Higiene Pessoal

5 décadas da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

Como a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos acompanhou as transformações do mundo nas últimas cinco décadas.

Anos 60 – O início de uma revolução de costumes

Em meio a episódios tristes como o assassinato do presidente americano John F. Kennedy (1963) e o início da ditatura militar no Brasil (1964), a década marcou também transformações culturais e avanços importantes, como o lançamento da pílula anticoncepcional, a chegada do homem à Lua, o festival de Woodstock nos Estados Unidos e, no Brasil, a cultura hippie e, no Brasil, o movimento cultural conhecido como tropicalismo.

Veja também: Anos 70- cosméticos para a geração paz e amor

Mudanças nos costumes: Em uma época marcada pela efervescência cultural, tanto no Brasil como no mundo, a juventude é exaltada e o desejo de liberdade é latente. Nesse período, as mulheres concentram a maquiagem nos olhos, com grandes cílios postiços pretos e sombras que variam do rosado ao verde-água. Batons e esmaltes, no entanto, permanecem discretos.

Lançamentos importantes:

Laquê: A professora Cacia Rusenhack, da Universidade Estácio de Sá, é especialista em estética e dermatofuncional e estuda a história do setor de cosméticos. Segundo ela, um dos lançamentos mais importantes da década foi o laquê, que proporcionou uma maneira bem mais prática de fixar o penteado, com vantagens sobre o verniz e a goma.

Tingir o cabelo em casa: Outro lançamento marcante foram os kits de coloração que permitiram às mulheres pintar o cabelo em casa. Antes, elas tinham necessariamente de recorrer a cabeleireiros especializados. O produto passa a ser vendido em farmácias e outras lojas de varejo.

Primeiro perfume 100% nacional: A perfumaria ganha força nesse momento. Um dos grandes responsáveis por essa mudança foi o artista plástico Aparício Basílio da Silva. Em 1965, ele lançou a icônica fragrância Rastro. O perfume, o primeiro 100% nacional, marcou a época não apenas por representar um luxo, mas por suas propagandas, que chocavam pelo apelo sexual.

Evolução da maquiagem: Ao longo da década, as bases para o rosto evoluem, se tornando mais fluidas. Também são desenvolvidas bases que têm consistência de cremes e são mais leves, menos brilhantes e com mais cobertura.

Ouça o boletim da Rádio Estadão sobre o tema:

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

palavra do especialista

Veja mais recomendações sobre saúde e bem estar.

Palavra do especialista
especial

Mitos e
Verdades

saiba mais