Tendências
Como a Apple e a Accenture estão se unindo para melhorar o modo como trabalhamos
Já imaginou usar seu iPhone ou iPad para trabalhar de um jeito que faça mais sentido? Novas ferramentas estão sendo criadas com esse objetivo
02 de agosto de 2016
De equipamentos industriais inteligentes a sensores de smartphone, as empresas passaram a utilizar componentes de hardware altamente conectados para oferecer aos clientes não apenas produtos e serviços, mas resultados significativos. Essas “revolucionárias digitais” sabem que a vantagem não está mais em vender simples produtos. É a chamada “economia de resultado”, baseada na internet das coisas. Numa pesquisa da Accenture, 64% dos líderes de empresas disseram que sua companhia estava usando ou experimentando objetos conectados, 68% afirmaram utilizar TVs conectadas, e 59% disseram fazer uso de carros conectados para engajar seus consumidores. Conheça algumas inciativas bem-sucedidas:
Teatro Teatreneu
A companhia de Barcelona, na Espanha, cobra seus ingressos baseada no quanto o público se divertiu. Por meio de um sistema de reconhecimento facial, a empresa identifica quanto cada pessoa riu durante uma peça e cobra de acordo com esse parâmetro, a partir de um preço mínimo.
Prefeitura de Los Angeles
A cidade americana tem mais de 7 mil vagas inteligentes espalhadas pelas ruas. Por meio de um aplicativo que se comunica com sensores em tempo real, os motoristas ficam sabendo onde podem estacionar. Esse sistema gerou resultados tangíveis tanto para as pessoas quanto para a cidade, fazendo crescer 2% a arrecadação e, ao mesmo tempo, diminuindo em 11% o custo do estacionamento.
Monsanto
Recentemente, a companhia adquiriu a empresa Climate Corporation, uma desenvolvedora de software inteligente para fazendas, que integra sensores de agricultura a sistemas de avaliação do clima, do solo e das condições da plantação. Essa aquisição permitiu à multinacional reduzir riscos e aumentar lucros. Além de recomendar aos clientes os melhores cultivos, agora a empresa também aconselha sobre os tipos de semente, quando plantar, melhor época para colher, e ainda passa uma estimativa de lucro. Essa inteligência oferecida pela Monsanto aumentou os resultados obtidos pelos agricultores, que agora podem adquirir seguros relacionados a eventos climáticos específicos para cada plantação.
Tesla Motors
A montadora americana de carros elétricos descobriu uma maneira de utilizar hardware para oferecer mais segurança aos consumidores. Em 2013, algumas unidades do sedã Model S pegaram fogo após os veículos passarem por obstáculos. Os acidentes foram relacionados ao lítio, material altamente explosivo do qual a bateria do carro elétrico é feita. Em vez de fazer um recall nos modelos tradicionais, no qual os consumidores levam o automóvel à montadora, a Tesla utilizou os hardwares inteligentes presentes em cada carro para fazer uma atualização no sistema que resolveu o problema temporariamente. Assim que a empresa encontrou uma solução de longo prazo, os clientes tiveram a opção de levar seus carros para uma manutenção gratuita.
Saiba mais em Accenture.
Ver comentáriosTendências
Já imaginou usar seu iPhone ou iPad para trabalhar de um jeito que faça mais sentido? Novas ferramentas estão sendo criadas com esse objetivo
Tendências
O Airbnb é só uma febre? Hotéis precisam mudar seu modo de receber hóspedes? Saiba como turistas em cinco países encaram a hospedagem
Desafios
Daniel Rocha, diretor executivo da Accenture, aborda necessidade de reinvenção das companhias de petróleo e gás
Tendências
O tradutor da Microsoft que capta a voz e a transmite em outro idioma é apenas uma das aplicações fascinantes da inteligência artificial
Desafios
Flaviano Faleiro participou do Conarec, congresso que debateu o impacto das novas gerações no relacionamento entre empresas e clientes
Tendências
A próxima geração será baseada na tecnologia 5G, uma realidade ainda distante no País. Mas já estamos dando alguns passos. Veja quais são
Tendências
Economia pode ser da ordem de 40%; retorno do investimento acontece, em média, em um ano
Desafios
Accenture consolida sua posição como maior parceiro de inovação das empresas no Brasil e na América Latina
Tendências
Após se tornarem nova aposta para melhorar o relacionamento com clientes em potencial, robôs agora podem ser fundamentais em ações comerciais
Desafios
A cultura de defesa das organizações públicas e privadas ainda está voltada para reagir a ataques. Mas elas precisam aprender a antecipá-los e se proteger