Segurança no Trânsito

Vida: dê preferência

Quer aproveitar o carnaval sem atravessar o samba?

Para muitos brasileiros, o carnaval é a festa mais aguardada do ano. Mas para que a folia não termine antes da hora, é preciso aproveitá-la com responsabilidade. Se você pretende beber, a dica é deixar o carro em casa e optar por ônibus, metrô, táxi ou recorrer aos aplicativos de transporte particular. Já se for eleito o “motorista da rodada” e ficar com a missão de cuidar da segurança de outros passageiros, nem cogite a possibilidade de consumir álcool.

“As pessoas precisam se conscientizar que misturar bebida e direção coloca em risco a vida não apenas do próprio motorista, mas de todas as pessoas no trânsito. O álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do condutor. Dirigir não é brincadeira”, enfatiza Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Tolerância Zero

Nos últimos anos, o Brasil endureceu as penas para o motorista flagrado sob o efeito de bebida alcóolica. Em vigor desde 2008, a Lei Seca (Lei 11.705) ganhou uma redação mais rigorosa em 2012 e o país passou a adotar uma política de tolerância zero. No estado de São Paulo, o governo tem realizado constantemente campanhas educativas e intensificado as ações de fiscalização. Mesmo assim, não são raros os casos em que o motorista infringe a lei. Alguns vão ainda mais longe: se empenham para dar um “jeitinho” de driblar o etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro.

Vinagre, antissépticos bucais com álcool e, até mesmo, medicamentos são usados na tentativa de enganar o equipamento, segundo o Detran.SP. “O bafômetro mede o álcool ingerido que passou para a circulação sanguínea e, posteriormente, é exalado dos pulmões para o ar. O vinagre não consegue interferir no etanol exalado para o ar, provindo dos pulmões do motorista”, explica a hepatologista Marta Deguti, do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho.

A médica destaca ainda que, caso o vinagre contenha álcool, o resultado positivo do teste pode ser agravado. O mesmo vale para quem ingere bombom com licor ou usa enxaguante bucal na tentativa de atribuir o álcool detectado pelo aparelho a eles. Mas se o condutor realmente apenas usou esses produtos, é importante informar o fato à autoridade de trânsito no momento da abordagem. Dessa forma, ele será orientado a realizar bochechos com água com a finalidade de eliminar os resíduos da substância e passar por uma nova avaliação.

De acordo com a hepatologista, pode levar até dez horas para que o álcool não seja mais identificado no sangue. Por esse motivo, há motoristas que recorrem ao Metadoxil, utilizado no tratamento de alcoolismo e doenças hepáticas, acreditando que o medicamento tem o poder de alterar o resultado do teste por acelerar a metabolização da substância no fígado. “Mas ele não interfere na concentração do álcool no sangue ou que é exalado e medido no bafômetro. Não há formas eficientes de acelerar esse processo”, explica.

Pena amarga

Com a política de tolerância zero à combinação álcool e volante, qualquer motorista flagrado com pelo menos 0,05 miligramas da substância por litro de ar expelido dos pulmões durante o teste do bafômetro está sujeito à multa de R$ 2.934,70. Já um índice superior a 0,33 mg/l é considerado crime, com pena prevista de seis meses a três anos de reclusão, multa e suspensão do direito de dirigir.

Em São Paulo, a fiscalização da Lei Seca conta com um importante aliado: o Programa Direção Segura, coordenado pelo Detran.SP. De 2013 a 2016, foram aplicados mais de 114 mil testes de etilômetro.

Serviço:

O Detran.SP conta este ano com a parceria de 14 blocos, que irão circular com carros adesivados e veicular jingles e mensagens da campanha de carnaval, que foi lançada nesta sexta-feira pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, na sede da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), além de contar com promotores para ações de conscientização.  São eles:


Bloco do Adorno – 25/2 das 15 às 19h

Endereço: Praça Cornelia – Rua Clélia

https://www.facebook.com/events/1752950635022195/

 

Bloco AMORibunda – 25/2 das 11 às 18h

Endereço: Rua Ximbó X Av Luis Gomes C. Sangirardi – Aclimação

https://www.facebook.com/BLOCOamoribunda/

 

Bloco Bastardo – 25/2 às 14h, 26/2 às 13h, 27 e 28/2 às 14h

Endereço: Rua João Moura, 727 – Pinheiros

https://www.facebook.com/blocobastardo/

 

Bloco Cacique Jaraguá – 25/2 das 13 às 20h

Endereço: Rua Fidalga, 800 – Pinheiros

https://www.facebook.com/Bloco-Cacique-Jaragu%C3%A1-912655862145691/?hc_ref=SEARCH

 

Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado – 25/2 às 14h

Endereço: Rua Cunha Gago, 799 – Pinheiros

https://www.facebook.com/confrariadopasmado/

 

Bloco Domingo ela não vai – 26/2 das 14 às 21h

Endereço: Praça do Correio

https://www.facebook.com/domingoelanaovai/

 

Bloco Jegue Elétrico – 25 e 26/2 às 14h e 28/2 às 15h

Endereço: Rua Lisboa – Pinheiros

https://www.facebook.com/blocojegueeletricosp/

 

Bloco João Capota na Alves – 25/2 às 12h

Endereço: Rua Oscar Freire X Galeno – Pinheiros

https://www.facebook.com/blocodojoao/

 

Bloco Me Ocupa que sou da Rua – 25/2 às 23h

Endereço: Praça Ramos de Azevedo – Centro

https://www.facebook.com/meocupaquesoudarua/

 

Bloco Ritaleena – 26/2 das 14 às 20h

Endereço: Rua Pedra Azul x Rua Ximbó – Vila Mariana

https://www.facebook.com/blocoritaleena/

 

Bloco Siga La Pelota – 25/2 às 15h

Endereço: Rua Aimberê, 160

https://www.facebook.com/blocosigalapelota/

 

Bloco Urubó – 25/2 às 9h, 26/2 às 10h e 28/2 às 8h

Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó

https://www.facebook.com/blocourubo

 

Bloco Vou de Táxi – 5/3 às 11h

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima – SP

https://www.facebook.com/blocovoudetaxi/

 

Ma-que-Bloco – 25/2 das 15 às 20h30
Endereço
: Praça Reverendo João Yasoji Ito – Rua Cunha Gago
https://www.facebook.com/maquebloco/