Tendências

09 de maio de 2017

Tecnologias tangíveis: Accenture inaugura centro de inovação em Recife

O maior centro de inovação da Accenture na América Latina foi inaugurado em abril, em Recife. Nasceu no Armazém 12, no Porto Digital, em frente ao simbólico Marco Zero, após um grande investimento da empresa em revitalização da antiga região portuária. Batizado de Innovation Center Recife, o complexo é hoje a segunda maior operação da Accenture Brasil, atrás apenas de São Paulo. As ideias que surgirem por lá atenderão a clientes do Brasil inteiro e de outros países.

Hoje, se a inovação pudesse ser localizada geograficamente, um de seus lugares no planeta certamente seria a capital pernambucana. Lá, ela já se torna tão palpável que, de fato, é possível tocá-la e vê-la. Onde mais seria possível usar a voz e os impulsos do braço para pedir a uma máquina de café comum que prepare a bebida sem precisar apertar um único botão? Ou simular telepresenças em uma reunião com profissionais que estão a milhares de quilômetros? Essas são apenas parte das novidades. Listamos aqui (abaixo) as tecnologias mais empolgantes que vimos por lá.

“Não se trata só de inovar, mas de experimentar constantemente e de estar em um ambiente de imersão”, disse Leonardo Framil, CEO da Accenture para o Brasil e a América Latina, durante o evento de inauguração. “As pessoas costumam sair do País buscando lugares que respirem inovação. Isso está acontecendo bem aqui.”

Na prática, significa aproveitar as ideias de talentos lapidados pela gigante do setor de inteligência para ousar e resolver problemas reais de negócios. “Queremos ajudar nossos clientes a operar de maneira mais eficiente. Os problemas são inúmeros, as oportunidades também. Aqui unimos dois mundos.”

Escolher Recife tem a ver com a aptidão da cidade para a criatividade, reconhecida no Brasil e no mundo nos últimos anos – sobretudo a partir do nascimento do Porto Digital, polo que concentra empresas de tecnologia, economia criativa, startups e iniciativas de vanguarda. “A quantidade de talentos na cidade é imensa. O nível de engajamento é o melhor da Accenture no Brasil. As pessoas querem desenvolver suas carreiras aqui”, diz Framil.

Para isso acontecer, a empresa conta com a expertise de especialistas em tecnologias avançadas, marketing digital, inteligência artificial, entre outras áreas. Há sete anos, eram 40 pessoas trabalhando em Recife. Hoje, são 1.500 e o número deve dobrar nos próximos dois anos. 95% dos colaboradores são de Pernambuco e os outros 5% vêm de São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina, Colômbia e Venezuela. A todo momento novos talentos são recrutados em universidades locais com as quais a Accenture mantém parcerias.

Isso é fruto do posicionamento da empresa na região, que não se limita ao negócio. Há diálogos e iniciativas construídas com os governos locais para melhorar o nível das escolas técnicas e do aprendizado de inglês. Experts da Accenture costumam visitar as instituições de ensino para explicar o que é tecnologia atualmente e despertar o interesse dos estudantes.

“Criamos um ecossistema que vai fomentar crescimento em muitos níveis fora dos grandes centros, onde há competição e saturação, o que de certa forma fragmenta a capacidade de ir além.” No Innovation Center há espaço para abrigar startups residentes, oferecer mentoria e valorizar o conceito de coworking. É um ambiente vivo, que se recria a toda hora.

Essa mudança está alinhada com a transformação da própria Accenture. De companhia de consultoria, ela passou, nos últimos anos, a provedora de soluções, sejam estratégicas ou físicas, como um drone que monitora problemas em linhas de transmissão de energia (veja no infográfico abaixo). Para isso, existem cinco braços que trabalham juntos. Ou cinco empresas em uma: Accenture Digital, Estratégia, Consultoria, Tecnologia e Operações.

“O Brasil tem tido muitos desafios econômicos, e essa é a hora em que pode se reinventar. Aqui é ainda maior a necessidade de colocar a inovação a serviço do crescimento”, afirmou Yves Bernaert na inauguração do Innovation Center, líder da Accenture Technology para a Europa, África e América Latina.

“Se você olhar com atenção para a inteligência artificial e implementá-la, pode dobrar o percentual de crescimento. Brasil e em especial o Recife abrigam muitas pessoas que podem criar. Apenas olhe ao redor [e aponta para as tecnologias apresentadas]. É impressionante.”

ESTADAO-ACCENTURE_728px_final Ver comentários