Cães Gatos

Qual o melhor comedouro para alimentar seu pet

Existem diversos modelos de comedouros e, com tantas opções nas lojas, o critério de escolha do dono muitas vezes acaba sendo comprar aquela peça mais bonita e colorida. Entretanto, a escolha deve também levar em consideração outros pontos, como o material de que o pote é feito e o quanto ele se adapta ao perfil do animalzinho.

Os mais indicados, quanto ao material, são aqueles que facilitam a higiene, como os de aço inox e cerâmica, com superfícies bem lisas e sem poros, que evitam o acúmulo de sujeira e a proliferação de bactérias. Os de plástico certamente são os mais baratos, no entanto, é o material menos indicado. Microrganismos podem se infiltrar nos poros e rachaduras da vasilha e causar doenças no pet. Além disso, filhotes podem roer e engolir pedaços.

Com relação ao formato do pote, a melhor escolha varia de acordo com o tipo de animal:

comedouros-

“Porém, mais importante do que o comedouro são os cuidados que se tem com ele”, ressalta Leandro. O utensílio deve ser lavado diariamente para evitar bactérias. Para animais que comem muito rápido, há comedouros com barreiras físicas, que exigem que o bichinho ingira o alimento mais lentamente.

Também existem comedouros especiais, que facilitam a vida de quem quer viajar e deixar o pet sozinho em casa. São recipientes automáticos que podem ser regulados para liberar determinada quantidade de alimento em horários programados. “Mas a melhor opção sempre é ter alguém para olhar o pet e alimentá-lo”, lembra o veterinário.

Por último, um lembrete para quem tem cão e gato em casa: é importante deixar os comedouros de ambos em locais distintos, para que um não coma a ração do outro (já que as rações são específicas ou para cães ou para gatos). Uma dica é colocar o potinho de comida do gato em locais altos, assim o cão não tem acesse.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+

Blog

Conversa de Bicho

Jornalista

Fábio Brito

Blog Conversa de Bicho