2

Lanche de
mortadela do Mercadão

Mercadão permite múltiplas experiências ao paladar

O cliente tem sempre razão

Sanduíche de mortadela ganhou peso após reclamação de um freguês assíduo do Mercadão

Depois de ser popularizado em meados dos anos 1990 por uma novela de TV, o sanduíche de mortadela em abundância pode ser encontrado em vários lugares. Mas a origem do atrativo gastronômico está ligada ao próprio Mercadão de São Paulo.
Desde os anos 1930, ao menos dois bares do local servem o famoso sanduíche que, no início, era mais consumido pelos próprios funcionários do mercado. Um deles é o Bar do Mané. Manoel Cardoso Loureiro herdou um box dentro do mercado no final dos anos 1970 do pai e de um primo. Os fundadores do local, nos anos 1930, eram padeiros em Portugal. Obra do destino fez com que um bar português popularizasse em São Paulo um produto de origem italiana, algo apenas possível em cidades multiculturais como é a capital. Nas primeiras décadas do estabelecimento, a história contada pelos donos mostra que o sanduíche de copa e salame era o mais vendido no local. Até que nos anos 1970, por causa da reclamação de um cliente assíduo que dizia ter pouca mortadela em seu pão, os funcionários do local resolveram fazer uma versão turbinada do item do cardápio.

A fama do sanduíche, que também historicamente é vendido há décadas e com muito recheio no Hocca Bar, ficou registrada nas páginas do Estado de S. Paulo em uma reportagem de 1979. “O lanche de mortadela dá fama a boteco”, dizia a manchete sobre o Bar do Mané. A história e as filas, nos dois lugares, continuam grandes até hoje.

Mais Informações

Horário de funcionamento do Mercadão:
Segunda a sábado, das 6h às 18h. | Domingos e feriados, das 6h às 16h.
O local fecha em vários dias do ano. Veja mais informações em:
www.oportaldomercadao.com.br.

Bar do Mané
www.bardomane.com.br

Hocca Bar
www.hoccabar.com.br