Espetáculo

150 Anos de Música

Visa Infinite Experience

Arthur Moreira Lima

Arthur Moreira Lima é um representante direto da grande e rica linhagem do piano brasileiro, que ao longo de todo o século XX produziu pianistas de renome internacional como Guiomar Novaes, Magdalena Tagliaffero, João Carlos Martins, Arnaldo Cohen e Nelson Freire, além, é claro, dele próprio.

Carioca, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos de idade e aos nove já tocava Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Seus mestres foram Lúcia Branco (Rio de Janeiro), Marguerite Long (Paris) e Rudolf Kehrer (Conservatório Tchaikovsky de Moscou). O reconhecimento internacional veio ao vencer o Concurso Chopin de Varsóvia. Moreira Lima foi premiado também em importantes concursos como os de Leeds (Inglaterra) e o Tchaikovsky (Moscou). Desde então, realiza turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concerto do mundo.

A crítica mundial o considera um extraordinário intérprete do grande repertório romântico, com destaque para Chopin, e não poupa elogios à beleza de sua sonoridade e a seu grande virtuosismo. Atuando no resgate e difusão da música brasileira, Arthur Moreira Lima foi solista da primeira audição do Concerto n. 1 de Villa-Lobos no Japão, na Rússia, na Áustria e na Alemanha.

Aliás, tal qual Villa-Lobos, Moreira Lima cultiva um genuíno interesse pela cultura popular brasileira, o que o faz um grande interprete não apenas do repertório clássico como de gêneros populares brasileiros, como o choro. Nessa mesma linha, ele também foi o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth, ainda da década de 1980. Sua extensa discografia, que soma mais de uma centena de títulos, vai de obras de Bach e Chopin a Bartók e Astor Piazzolla.

Outra faceta importante da carreira de Arthur Moreira Lima é o projeto Piano pela Estrada, que mistura o erudito ao popular e que o fez um pianista conhecido do grande público brasileiro. Numa campanha pela democratização da cultura, ele viaja pelo Brasil com um caminhão, que se transforma num palco em uma hora, levando música aos mais distantes rincões do País.

perfil_artur1

Arthur Moreira Lima na apresentação em Brasília (Foto: Telmo Ximenes)