Cães Gatos

Como dar banho no seu animalzinho

Dar banho no seu bichinho é algo muito importante, mas nem sempre uma tarefa simples se você quiser fazer em casa. De acordo com o groomer Érick Morgado, para um banho completo e eficaz, o ideal é procurar auxilio profissional. Mas se você optar pelo banho caseiro, ele aconselha alguns cuidados básicos, como utilizar sempre água morna, proteger os ouvidos e os olhos da água corrente, usar sempre xampu e condicionador de uso veterinário (caso contrário o pet pode ter alergias e problemas na pele e na pelagem) e secar bem o animal após o banho, para depois escovar.

Os groomers da Pet Society indicam ainda o uso de xampu neutralizador de odores, além de xampu específico para o tipo de pelagem e condicionador, que fecha as cutículas dos fios, dando brilho e maciez. “Além disso, produtos para limpeza dos olhos, ouvidos e escovação de dentes são fundamentais no processo de um banho eficiente e duradouro”, diz a groomer Maria Napoleão.

Tanto para quem tem cães como gatos é fundamental respeitar o animal – que muitas vezes pode estranhar a hora do banho e ficar agitado. Por isso é importante fazer movimentos leves, sempre acariciando, e ao mesmo tempo limpando a pelagem com os produtos adequados.

No caso dos cães, a periodicidade do banho depende da raça. Raças de pelagem dura, como os terriers (Bull, Jack Russell, Scottish, West Highland White, Yorkshire, etc.), não precisam de banhos tão frequentes e os cuidados com a pelagem são diferentes dos demais.

Já cães de pelos macios, como o Bichon Frisé, Poodle e Spitz Alemão, necessitam de banhos semanais e escovação pelo menos três vezes por semana. Aqueles que têm pelagem primitiva (caso do Akita, Husky Siberiano e Malamute do Alaska, por exemplo) necessitam de banhos mensais. Para eles a escovação deve ser mais frequente que o banho, já que a pelagem dupla e com muito subpelo precisa ser removida.

Os gatos podem tomar banhos com bem menos frequência, uma vez por mês ou apenas quando o dono sentir que é necessário, pois eles se mantêm limpos lambendo-se constantemente. É importante de aparar as unhas do animal antes de começar o banho, para evitar ferimentos com arranhões.

iStock_000064518833_Full-

Passo a passo de banho no seu cachorro:
** Deve ser usada água morna
** Inicie escovando toda a pelagem, utilizando fluido desembaraçador
** Em seguida, limpe os ouvidos com uma solução auricular
** Faça a higiene bucal com creme dental desenvolvido exclusivamente para cães
** Lave todo o pelo com xampu e condicionador, tomando cuidado com olhos e ouvidos, e enxague bem
** Depois do banho é preciso secar muito bem, evitando temperaturas muito quentes
** Finalize escovando a pelagem e aplicando uma colônia para deixar o pet ainda mais perfumado

iStock_000060020444_Full-

Passo a passo de banho no seu gato:
** Apare as garras do gato antes (ele pode ficar agitado e arranhar quem estiver dando o banho)
** Prepare o banheiro, enchendo a banheira ou uma bacia com água morna
** Antes de dar banho, escove o pelo do animal. Será mais fácil com o pelo escovado, sem nenhum nó
** Lave com xampu específico para uso felino, do pescoço para baixo, fazendo movimentos lentos para que o animal não fique estressado
** Tenha muito cuidado com os ouvidos e olhos do seu gato, principalmente ao usar água corrente
** Após o banho, seque bem o pelo, mas evite temperaturas excessivamente quentes

Fonte: Pet Society

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho