2

Compras na
25 de Março

Tradição comercial da região da 25 de Março é histórica

Bater perna na 25

Desde a imigração dos sírios e libaneses, no início do século 20, região tem o comércio em seu DNA

Em datas especiais, passear nas lojas de rua na região da 25, como turistas e paulistanos chamam a zona comercial da 25 de Março e arredores, no centro, é certeza de sucesso. Fantasias de carnaval, no começo do ano, roupas juninas quando o inverno chegar ou acessórios para um halloween divertido em outubro. Antes, claro, das compras natalinas. Em grandes datas, os cálculos dos comerciantes apontam para 1 milhão de pessoas circulando pelo local. Mas um dos passeios paulistanos imperdíveis da capital vai muito além disso, e pode ser feito durante todo o ano. O comércio da 25 tem cantinhos escondidos, muitas vezes em prédios antigos da cidade, que fazem a alegria de quem procura por matéria-prima para montar seu acessório.

A tradição de mascatear naquela parte do centro paulistano é histórica. Começou na primeira metade do século 20 com os sírios e libaneses, imigrantes que investiram em terras baratas onde moravam e trabalhavam ao mesmo tempo.  A região também é repleta de curiosidades. Ali do lado, a Ladeira Porto Geral tem esse nome porque, no século 19, ela levava até o atracadouro das barcas que abasteciam o centro paulistano. E, segundo vários historiadores, 25 de Março é uma alusão à data da primeira Constituição do Brasil, promulgada ainda na época imperial, em 1824.

Mais informações

As lojas costumam funcionar de segunda a sábado no horário comercial (abertura: entre 7h e 9h e fechamento: entre 17h e 18h). Horários especiais em datas festivas.