Cães

Descubra o cachorro ideal para o seu perfil

As pessoas costumam procurar animais que combinem com seu estilo de vida e com sua personalidade. Isso quer dizer que alguém tímido dificilmente escolherá um cão muito agitado e amigável. Já extrovertidos não costumam escolher um cão muito calmo e tímido. É o que explica Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, que ficou conhecido na TV como Dr. Pet. A personalidade do dono também pode influenciar o temperamento do cachorro, fazendo com que os dois fiquem parecidos, segundo Alexandre. “Alguém ansioso pode ter um cãozinho ansioso.”

Antes de escolher um cachorro, é importante saber o tempo que pode dedicar ao animal no dia a dia e qual é o seu estilo de vida – se você gosta de ficar em casa ou praticar esportes ou se tem filhos ou idosos que vivem na mesma casa, por exemplo. Também é preciso verificar se os latidos podem se transformar em incômodo e se a família está disposta a gastar, por exemplo, com tosas frequentes, que podem ser necessárias para algumas raças, segundo Alexandre. Com a decisão tomada, “é importantíssimo falar com outras pessoas que possuem a raça, procurar um canil de confiança e conhecer os pais do filhote”, orienta o especialista.

Nem sempre os cães pequenos são os melhores para espaços pequenos. “Várias raças de pequeno porte, como Jack Russel, são muito agitadas e, se não tiverem exercícios regulares e espaço adequado, podem causar problemas. Já raças maiores, como o Labrador ou o Golden Retriever, podem se adaptar bem”, explica Alexandre. “Mais importante do que a raça, é conhecer a linhagem e o temperamento do filhote que você está adquirindo”, sentencia.

O especialista também ressalta a vantagem dos vira-latas, que possuem tamanhos e perfis variados, se adaptam muito bem e são ótimas companhias, tanto quanto os cães de raça. “Uma dica é ver um adulto ou adulto jovem, por volta dos sete meses de idade, que já está com o temperamento e o tamanho muito mais definidos. Dessa forma, evitamos pegar um filhote que crescerá demais, por exemplo.”

Confira, a seguir, as raças indicadas para dez perfis diferentes. Se um deles for o seu, vai ficar mais fácil a escolha seu cãozinho.

 

SOLTEIRO, TRABALHA FORA O DIA INTEIRO E VIVE EM APARTAMENTO: Lhasa Apso
Alexandre indica – Raças que são independentes conseguem ficar mais tempo sem os donos por perto, latem pouco e requerem pouco exercício. Por exemplo, Lhasa Apso, Shih Tzu, Shiba Inu, Basset Hound e Chow Chow.

iStock_000008289225_

CASAL JOVEM QUE VIVE EM APARTAMENTO: Whippet
Alexandre indica – As mesmas raças citadas acima, mas se os donos tiverem mais tempo podem procurar algumas que precisam de um pouco mais de exercício, como o Whippet e o Buldogue Francês.

iStock_000072088411_Large_

FAMÍLIA COM CRIANÇAS E QUE VIVE EM APARTAMENTO:
Cavalier King Charles Spaniel
Alexandre indica – Para crianças, é importante que seja um cão mais forte. Ele não pode ser muito frágil. Algumas sugestões: Buldogue inglês, Pug, Collie e Cavalier King Charles Spaniel.

iStock_000013105144_

FAMÍLIA COM CRIANÇAS E QUE VIVE EM CASA: Beagle
Alexandre indica – Com mais espaço, podemos pensar em cães mais agitados ou de maior porte, como Golden Retriever, Labrador, Boxer e Beagle.

iStock_000007764457_

FAMÍLIA QUE PRECISA DE CÃO DE GUARDA, ALÉM DE COMPANHIA: Dobermann
Alexandre indica – Desde que bem sociabilizados desde filhotes, cães de guarda costumam ser equilibrados e ótimos companheiros para a família. Sugestões: Rottweiler, Pastor Alemão, Boxer, Dogue Alemão, Dobermann, Akita e Rhodesian Ridgeback.

iStock_000009440018_

PESSOAS CARENTES: Yorkshire
Alexandre indica – Principalmente as raças de companhia, que gostam muito de estar perto do dono e ganhar um carinho, como Poodle, Yorkshire, Maltês, Chihuaha, Bichon Frisé, Lulu da Pomerânia e Cavalier King Charles Spaniel. Também o Labrador e o Golden. Mesmo assim, o pet deve igualmente ser acostumado desde pequeno a ficar sozinho, tomando cuidado para essa companhia não se tornar exagerada e o animal desenvolver ansiedade de separação.

iStock_000071422001_

PESSOAS ESTRESSADAS OU COM DEPRESSÃO: Vira-lata (ou SRD)
Alexandre indica – Qualquer um! Já é comprovado que um pet pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas, desde que elas tenham paciência para procurar um que se adapte à rotina e, principalmente, procurem ajuda de um profissional para educar o animal, evitando estresses desnecessários.

iStock_000070667655_

PESSOAS IDOSAS: Chihuaha
Alexandre indica – Cães menores e calmos, como Poodle, Schnauzer, Bichon Frisé, Cocker Spaniel, Chihuaha, Pug e Golden Retriever. Mas, muitas vezes, até cães já adultos, que são mais calmos ao contrário dos filhotes, dão muito trabalho. Depende do nível de atividade do idoso, por isso é muito importante pesquisar a raça antes.

iStock_000042916670_Large_small

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU FÍSICA: Pug
Alexandre indica – Mais uma vez, o cão deve ser calmo, amigável e não ser frágil, mas depende da deficiência. Em geral, as mesmas raças indicadas para crianças, como o Golden Retriever, Labrador e Pug.

iStock_000061131300_

CRIANÇAS OU ADULTOS ALÉRGICOS: Schnauzer
Alexandre indica – As raças que soltam menos pelo são: o Bichon Frisé, Poodle, Pelado Mexicano, Cão de Crista Chinês, Bedlington Terrier e o Schnauzer. É importante consultar um médico e um veterinário e expor a criança à convivência com algum pet de amigo antes de adquirir o cãozinho, para ter certeza de que não haverá problemas. A higiene do animal é igualmente importante. Há no mercado produtos que diminuem a alergia, fazendo as proteínas do pelo caírem no chão, em vez de ficarem no ar.

iStock_000014131969_

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho