Cães Gatos Outros Animais

Como escolher o melhor pet para o seu filho?

Um animal pode ser um presente muito especial para seus filhos. Mas antes de escolher um pet para uma criança é preciso entender que existem espécies e raças que se adaptam melhor à personalidade e idade de cada uma. A médica veterinária Joice Peruzzi, que atua com comportamento animal, afirma que crianças mais extrovertidas tendem a se entrosar melhor com animais mais ativos e robustos. Já aquelas mais reservadas e introspectivas podem se sentir melhor com animais mais pacatos e calmos.

Se seu filho vive pedindo um animalzinho, mas você não sabe qual escolher, veja as indicações de especialistas:

CÃES

A médica veterinária Ceres Faraco, especialista em comportamento animal, afirma que as características dependem de cada animal e não somente da raça. Ou seja, é possível ter dois labradores com temperamentos completamente diferentes. Além disso, há muitos animais sem raça definida que podem ser excelentes para o convívio familiar. Ainda assim, ela lembra que algumas raças normalmente são mais indicadas para crianças:

iStock_000001201252_Large_small

Labrador Retriever (na foto)
São cães bonitos e brincalhões, com uma personalidade muito marcante. O Labrador tem vigor físico para acompanhar as crianças nas brincadeiras pelo quintal de casa. Ao mesmo tempo, precisa de bastante cuidado e atenção dos tutores.
Ideal para: qualquer perfil de criança.

Poodle (Toy)
Os Poodles são pequenos, fáceis de cuidar e muito inteligentes. Além disso, são animais amigáveis e muito pacientes com crianças. Como quase não perdem pelos, também são ótimos para crianças alérgicas.
Ideal para: crianças a partir dos sete anos, pois nesta idade elas já sabem evitar comportamentos que tragam algum risco para o animal, já que este é um cão de pequeno porte. Caso contrário, é preciso ter sempre um adulto por perto.

Setter Irlandês
O Setter Irlandês adora brincar em grandes espaços abertos. Ele é muito tolerante e gosta de interagir com crianças, por isso a raça é considerada excelente para quem tem filhos pequenos.
Ideal para: qualquer perfil de criança.

Vizsla
Embora poucas pessoas conheçam, os cães da raça Vizsla são muito indicados para famílias com crianças pequenas. Eles são muito obedientes, leais e afetuosos, e são facilmente treinados.
Ideal para: qualquer perfil de criança.

Ideais para crianças de quais idades? “A partir dos oito meses, a criança já tem noção do que é um cachorro de estimação e irá se relacionar com ele de uma forma bem legal”, diz o médico veterinário Marcio Waldman, fundador da Pet Love.

GATOS

iStock_000000585723_Large_small

Maine Coon (na foto)
Os gatos desta raça são muito inteligentes, divertidos e fáceis de treinar. Por conta do seu tamanho, os Maine Coons são carinhosamente chamados de “gigantes gentis” – esta é uma das maiores raças de gatos domésticos. Eles têm muita energia e são conhecidos por seu comportamento semelhante ao dos cães: costumam seguir os tutores e atendem quando são chamados.
Ideal para: qualquer perfil de criança.

Persa
Com rosto amigável e olhos redondos, os gatos persas são afetuosos e têm um temperamento gentil e descontraído. Costumam se relacionar muito bem com todos da família, tanto adultos quanto crianças mais novas.
Ideal para: todas as crianças, mas principalmente as mais tímidas, que terão uma companhia discreta e tranquila.

Exótico
Estes gatos têm um temperamento parecido com o dos persas: são doces, leais, carinhosos e brincalhões. A raça é popular entre as pessoas que gostam da personalidade dos persas, mas não querem ou não podem dedicar o tempo necessário para os cuidados com a pelagem.
Ideal para: qualquer perfil de criança.

Ideais para crianças de quais idades? A partir dos cinco meses.

OUTRAS ESPÉCIES DE ANIMAIS

iStock_000002642373_Large_small

Coelho (na foto)
Os coelhos têm um nível de interação médio com o ser humano. Eles são herbívoros e podem viver em gaiolas apropriadas, ou soltos no jardim da casa. A maioria é bastante dócil e as crianças adoram brincar e ficar observando o comportamento desses animais.

Ideais para crianças de quais idades? A partir de quatro anos.
Qual perfil? Crianças responsáveis, que ajudem na alimentação e na limpeza.

Peixes
Dar um peixinho para o filho pode ser uma boa alternativa para quem tem pouco espaço em casa. Marcio Waldman, da Pet Love, lembra que embora os peixes sejam animais que pouco interagem com o ser humano, a partir dos quatro anos as crianças já têm senso de responsabilidade para alimentar, ajudar a limpar e a trocar a água do aquário. O especialista indica os peixes Beta, que são mais resistentes e precisam de menos cuidados com relação à temperatura, pH, turbidez e qualidade da água.

Ideais para crianças de quais idades? Acima de quatro anos.
Qual perfil? “A maioria das crianças curte cuidar de um peixinho”, diz Waldman.

Cágados e jabutis
Os cágados e jabutis são animais com um comportamento mais lento e tendem a passar boa parte do dia dormindo. Ainda assim, são muito queridos pelas crianças e podem ser ótimos animais de estimação.

Ideais para crianças de quais idades? A partir de um ano.
Qual perfil? Crianças mais calmas, que gostem de observar os animais e que não exigem tanta interação do pet.

Hamsters
Os hamsters são pequenos roedores que normalmente vivem em gaiolas. No geral, são animais dóceis, mas em alguns momentos podem ter um comportamento agressivo e até morder por instinto. Por isso, Waldman aconselha a espécie para crianças a partir de quatro ou cinco anos, já que a partir dessa idade elas já têm mais cuidado e atenção com o animal.

Ideais para crianças de quais idades? A partir de quatro anos.
Qual perfil? Crianças responsáveis, que ajudem na alimentação e na limpeza e, caso o hamster seja um pouco agressivo, saiba o seu limite na relação com o animal.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho