Entre janeiro e julho de 2018, cerca de 161 mil estagiários foram encaminhados ao mundo do trabalho pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), crescimento de quase 10% se comparado ao mesmo período de 2017. Apesar do percentual positivo, ainda existem mais estudantes à espera de uma oportunidade do que vagas abertas. “Um milhão e oitocentos mil universitários cadastrados esperam ser contratados”, afirma Luiz Gustavo Coppola, superintendente nacional de Atendimento do CIEE, entidade que administra 220 mil estágios em 35 mil empresas em todo o País.

Para Coppola, um bom programa de estágio precisa ter objetivos claros. “Entendemos que o principal deles é formar futuros colaboradores”, diz. O executivo acrescenta ainda que o estágio tem um aspecto social. “Parte dos estagiários não será efetivada, mas terá a chance de conhecer a profissão e de aperfeiçoar os seus conhecimentos”, conclui.

Iniciativa promove estágios

Desde 2015, por meio do programa Universitário-Empresas, o banco Santander financia a contratação de estagiários do ensino superior por pequenas e médias empresas. Além de adquirir uma experiência importante para o início da carreira, os estudantes recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 882 por mês. Com duração de quatro meses, o acordo pode ser renovado posteriormente – nesse caso, o custo passa a ser absorvido pelo contratante.

Só em 2018 foram concedidas 1.275 bolsas. No total, 3.476 alunos de 417 universidades são beneficiados atualmente. “É uma iniciativa que fortalece o empreendedor do ponto de vista da gestão. O estagiário ajuda a colocar e a manter o negócio em pé”, explica Alexandre Teixeira, superintende-executivo, responsável pelo segmento Negócios & Empresas do Santander.

Quem pode estagiar?

Estudantes a partir dos 16 anos que possuam CPF e RG e estejam matriculados e frequentando regularmente cursos de ensino médio, educação profissional, educação superior ou educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. É necessário que a frequência escolar seja atestada pela instituição de ensino.