Bem-Estar

Anos 70: cosméticos para a geração paz e amor

A década de 1970 foi um período de muita tensão e guerras, como a Revolução dos Cravos (1974), em Portugal, a Revolução Iraniana (1979) e o final da Guerra do Vietnã (1975). Na economia, a crise do petróleo causou recessão em escala mundial. No Brasil, enquanto o tricampeonato na Copa do Mundo de Futebol trazia alegria para a população, a ditadura militar sufocava as liberdades políticas com o AI-5, decretado em 1968, e tentava frear o avanço de uma mentalidade mais liberal.

O movimento hippie, que surgiu ainda na década de 60, nos Estados Unidos, valorizando a natureza e com ideais antibélicos de paz e amor, se propagou no Brasil nos anos 70 entre jovens que sonhavam com uma sociedade mais justa e livre. Além disso, a cultura punk ganhou força na Inglaterra.

Veja também: Anos 60 – O início de uma revolução de costumes

Os problemas econômicos e sociais ingleses levaram a um movimento marcado pelas ideias de não conformidade, anti-autoritarismo, valorização da individualidade e com uma estética considerada agressiva. A era disco também teve seu momento – o auge do Studio 54, em Nova Iorque, e o filme Os Embalos de Sábado à Noite marcaram a estética glam da época. No Brasil, a novela Dancin’ Days retratava a moda da hora.

Mudança nos costumes

A vontade de quebrar barreiras se refletiu na maquiagem, que ganhou cores mais fortes. Os olhos passaram a ser pintados com sombras coloridas (verde, rosa e azul), e as maçãs do rosto recebiam camadas adicionais de blush. O movimento feminista, que ganhou forte impulso nos anos 60, continuava a mudar os costumes.

Lançamentos importantes

Fragrâncias e desodorantes unissex – As mulheres se tornaram mais presentes no mercado de trabalho e mais autônomas – e produtos unissex, como desodorantes e fragrâncias, ficaram populares. Com a figura feminina mais independente, fragrâncias impactantes e sensuais como Opium, de Yves Saint Laurent, viraram hit internacional.

Cosméticos de venda direta – Avon, apesar de estar no Brasil desde o final dos anos 50, instalou suas fábricas no país na década de 70. Seu sistema de venda direta ajudou a inserir as mulheres no mercado de trabalho. Caso similar foi o da Natura, marca brasileira fundada em 1969 e que a partir de 1974 opta por um sistema de vendas parecido. Já em 1977, nascia no Paraná outra empresa nacional de perfumaria e cosméticos, O Boticário.

Cabelo de pantera – Um dos cabelos que se tornou referência na época foi o loiro volumoso e ondulado de Farrah Fawcett, uma das heroínas do seriado As Panteras. Por aqui, chegou Neutrox, em 1974, a primeira marca de condicionador brasileiro. Até então, os produtos usados para desembaraçar os fios depois do xampu eram chamados de creme rinse e possuíam uma formulação mais básica, sem tantos ativos nutritivos ou hidratantes

Hidratantes power – Foi nos anos 70 que se descobriu a perda transepidérmica de água pela pele e todos os mecanismos de hidratação. Isso possibilitou o desenvolvimento de cremes e loções hidratantes mais eficazes, como o Leite de Aveia Davene, encontrado nas prateleiras dos mercados até hoje.

Ouça o boletim da Rádio Estadão sobre o tema:

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