Cães Gatos

Como cuidar do pelo do seu pet

Manter os pelos do seu cão ou gato sempre limpos e saudáveis é fundamental para o bem-estar do animal e de todos que convivem com ele. Para isso, é importante tomar alguns cuidados básicos e seguir as orientações de especialistas. A tosadora – ou groomer, para usar a expressão da moda – Letícia Ronska, da marca Pet Society, diz que os cuidados com pelos de cães e gatos são semelhantes. “Não há muita diferença, já que a estrutura dos pelos é muito parecida”, explica.

A profissional afirma que basicamente os cuidados são oferecer uma alimentação saudável, escovar e dar banhos com frequência (no caso dos cães), respeitando o tipo de pelo de cada raça. Os cães com pelagem oleosa, por exemplo, exigem uma higienização mais frequente. Já os de pelos longos precisam ser escovados periodicamente. Em gatos, os banhos não são dados com tanta frequência, pois eles se mantêm limpos lambendo-se constantemente, mas a escovação é ainda mais importante. “Por se lamberem, acabam engolindo muitos pelos, que podem causar problemas de saúde”, conta Letícia.

Também é essencial lembrar que cada raça tem características diferentes e precisa de uma atenção específica. De acordo com a groomer, no caso dos cachorros, as raças de pelagem dura, como os terriers (Bull, Jack Russell, Scottish, West Highland White, Yorkshire, etc.), não precisam de banhos tão frequentes e os cuidados com a pelagem são diferentes dos demais. Já os cachorros que possuem pelos macios (Bichon Frisé, Poodle, Spitz Alemão, etc.) necessitam de banhos semanais e escovação três vezes por semana, no mínimo. Os cães com pelagem primitiva (Akita, Husky Siberiano, Malamute do Alaska, etc.), por sua vez, requerem banhos mensais, com escovação mais frequente que banho, já que a pelagem dupla e com muito subpelo precisa ser removida.

cuidados pelo

De que maneira escovar
A médica-veterinária e supervisora da Pet Society, Carolina Cataneo, lembra que os pelos dos animais se embaraçam facilmente nas brincadeiras e com a utilização de roupas. E os nós que se formam na pelagem acumulam sujeira, ovos de pulga e carrapato, e ainda por cima causam dor no pet. Por isso, a especialista reforça a importância da escovação para manter o animal saudável. “É preciso consultar o veterinário para orientações sobre a melhor escova ou rasqueadeira (espécie de escova com cerdas mais firmes e duras) para a manutenção da pelagem e a linha de higiene mais segura e adequada para a pele do seu pet”, aconselha.

É importante escovar o animal em todos os lugares, principalmente onde se formam mais nós (atrás da orelha, embaixo das patinhas da frente e na barriga). “Deve-se sempre escovar no sentido do pelo”, ensina Carolina. Quem escolher a rasqueadeira necessita tomar mais cuidado, pois as cerdas são firmes e podem machucar o bichinho. De acordo com a veterinária, com as fêmeas é preciso ter ainda mais atenção ao escovar perto das mamas, pois tanto a rasqueadeira quanto a escova podem ferir essa região.

“É fundamental também lembrar que o momento da escovação deve ser prazeroso para o animal. É um instante de interação e carinho com o dono”, ressalta. “E quanto mais adaptado à escovação o animal estiver, mais fácil e rápido será o seu banho no centro de estética”.

Cheirinho ruim?
Todos os animais exalam um odor característico, segundo os especialistas, e isso deve ser respeitado. No entanto, é preciso educar o cão para que ele faça suas necessidades em um local adequado, além de dar banho e escová-lo com frequência para evitar o mau cheiro por falta de higiene. Waldecir Silva, que também atua como groomer na Pet Society, aconselha o uso de xampu neutralizador de odores, xampu específico para o tipo de pelagem e condicionador, que fecha as cutículas dos fios, dando brilho e maciez aos pelos.

Mas não se esqueça: é fundamental que os produtos de higiene sejam de uso exclusivo veterinário – e não aqueles de uso humano, que podem até causar alergia nos animais. De acordo com Carolina Cataneo, o pH da pele dos pets é um pouco mais neutro que o pH humano, e sua pelagem é uma barreira física às agressões do ambiente. “Os cães, por exemplo, têm a pele mais fina e sensível que a dos homens, por isso é tão importante utilizar produtos adequados para a pele e pelagem dos animais com o intuito de prevenir doenças e limpar com segurança, sem agredir”, explica.

“Pequenos cuidados também são importantes, como manter o ambiente sempre limpo e organizado. Sem contar que podemos utilizar produtos para escovação, que são uma boa alternativa para remover odores desagradáveis”, aconselha Silva.

cuidados pelos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho