05 de agosto de 2016

A era das startups O que são e como funcionam as empresas que revolucionam o mundo dos negócios

Quando se fala em startups, empresas como Uber e Airbnb geralmente são as mais lembradas. As referências fazem sentido. Segundo Guilherme Horn, diretor executivo de Inovação Aberta da Accenture, o conceito que melhor define esse tipo de negócio é a inovação – quanto à tecnologia ou ao modelo.

Os exemplos citados, além de se encaixarem nessa descrição, também preenchem outro requisito, o da disrupção. Todas essas empresas, num curto período de tempo, revolucionaram não apenas hábitos de consumo, mas estilos de vida: a maneira de se locomover e de viajar, nesses casos específicos. “Nos EUA, o Uber tem um impacto grande na indústria automobilística. As pessoas deixam de comprar carros para usar o aplicativo. Tanto poder, dinheiro e capacidade da indústria não conseguiram identificar uma ameaça contida no Uber. Aconteceu o mesmo com os hotéis e o Airbnb. Foram processos de disrupção provocados por startups. Eles fizeram as empresas abrirem o olho”, afirma Horn.

Além dessas principais diferenças entre uma startup e qualquer outro novo negócio (confira exemplos brasileiros de sucesso), outra característica marcante nesse tipo de empresa, segundo Horn, é a incerteza. “Numa startup, falhar é considerado parte do processo. Nessa mentalidade, admitir isso não como um fim ou um fracasso é um dos fatores mais importantes para a inovação. Você não consegue inovar sem errar. Na cultura das grandes organizações, as falhas são punidas”, afirma. Outra característica marcante das startups é o tipo de planejamento. Enquanto as empresas tradicionais geralmente nascem motivadas por uma necessidade, as startups são impulsionadas pela oportunidade. “A cultura, a linguagem e os processos também são muito diferentes. Desde a contratação até reuniões de negociação – tudo é um mundo muito novo”, diz Horn.

Para ajudar a entender melhor como funcionam essas empresas nascidas na era digital, e que estão influenciando os mais diferentes modelos de negócios no mundo todo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elaborou uma lista de conceitos resumidos abaixo:

1 Modelo de negócio bem definido

É como a startup transforma seu trabalho em dinheiro. Por exemplo, um dos modelos de negócios do Google é cobrar por cada clique nos anúncios mostrados nos resultados de busca. “Da mesma forma que, com o Spotify e a Apple Music, pagando poucos dólares ao mês a pessoa ouve de forma ilimitada qualquer música”, completa Horn.

2 Produto/serviço repetível

Sem customizações ou adaptações. Isso pode ser feito tanto ao vender a mesma unidade do produto várias vezes ou disponibilizando-os constantemente, independentemente da demanda.

3 Crescimento escalável

Está diretamente relacionado ao item anterior, e significa crescer em receita sem aumentar muito os custos. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza. Um exemplo é o modelo usado pelo Netflix – o mesmo filme é distribuído a qualquer um que queira pagar por ele sem que isso impacte na disponibilidade do produto ou no aumento significativo do custo por cópia vendida.

clique na imagem para ampliar

Quanto tempo uma startup demora para ter lucro?

Startups bem-sucedidas demoram de 2 a 3,5 anos para atingir patamares de sustentabilidade financeira.

Podemos dividir o tempo em três etapas:

  • 1ª

    ETAPA

    em geral no

    1º ANO

    1ª

    ETAPA

    em geral no

    1º ANO

    DURAÇÃO:

    de 6 a 12 meses

    Ideia, entendimento do problema e lançamento do MVP

  • 2ª

    ETAPA

    em geral no

    2º ANO

    2ª

    ETAPA

    em geral no

    2º ANO

    DURAÇÃO:

    de 12 a 18 meses

    Avaliação do produto, definição da proposta de valor e do cliente final até chegar a uma solução que seja suficientemente boa para ser comprada

  • 3ª

    ETAPA

    em geral no

    3º ANO

    3ª

    ETAPA

    em geral no

    3º ANO

    DURAÇÃO:

    de 6 a 12 meses

    Entendimento dos canais de aquisição de clientes até atingir um volume de receita que crie uma empresa sustentável

Ver comentários