A Accenture estima que 25% da economia mundial serão digitais em 2020. Enquanto isso, 70% dos executivos entrevistados na pesquisa “Technology Vision”, também da Accenture, afirmam que estão fazendo investimentos mais significativos em tecnologias relacionadas à inteligência artificial do que há dois anos. Eles já entenderam que o trabalho de adaptação precisa começar já, se o objetivo é obter sucesso no futuro.
Alavancar o poder dos negócios digitais vai além de incorporar tecnologias. É preciso reinventar toda a organização e sua cultura. “A mudança está acontecendo em todas as perspectivas. O trabalho que é feito muda, quem o faz e como também, assim como a liderança. O desafio das organizações é muito grande. Os modelos de gestão precisam ser redefinidos de acordo com esse novo modelo”, diz Patrícia Feliciano, diretora executiva da Accenture Strategy.
De acordo com o estudo da Accenture, as etapas dessa evolução corporativa estão divididas em cinco áreas principais: automação inteligente, força de trabalho líquida, economia de plataforma, disrupção previsível e confiança digital.
De cada uma delas, é possível extrair dicas detalhadas que mostram como implantar essas novas realidades em 100 dias e o que fazer depois das primeiras transformações para consolidar a evolução. Confira a seguir:
O que fazer para implantar esta etapa em 100 dias
Mapeie o potencial da inteligência artificial
Perceba quais vantagens a adoção dessas novas práticas traz, das decisões à inovação e encontre possíveis lacunas. O que poderia ser feito de diferente para tomar parte nisso?
Faça um inventário dos processos
Identifique as melhores oportunidades para investir em recursos de automação. Isso pode ajudar a melhorar a capacidade operacional.
Identifique os aplicativos
Aqueles que exigem atualizações manuais frequentes ou um alto nível de personalização são os melhores candidatos para a inteligência artificial.
Mapeie cases
Compare-os com os processos atuais e a estratégia da empresa para priorizar oportunidades e ganhar vantagem.
Crie um plano
Para construir, comprar ou encontrar parceiros dispostos a lidar com os dados da companhia e seu know-how de automação é preciso traçar um método de ação.
Mensure as implicações
Antes de automatizar tarefas – mudanças de cargo e função, nova organização, novos processos e competências, questione: “O que precisará ser feito de modo totalmente diferente quando algumas tarefas não forem mais realizadas por humanos?
Crie uma estratégia de “Pessoas Primeiro”
Nesse momento de transição, promova o treinamento de novas habilidades. Para Patrícia Feliciano, diretora executiva da Accenture Strategy, as empresas têm que repensar a força de trabalho e os novos postos. “É preciso preparar os profissionais para esse novo modelo, que mistura o legado e as novas tecnologias. O dilema é como conciliar a existência entre esses dois mundos. A migração do legado para o novo precisa acontecer”, afirma.
Um ano depois...
Reveja os candidatos à automação
O ponto de partida é o que foi determinado no plano de 100 dias. Implemente a tecnologia. Quantifique seu impacto no negócio e use a economia nos custos para justificar o próximo projeto.
Faça um planejamento adequado
Isso permitirá uma transição suave, pois significa que os colaboradores terão um desempenho positivo ao integrar processos recém-automatizados.
Desenvolva habilidades
Estimule a aprendizagem internamente, utilizando softwares específicos.
Aposte numa solução
Reveja os resultados e tente identificar oportunidades para crescer e inovar - por exemplo, encontrando um nicho inédito de clientes ou criando um produto.
ANALISE OS RESULTADOS COM DESCONFIANÇA
Adote um processo de garantia de qualidade para apoiar ou refutar determinado efeito. Tenha certeza de que os conjuntos de dados são completos e precisos, e de que os algoritmos são apropriados.
Crie um programa de treinamento
Desse modo, os analistas de dados e engenheiros de software estarão sempre atualizados, especialmente nas promissoras áreas de processamento da linguagem e reconhecimento de imagem. Dê a eles tempo para pesquisar e criar soluções em potencial, tendo essas novas tecnologias como base.
Estabeleça uma estratégia
Ela deverá ter compromisso com a inteligência artificial e o processamento de dados, incluindo a área de Pesquisa e Desenvolvimento, os programas de inovação e o setor de produção.
O que fazer para implantar esta etapa em 100 dias
Identifique quais as necessidades da empresa
Permita que a área de Recursos Humanos encontre funções em aberto e determine quais são prioritárias e não foram preenchidas devido à dificuldade de encontrar o profissional apropriado no mercado.
Desenhe uma estratégia
Para expandir as capacidades de treinamento, determine se é preciso investir em instalações, em tecnologia ou em pessoas.
Amplie o engajamento
A conexão dos valores pessoais com os da empresa é o que os millennials, também chamados de geração do milênio ou geração da Internet, mais demandam de seus empregadores. O mesmo vale m relação aos colaboradores: desenvolva maneiras para que eles contribuam com projetos pelos quais são apaixonados, transitem livremente pela organização e encontrem a função que melhor combine habilidades e tecnologias digitais.
Conecte-se com os freelancer
Distribua o trabalho claramente entre funcionários da casa e temporários, levando em conta os pontos fortes de cada um, e comunique isso a todos.
Promova um projeto-piloto
Escolha uma equipe e garanta que ela terá autonomia e recursos para alcançar o objetivo. Use esse esboço como base para desenvolver uma estratégia formal de trabalho líquido.
Um ano depois...
COLOQUE SUA ESTRATÉGIA em prática
Escolha uma habilidade absolutamente necessária e implante um sistema de educação nessa área. Analise qual combinação de métodos (personalizado, campos de treinamento, etc.) traz os melhores resultados.
Contamine a empresa
Analise os resultados do projeto piloto, descubra quais foram os sucessos e os problemas, e a partir disso implemente projetos de trabalho líquido.
Estabeleça Prioridades
Descubra quais áreas da empresa se beneficiam mais do crowdsourcing. EEscolha três delas para analisar. Depois, transfira os insights para outros departamentos.
Integre dados ao RH
Permita que os experts levem suas percepções sobre a força de trabalho. Elas podem ajudar na hora de promover e contratar ou reter talentos e recrutar.
Apresente a análise preditiva
Junte os profissionais de RH e os especialistas em dados para desenvolver um plano abrangente que mostre como a análise preditiva pode melhorar as práticas em uma das áreas de gestão de pessoas (promoções ou contratações, por exemplo).
O que fazer para implantar esta etapa em 100 dias
Escolha um líder
É importante ter alguém para gerenciar uma equipe multifuncional (com tecnólogos, business experts e economistas). De acordo com Patrícia Feliciano, diretora executiva da Accenture Strategy, esse líder deve ser colaborativo, trazer o time junto para fazer acontecer, olhar a tecnologia não como ferramenta de trabalho, mas como parte do contexto, conhecer bem as suas pessoas, saber o que os motiva em sua individualidade e trazer o melhor para o coletivo. “Outro desafio grande para a liderança é promover miniestruturas de inovação, fazer com que o time esteja o tempo todo inovando e não tenha medo de errar”, diz.
Identifique
Descubra quais os setores do negócio que devem ser os primeiros a virar plataformas e comece por eles.
Priorize
As áreas mais vulneráveis a ataques disruptivos vindos de outros negócios baseados em plataformas (de operadores históricos a startups, dentro e fora da indústria) devem ser as priorizadas.
Alinhe as oportunidades
Avalie desde as plataforma aos produtos e estratégias de marketing existentes.
Apresente os resultados iniciais
A partir deles estabeleça o compromisso da empresa e dos colaboradores, em todos os níveis, de implantar esses modelos de plataforma – deve ser uma estratégia permanente de crescimento.
AVALIE seu conhecimento
É preciso estar a par das novas regras de negócios: economia de escala do lado da demanda, distribuição de lei de potência, efeitos de rede, competição assimétrica, etc. Busque um programa de educação nessas áreas, se necessário.
Lance uma campanha interna
Crie uma rede de defensores da ideia para divulgar as novas regras de negócios e modelos de plataforma.
Avalie suas competências digitais
Descubra onde estão as lacunas para desenvolver um ecossistema baseado em plataformas. Corrija essas deficiências de modo que seja possível lançar um projeto-piloto em um ano.
Priorize oportunidades globais
Analise também as possíveis ameaças para colocar em prática esse pequeno piloto.
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Conclua os planos
Escolha um parceiro na nuvem para construir a plataforma e lançar o piloto.
Formalize os acordos
Isso será a base da plataforma.
Desenvolva um plano
Ele deverá contemplar várias fases para transformar partes do negócio em modelos de negócio de plataforma.
Identifique oportunidades
Tenha em mente que elas estão dentro e fora de sua indústria.
Estabeleça um plano de governança formal
Organize-se para manejar parcerias digitais e comunidades de desenvolvedores, a fim de otimizar o valor do ambiente de plataforma.
Crie um método
E a partir dele, rastreie oportunidades, ambientes relevantes e concorrentes. Divulgue o que encontrar.
Tenha clareza
É preciso saber qual o lugar que a companhia ocupa numa economia que não é mais dividida por setores da indústria e com uma competição sem fronteiras.
O que fazer para implantar esta etapa em 100 dias
Nomeie um “padrinho”
Ele deverá supervisionar uma equipe que seja responsável por defender seu novo ecossistema e suas estratégias de parcerias digitais.
Faça um levantamento
Mapeie os ambientes digitais relacionados ao seu negócio e priorize aqueles com maior potencial de impacto na organização. Convoque especialistas de fora da indústria para trazer novas perspectivas.
Estimule SUA EQUIPE
Peça sugestões e ideias sobre como a empresa pode influenciar ecossistemas digitais emergentes. Para isso, apresente sua posição competitiva, as novas cadeias de valor e as novidades do setor onde vai investir.
Desenhe a estratégia
Alinhe recursos, stakeholders e os investimentos necessários para seguir nesse caminho.
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Forme as parcerias
Identifique os principais players do setor, faça alianças e tenha as discussões iniciais.
Inicia a INCURSÃO em um ecossistema digital
Escolha um processo, produto ou serviço que esteja mais alinhado a potenciais disrupções e que possa se beneficiar das novas parcerias.
Crie métricas confiáveis
Esse é o caminho para determinar o sucesso.
PlANEJe a expansão do seu plano
Para isso, é preciso identificar as novas habilidades exigidas.
Essa consciência ética em relação a informações e privacidade é parte fundamental da transformação digital dos negócios.
O que fazer para implantar esta etapa em 100 dias
Faça uma pesquisa
Converse com stakeholders para quantificar o nível de confiança em torno do portfólio da empresa.
SEja confiável
Faça uma pesquisa no banco de dados de relacionamento com o consumidor pela palavra “confiança”. Analise como os clientes enxergam seus produtos, serviços e a marca em si. Faça uma lista com os cinco menos confiáveis.
Faça um inventário
A partir da análise de dados, mapeie os processos de negócio. Liste as oportunidades atuais e os potenciais de segurança dos dados.
Eleja responsáveis
Identifique quem são os executivos responsáveis por criar e manter a confiança, a ética digital e a segurança dentro da empresa.
Analise a concorrência
Descubra o que seus concorrentes fazem nessa área. Grave o que sedimenta e o que destrói a confiança.
Pesquise
Alie-se a uma instituição acadêmica, organização sem fins lucrativos ou de um grupo industrial para estudar a fundo os aspectos da ética digital. Publique suas descobertas e seus conselhos para ajudar outras empresas.
Anote suas descobertas
Compile uma lista de oportunidades de segurança.
Um ano depois...
lapide a confiança
A partir dos cinco produtos menos confiáveis, faça uma análise completa da jornada dos clientes e tente entender onde existem oportunidades para lapidar a confiança.
Contrate um especialista
Ele irá orquestrar os esforços em confiança e ética.
Defina metas
Escolha um produto ou serviço para maximizar a confiança. Estabeleça métricas para verificar a melhora. Divulgue os resultados para os especialistas em produtos e desafie-os a alcançar metas agressivas.
ACOMPANHe AS MÉTRICAS
E use-as para incluir dados sobre confiança e práticas éticas nos relatórios anuais da empresa.
Implemente um portfólio de soluções,
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