passou a ficar em evidência, com o uso de batons escuros. O visual mais casual e até de aparência largada virou moda – a tendência grunge com calças jeans rasgadas, cabelo bagunçado e camisas de flanela como os usados pelo músico Kurt Cobain da banda Nirvana.

Lançamentos importantes

Nanotecnologia – Uma das maiores inovações da indústria de cosméticos permitiu incorporar aos produtos partículas muito pequenas de princípios ativos como antioxidantes e estimuladores de colágeno. O dermatologista Dr. Jardis Volpe explica que, uma vez separados no tamanho de moléculas (nanoestruturas), eles se distribuem de maneira mais homogênea na pele.

Antirrugas com DMAE – A descoberta de que a substância dimetilaminoetanol, ou DMAE, reduz a flacidez facial representou uma grande inovação da indústria de cosméticos. Encontrada originalmente em peixes, ela passou a ser sintetizada em laboratório e usada em cremes anti-idade.

Fraldas descartáveis acessíveis – Novos processos de produção e ganho de escala tornaram as fraldas descartáveis mais acessíveis à população. E elas ficaram também mais tecnológicas, com maior poder de absorção, mais conforto para os bebês e facilidade para os pais. Passaram a incluir componentes como aloe vera, indicadores de umidade e protetores contra germes.

Cosméticos multifuncionais – Em mais uma inovação importante, a indústria passou a oferecer produtos que agregam diferentes funções e melhor qualidade de vida, como batom com substâncias antienvelhecimento, hidratante com proteção solar, entre outros.

Ouça o boletim da Rádio Estadão sobre o tema:

 

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

palavra do especialista

Veja mais recomendações sobre saúde e bem estar.

Palavra do especialista
especial

Mitos e
Verdades

saiba mais