Cães Gatos

Atividades e brincadeiras legais para cães e gatos

Passear pelas ruas ou em parques, criar brincadeiras e estimular seu pet com atividades diferentes são atitudes importantes e que contribuem para o desenvolvimento físico e mental do animal. Helena Truksa, bióloga especialista em comportamento de animais da Ethos Animal, lembra que durante um passeio o cachorro interage com objetos, pessoas e outros animais que eles normalmente não têm contato tão frequente. Além disso, os cães ainda podem explorar muitos odores diferentes ao longo de uma simples caminhada com o dono. “Para os cães, o olfato é tão importante quanto a visão para os humanos, já que este é o sentido primário deles”, diz a bióloga.

Ela destaca que o passeio costuma ser uma atividade muito prazerosa para os cães, já que eles normalmente adoram novidades. Além disso, o exercício físico contribui para o gasto de energia em excesso e faz com que o cérebro do animal libere a endorfina, substância responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. “A ansiedade e quadros depressivos dos animais podem ser atenuados com os passeios diários”, explica.

Outra dica é levar seu cão aos parques com áreas específicas e cercadas para que ele interaja livremente com outros animais, desta vez sem o uso de guias ou coleira. “Esse tipo de interação é sempre um desafio para o corpo e a mente do animal”, afirma o terapeuta de cães Bruno Leite.

Running Boston Terrier

Dentro de casa também!
Além dos passeios, brincadeiras no quintal ou dentro de casa também são uma excelente maneira de deixar seu bichinho de estimação mais feliz e saudável. Neste caso, o uso de brinquedos recheados com ração é uma boa pedida para estimular os pets. “Estes brinquedos promovem um grande desafio mental para os animais”, afirma Leite. Existem vários tipos, com diferentes cores e formatos, que você encontra em pet shops e lojas especializadas. O terapeuta de cães ainda aconselha sempre deixar disponível algum brinquedo mastigável ao alcance do seu cão, já que este tipo de produto ajuda a aliviar a ansiedade. “Um cão com a mente cansada é um cão equilibrado”, diz.

Segundo Leite, a tradicional brincadeira de jogar a bolinha para o cachorro buscar também deve ser praticada com frequência, já que ela estimula os sentidos do animal e promove um gasto de energia considerável. Outras atividades simples, como pega-pega e esconde-esconde com o dono também devem fazer parte da rotina dos cães que mostram interesse por este tipo de brincadeira.

Já se você fica o dia todo fora de casa, esconder objetos ou petiscos pela casa e pelo quintal para que seu cão encontre costuma ser uma boa opção para entreter os pets durante bastante tempo – e eles adoram. Uma outra brincadeira comum, mas que deve ser evitada, é o cabo de guerra entre cão e dono. “Este tipo de interação estimula a disputa entre o cachorro e seus responsáveis”, alerta Leite.

Atividades e brincadeiras mais legais para cães:

Passeio por ruas e parques
Benefícios: interação dos cães com outros animais e pessoas, gasto de energia, possibilidade de explorar ambientes com odores diferentes

Brincar com objetos recheados com comida
Benefícios: estimula e entretém os cães. Pode ser feito dentro de casa ou do apartamento.

Jogar bolinha ou outro objeto para ele pegar
Benefícios: estimula os reflexos e a mente, além manter o cão sempre alerta

Esconder objetos pela casa e pelo quintal
Benefícios: entretém e estimula o cão durante um bom tempo. Ideal para cachorros que passam muito tempo sozinhos em casa

 

iStock_000018209551_Large-

E os gatos?
Os gatos costumam ser bem menos tolerantes a mudanças de ambiente do que os cães, portanto, o ideal é que as atividades sejam feitas dentro de casa. Mas a bióloga Helena Truksa lembra que para toda regra podem existir exceções. “Há alguns casos de gatos mais ousados, curiosos e desbravadores que se beneficiam de passeios na rua”, diz a especialista da Ethos Animal. Se seu gato for um destes destemidos, ela lembra que é preciso usar guia e peitoral adequados.

O fato é que a grande maioria dos gatos prefere mesmo as atividades dentro de casa. E neste ambiente, quase tudo pode ser aproveitado para uma atividade divertida. “Caixas de papelão com buracos recortados, lençóis velhos, uma varinha com tiras de papel penduradas na ponta ou uma simples bolinha de papel. Tudo pode virar brincadeira”, exemplifica Helena. Colocar algum alimento seco dentro de caixas com pequenos buracos também vai estimular e entreter seu pet por um bom tempo.

Mas tome muito cuidado com os novelos de lã e outras “cordinhas”. Este tipo de material deve ficar bem longe dos gatos, pois há o risco de eles engolirem e acabarem asfixiados. Já objetos como bolinhas com chocalhos, túneis feitos de pano com armação de alumínio e brinquedos interativos que se movem são ótimas opções para manter seu gato ativo e sempre alerta. “Hoje em dia, existem até arquitetos especialistas em tornar sua casa mais interativa para que os gatos não fiquem entediados”, afirma Bruno Leite.

Brinquedos mais legais para os gatos
• Bolas com chocalhos
• Brinquedos interativos, que se movem ou “chacoalham”
• Caixas de papelão com buracos recortados
• Túneis para gatos (feitos de pano, com armação de alumínio)

iStock_000006514575_Large-

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho