Quando se fala em startups, empresas como Uber e Airbnb geralmente são as mais lembradas. As referências fazem sentido. Segundo Guilherme Horn, diretor executivo de Inovação Aberta da Accenture, o conceito que melhor define esse tipo de negócio é a inovação – quanto à tecnologia ou ao modelo.
Os exemplos citados, além de se encaixarem nessa descrição, também preenchem outro requisito, o da disrupção. Todas essas empresas, num curto período de tempo, revolucionaram não apenas hábitos de consumo, mas estilos de vida: a maneira de se locomover e de viajar, nesses casos específicos. “Nos EUA, o Uber tem um impacto grande na indústria automobilística. As pessoas deixam de comprar carros para usar o aplicativo. Tanto poder, dinheiro e capacidade da indústria não conseguiram identificar uma ameaça contida no Uber. Aconteceu o mesmo com os hotéis e o Airbnb. Foram processos de disrupção provocados por startups. Eles fizeram as empresas abrirem o olho”, afirma Horn.
Além dessas principais diferenças entre uma startup e qualquer outro novo negócio (confira exemplos brasileiros de sucesso), outra característica marcante nesse tipo de empresa, segundo Horn, é a incerteza. “Numa startup, falhar é considerado parte do processo. Nessa mentalidade, admitir isso não como um fim ou um fracasso é um dos fatores mais importantes para a inovação. Você não consegue inovar sem errar. Na cultura das grandes organizações, as falhas são punidas”, afirma. Outra característica marcante das startups é o tipo de planejamento. Enquanto as empresas tradicionais geralmente nascem motivadas por uma necessidade, as startups são impulsionadas pela oportunidade. “A cultura, a linguagem e os processos também são muito diferentes. Desde a contratação até reuniões de negociação – tudo é um mundo muito novo”, diz Horn.
Para ajudar a entender melhor como funcionam essas empresas nascidas na era digital, e que estão influenciando os mais diferentes modelos de negócios no mundo todo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elaborou uma lista de conceitos resumidos abaixo:
1 Modelo de negócio bem definido
É como a startup transforma seu trabalho em dinheiro. Por exemplo, um dos modelos de negócios do Google é cobrar por cada clique nos anúncios mostrados nos resultados de busca. “Da mesma forma que, com o Spotify e a Apple Music, pagando poucos dólares ao mês a pessoa ouve de forma ilimitada qualquer música”, completa Horn.
2 Produto/serviço repetível
Sem customizações ou adaptações. Isso pode ser feito tanto ao vender a mesma unidade do produto várias vezes ou disponibilizando-os constantemente, independentemente da demanda.
3 Crescimento escalável
Está diretamente relacionado ao item anterior, e significa crescer em receita sem aumentar muito os custos. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza. Um exemplo é o modelo usado pelo Netflix – o mesmo filme é distribuído a qualquer um que queira pagar por ele sem que isso impacte na disponibilidade do produto ou no aumento significativo do custo por cópia vendida.
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Quanto tempo uma startup demora para ter lucro?
Startups bem-sucedidas demoram de 2 a 3,5 anos para atingir patamares de sustentabilidade financeira.