Yorkshire Terrier

País de Origem: Grã-Bretanha

Porte: Pequeno

Tamanho: Em média, 23 cm

Peso: Até 3,2 kg

Pelagem:

Pelos moderadamente compridos e perfeitamente retos, sem ondulações. A cor é brilhante e a textura é fina e sedosa.

Cores:

A cor dos pelos do yorkshire deve ser azul-aço-escuro até a raiz da cauda. Os pelos jamais devem ser mesclados com bronze. No peito a pelagem é de cor castanha abundante e bem brilhante, sendo um tom mais escuro na raiz e clareando até as pontas.

Espaço para criação:

Essa raça não precisa de muito espaço para sua criação. Portanto, se você mora em um apartamento, o yorkshire pode ser uma boa companhia.

Atividade:

É considerado um cão hiperativo, que adora passeios e brincadeiras. Você terá de ter muito pique para acompanhar a disposição do seu cãozinho.

Temperamento:

A suposta arrogância do yorkshire é considerada um charme e a sua verdadeira marca. A raça é definida como extremamente dócil, brincalhona, mas de forte personalidade e autoconfiança. Esses cães costumam ser bem persistentes quando querem algo e muito carentes quando mimados. São carinhosos com todos, mas costumam eleger uma pessoa da família para dar mais liberdade. Convivem normalmente com outros cachorros da casa, mas tendem a ser arredios com estranhos.

Utilização:

Cão de companhia.

Latido:

Moderado, mas costumam fazer barulho quando visualizam algo estranho.

Doenças:

Entre as doenças genéticas comuns entre os yorkshires está o retardo tardio da moleira, também chamado de hidrocefalia. Essa doença traz muitas dores para o seu cãozinho e pode ser diagnosticada durante acompanhamento do veterinário. O pequeno porte do animal também gera alguns problemas comuns como a dentição dupla e luxações nas patas.

Custos:

Em média R$ 3 mil. O pelo do seu cachorrinho também precisará de cuidados, com idas frequentes ao pet shop. É comum nessas raças a proliferação de tártaro nos dentes, por isso a escovação dentária deve ser rotineira.

História da Raça

A raça surgiu no século 19, quando tecelões escoceses e seus cães migraram para o norte da Inglaterra a fim de trabalhar em minas e moinhos de algodão no Condado de yorkshire. Não há registros oficiais sobre os cruzamentos que deram origem a essa raça, porém é sabido que é fruto de miscigenação dos escoceses paisley, clydesdale e do sky terrier com maltês, dandie dinmonts, cairn terries e broke-haired terriers. A aparente fragilidade desses cãezinhos não condiz com o comportamento original da raça, que foi criada para caçar roedores.

Famosos

A apresentadora de TV Xuxa Meneghel é fã declarada dessa raça. Xuxa é a “mãe” do Dudu, um cãozinho de 8 anos de idade.

Meu filho de pêlo acordou com franja de lado hahaha

Uma foto publicada por Xuxa Meneghel (@xuxamenegheloficial) em

Poste a foto do seu cachorro desta raça com a #PortalAnimalNOMEDARAÇA
Ex: #PortalAnimalLabrador.