3

Conhecer o
Jardim Botânico

Jardim de Lineu homenageia um dos maiores botânicos da história

Inspirado em jardins europeus

História da botânica nacional e Mata Atlântica preservada ao alcance do público

Um dos pontos mais tranquilos e inspiradores da capital, o Jardim Botânico de São Paulo é um resquício cada vez mais importante da Mata Atlântica brasileira, ecossistema que teve mais de 80% de sua cobertura original destruída em 500 anos. Além de pau-brasil, imbuias e outras espécies em extinção, o visitante do parque, que também protege as nascentes do Riacho do Ipiranga, pode conhecer o Jardim de Lineu, área com uma estrutura paisagística muito comum aos jardins europeus do século 18. A arquitetura do local, com um grande espelho d’água central, é inspirada no Jardim Botânico de Upsala, na Suécia, onde trabalhou Carl Von Linnaeus, um dos maiores botânicos da história.

A visita ao coração do parque fica ainda mais interessante no outono-inverno quando as suinãs, árvores que ladeiam o Jardim de Lineu, perdem as folhas, mas ganham flores de coloração vermelha, que atraem beija-flores e outros pássaros.

Além da beleza cênica, uma visita ao Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, nome oficial do local administrado pelo governo do Estado, pode ser um convite a um bom piquenique ou também a um mergulho na história.

O pequeno museu no interior do Jardim Botânico conta em detalhes momentos históricos da botânica no Brasil. Em um dos vitrais dos anos 1940, o visitante pode apreciar, por exemplo, diversas espécies de orquídeas.

Mais informações

Funcionamento:
De terça a domingo e feriados (inclusive os que caem na segunda-feira), das 9h às 17h.

Preço:
R$ 10,00 (público em geral). www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/jardimbotanico