A evolução dos navios de cruzeiro
Quando o primeiro navio de passageiros saiu da Inglaterra rumo aos Estados Unidos, em 1838, ninguém poderia imaginar quanta evolução viria pela frente. Movido a carvão e construído em ferro e madeira, o Great Western tinha 72 metros de comprimento e capacidade para 260 pessoas, incluindo a tripulação.
O primeiro navio de passageiros feito todo de ferro foi o Great Britain, em 1845. Considerado o primeiro de luxo, o Olympic fez sua viagem inaugural em 1911. A primeira classe tinha cabines sofisticadas, academia, áreas para fumantes e sauna. Também possuía três elevadores e uma escadaria principal, ornamentada com ouro e pedras preciosas.
Um dos navios mais famosos até hoje é o Titanic, um gigante de 269 metros e 46 toneladas. Era dividido em primeira, segunda e terceira classe, e tinha piscina, academia, quadra de squash, sauna, biblioteca e cabeleireiro. Com capacidade para 3.500 mil passageiros, a embarcação afundou em 1912 após colidir com um iceberg.
Em 1914, foi apresentado o Majestic, com 55 toneladas e 291 metros. No entanto, sua primeira viagem teve de ser adiada devido à Primeira Guerra Mundial, sendo inaugurado apenas em 1922.
O século XX foi marcado por grandes evoluções no setor de cruzeiros. Um dos exemplos dessa nova era é o Voyager of the Seas, da Royal Caribbean, que ganhou os mares em 1999, sendo considerado o maior do mundo quando entrou em operação, com capacidade para 3.100 passageiros. Em sua estreia, impressionou pela variedade de atividades a bordo como parede de escalada e pista de patinação no gelo.
Inaugurado em 2008, o Independence of the Seas tornou-se o maior do mundo, com 339 metros. O navio é considerado uma maravilha da engenharia marítima e foi lançado com grandes atrações, como o simulador de surfe FlowRider, parede de escalada, ringue de patinação no gelo e piscinas suspensas de hidromassagem.
Hoje, os maiores navios de cruzeiro do planeta são os ‘gêmeos’ Oasis e Allure of the Seas, com capacidade para 5.400 passageiros e 2.384 tripulantes. São 16 deques e 2.700 cabines, além de sete áreas temáticas.