Outros Animais

Veja os peixes mais procurados para aquário

Muitas pessoas que querem ter um pet pensam em adquirir um peixe por ser mais prático e simples de cuidar, se comparado a outros animais. Se este é o seu caso, veja quais são os peixinhos mais procurados para criação em aquário*. Confira também as características e vantagens dos peixes mais comuns, de acordo com Mariana Pestelli, gerente técnica de aquarismo da rede Petz.

POECILÍDEOS
“Por serem baratos e resistentes, são bastante indicados para quem está começando como aquarista. São também vendidos como alimento de peixes carnívoros”, diz Mariana. Entre os poecilídeos, destacam-se o Lebiste, Molinésia, Espadinha e Plati.

Lebiste ou Guppy – É pequeno, pacífico, vivaz e geralmente resistente. Os machos têm corpos mais esguios e caudas grandes, já as fêmeas são mais encorpadas.

iStock_000004403392_Small

Molinésia – Normalmente é pacífico, porém, machos em aquários pequenos podem ser agressivos uns com os outros. O ideal é manter um macho e algumas fêmeas. Já com os demais peixes, costuma ser mais calmo.

iStock_000008585036_Small

Espada – O que o caracteriza é a barbatana caudal dos machos, que forma uma espada. Pacífico e social, gosta de viver em grupo. Por isso, mesmo com outros machos, dificilmente entra em atrito. Convive bem com outras espécies.

iStock_000000387006_Small

Plati – É pequeno, resistente, pacífico e prefere alimentação vegetal. Bastante colorido e se reproduz muito facilmente.

iStock_000005693178_Small

BETTA
Muito popular também pelo baixo preço e por poder ser criado em pequenos espaços. Este grupo de peixes possui um sistema diferente de respiração: ele precisa ir à superfície da água para respirar. Por isso, é conhecido por não exigir bomba e filtro no aquário para sobreviver. São peixes lentos e, quando sozinhos, bastante calmos e tranquilos. No entanto, evite colocar dois machos juntos.

iStock_000002194926_Small

KINGUIOS
São também bastante procurados devido à exuberância de suas cores e ao seu tamanho. São peixes pacíficos e sociáveis, indefesos e de nado lento. Por isso, evite ao máximo seu convívio com espécies mais briguentas.

iStock_000011556115_Small

MARINHOS
Para um aquarista mais ousado e em busca de um desafio maior, o aquário marinho é uma boa opção. Neste grupo, sem dúvidas o peixe mais vendido é o Peixe Palhaço, por seu colorido.

iStock_000018506180_Small

TROPICAIS
Entre os tropicais mais procurados, destacam-se o Neon e o Tetra. O Neon costuma ser pacífico e bastante resistente. É muito indicado para aquários comunitários, por sua beleza e sociabilidade. Já os Tetras são encontrados em várias espécies, como Tetra Foguinho, Fantasma Vermelho, Imperador, Limão, Negro e Paraguaio.

iStock_000018232864_Small


Cuidados
É importante saber que um aquário é um sistema fechado e exige cuidados semanais imprescindíveis para garantir a saúde do seu animal. Testes hidrológicos, alimentação, trocas parciais de agua são atividades que fazem parte da rotina de quem tem um aquário em casa, lembra a especialista Mariana. “Portanto é importante saber que ter um aquário em casa exige dedicação, cuidado e estudo para se aprimorar neste lindo hobby”, conclui.


 

* Os peixes mais procurados na rede Petz

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho