Siemens
Estadão - Projetos especiais

Atuação que faz a diferença

Multitalentos, inovadores, em sintonia com a estratégia da empresa em que atuam – conheça alguns dos profissionais que são referência no mercado e inspiração para as carreiras do futuro.

Vivemos em meio a uma verdadeira revolução tecnológica, que tem mudado os hábitos, o consumo de informação e a maneira como os indivíduos se relacionam e trabalham. No entanto, quando se trata do universo corporativo, apesar de todos os softwares e máquinas, as pessoas ainda continuam sendo o elemento mais importante dessa engrenagem, aquele que realmente pode fazer diferença – para a empresa, a comunidade e o País.

“Cada vez mais o profissional tem papel intelectual, estratégico e criativo. E os colaboradores devem sentir que possuem capacidade de mudar alguma coisa. Todos eles influenciam o ambiente interno e externo por meio da criatividade”, diz Paulo Stark, CEO da Siemens no Brasil. A empresa, que é referência também pelo incentivo ao lado criativo e inovador de seus funcionários, é um celeiro de profissionais diferenciados, que contribuem para o crescimento do Brasil e são inspiração para outros profissionais.

Foco no que é estratégico

Na última década, a tecnologia vem transformando o ambiente de trabalho. A digitalização otimiza as atividades mecânicas e, assim, possibilita que os colaboradores se dediquem mais às questões estratégicas. Além disso, torna os processos mais inteligentes e seguros, minimizando falhas e, portanto, oferecendo melhores produtos e serviços.

Sempre à frente

O perfil do profissional mudou. Hoje, o colaborador precisa estar realmente envolvido com a estratégia da empresa e compreender muito mais do todo do que ser especialista em apenas uma área. Em uma época de constantes mudanças, outras características que se destacam em um profissional são a flexibilidade, a proatividade e a busca contínua por conhecimento.

Agente de transformações

O espírito inovador, aliado às possibilidades oferecidas pela tecnologia, contribui para a construção de um Brasil melhor e gera benefícios ao dia a dia das pessoas. Isso é cada vez mais valorizado pelos profissionais, que se sentem recompensados não apenas financeiramente, mas principalmente pela oportunidade de colaborar com o País e a comunidade.

Inspiração

Danielle Navarro

William Contesini

Sergio Jacobsen

Lucas Vasconcellos

André Felipe

Rodrigo Lorenzo

Henrique Paiva

Viviane Chimanski

Somos um grande exportador de transformadores de energia e temos muito orgulho da nossa fábrica. É o Brasil, a nossa tecnologia que fortalece o sistema elétrico de outros países. Também nos orgulhamos de poder contribuir com as linhas de transmissão de energia do nosso País.

Danielle Navarro

gerente de vendas - 44 anos

Formou-se em administração de empresas com ênfase em comércio exterior em 1992, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde também fez duas pós-graduações (Marketing e Gestão de Negócios). Mora em Vinhedo (SP) com o marido. Quando não está trabalhando, gosta de correr na rua (sem horário ou trajeto pré-definido) e viajar.

Trajetória na empresa:

Trabalha há 11 anos na Siemens. Começou como analista de vendas e hoje é gerente de vendas da fabrica de transformadores de Jundiaí. Entre os principais projetos dos quais participou, ela destaca o desafio de entregar um equipamento de 870MVA para os Estados Unidos em cinco meses (o padrão é um ano). “Houve sinergia entre as áreas, e comprometimento total de todos os envolvidos”, diz.

Na Siemens são desenvolvidas coisas importantes para o Brasil. Estou trabalhando com transformadores de energia, que são peças fundamentais para o desenvolvimento de um país. E estou muito satisfeito por poder fazer parte disso.

WILLIAM CONTESINI

Estagiário - 26 anos

Está cursando Engenharia Elétrica na Universidade de Campinas (Unicamp), e irá se formar em 2016. Mora em Campinas, por conta da faculdade, mas nasceu em Jundiaí. Gosta de literatura, música e idiomas. “Sempre que tenho tempo, estou com um livro, treinando algum instrumento ou aprendendo algum idioma”, diz.

Trajetória na empresa:

está estagiando desde janeiro de 2015 no Campo de Provas de Transformadores, em Jundiaí. Essa unidade projeta, desenvolve, fabrica e entrega os transformadores de transmissão de energia. Ele conta que os estagiários da Siemens aprendem normas de segurança e são incentivados a desenvolver autonomia e confiança. “Trabalhos e projetos são entregues a nós, e temos que decidir qual é a melhor implementação para o problema; sempre sob supervisão”, diz.

Nosso trabalho contribui diretamente para o crescimento do País, pois os sistemas inteligentes da Siemens tornam as redes de energia mais eficientes. Hoje temos no Brasil, em média, 20% de perda por fraude. Nossa solução ajuda a reduzir muito esse número, o que é uma grande contribuição.

Sergio Jacobsen

Diretor de negócios da Smart Grid - 36 anos

Formou-se em Engenharia Elétrica em 2001, na Universidade Mackenzie, em São Paulo, e fez pós-graduação em Administração na Fundação Instituto de Administração (FIA). Mora em Jundiaí (SP) com a mulher e o filho de dois meses. É com eles que passa a maior parte de seu tempo livre, além de frequentar a academia de ginástica e jogar tênis.

Trajetória na empresa:

Iniciou a carreira na Siemens em 2001, como estagiário na fábrica de Jundiaí. Hoje é diretor de negócios de Smart Grids. Entre os diversos projetos que desenvolveu na companhia, ele destaca seu papel de liderança na condução do processo de aquisição da empresa Senergy, na área de Smart Grid. O sucesso do negócio rendeu a ele o cargo de CEO da empresa adquirida.

Os produtos que fabricamos na Siemens estão espalhados pelo País. Qualquer lugar que tenha uma linha de geração, transmissão e distribuição de energia fará parte do nosso trabalho. E isso me dá muito orgulho.

Lucas Vasconcellos

Gerente de produção - 46 anos

Formou-se engenharia elétrica na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 1995. Fez pós-graduação em Administração Industrial na Universidade de São Paulo (USP-Fundação Vanzolini) e MBA em Produção e Qualidade na FGV-IBE-Jundiaí, em 2012. Mora em Jundiaí, com a namorada e tem dois filhos. Nos momentos de lazer, gosta de viajar, e curtir a família e os amigos.

Trajetória na empresa:

Trabalha na Siemens desde 1999. Atualmente é gerente de produção na área de produtos de alta-tensão (Disjuntores e Secionadores) da EM (Energy Management). Entre seus principais projetos na empresa, ele destaca a participação na equipe que tem implementando a filosofia Lean, cujo foco principal é otimizar processos. “Através da aplicação de conceitos para eliminação de desperdícios, conseguimos melhorias de produtividade, redução de tempos (custos) e ganhos na qualidade do processo”, diz.

Nosso trabalho é mostrar que sempre existe uma forma melhor de fazer algo. As ferramentas que desenvolvemos têm esse papel e contribuem para um país melhor. Daqui a 20 anos poderei olhar para o passado e dizer que fiz parte de mudanças importantes para a sociedade.

Dolor AMet

Diretor de marketing da PLM, empresa do grupo siemens - 39 anos

Formou-se em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing em 1999, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e fez MBA em Marketing Management no Insper (IBMEC-SP), em 2004. Mora em São Paulo, com a mulher e os dois filhos. Seus programas preferidos são praticar corrida e mountain bike, tomar vinhos, ir ao clube e ao cinema com os filhos.

Trajetória na empresa:

Trabalha na Siemens Industry Software, na cidade de São Caetano do Sul (SP), uma unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division. Começou na empresa em 2011 como Diretor de Marketing para a América do Sul. Hoje é diretor de Marketing da PLM. Entre os projetos mais importantes dos quais participou, ele destaca a reestruturação da área de marketing e o posicionamento da Siemens como líder em Digitalização da Indústria.

Trabalhar na área de finanças dentro da Siemens me dá muita satisfação, pois tudo o que eu faço contribui para gerar empregos, produtividade e crescimento
para o Brasil.

Rodrigo Lorenzo

Gerente de administração financeira e controladoria - 29 anos

Formou-se em Administração de Empresas em 2007, na Faculdade do Maranhão (Facam), e fez mestrado em Finanças e Economia na FGV. Mora em São Paulo. Nas horas vagas gosta de praticar esportes: desde os individuas, como correr; aos coletivos, como futebol, e de planejar viagens curtas e longas.

Trajetória na empresa:

Trabalha na Divisão de Energia Eólica da Simens, em São Paulo. Começou como estagiário de controladoria pelo Programa de Desenvolvimento de Talentos, em 2007, e hoje é o gerente de administração financeira e controladoria (CFO) da divisão. Entre suas principais realizações ele destaca a criação de ferramentas de gestão de projetos que foram implementadas também na Alemanha, em 2010.

Lido com temas bastante importantes não só para a Siemens, como para o País e o mundo. Estamos desenvolvendo, por exemplo, uma tecnologia que irá possibilitar a emissão de menos CO2. Ajudamos o Brasil a construir um futuro sustentável e responsável ambientalmente.

Henrique Petersen Paiva

gerente de Sustentabilidade - 36 anos

Formou-se em Administração de Empresas na PUC-SP, em 2005. Fez mestrado em sustentabilidade e pós-graduação em eficiência energética. Mora em São Paulo. Aproveita os momentos de lazer para jogar futebol, ler e ficar com a família.

Trajetória na empresa:

Iniciou a carreira como estagiário na Siemens há 10 anos, na antiga divisão de negócios de telefonia celular, depois migrou para a área industrial, na qual trabalhou por quatro anos. Passou um ano na Siemens da Alemanha, e desde que voltou, em 2012, atua como gerente de Sustentabilidade. Ele diz que poder trabalhar em um projeto de sustentabilidade, área com a qual se identifica, é uma das suas maiores realizações profissionais.

O trabalho que fazemos na Siemens está presente no dia a dia das pessoas, levando mais conforto e ajudando em situações que a gente nem imagina. Como, por exemplo, que o carro
em que andamos é fabricado com produtos da Siemens.

Viviane Chimanski

analista de produtos - 34 anos

Formou-se em Publicidade em 2006 na Universidade de Santo Amaro (Unisa). Mora na cidade de Cotia, em São Paulo, com o marido e a filha de 5 anos. Nos momentos de lazer, suas atividades preferidas são passear com a família e frequentar a academia de ginástica.

Trajetória na empresa:

Trabalha na Siemens há 4 anos, na Digital Factory Control Product, em São Paulo. Começou como analista de marketing júnior. Atualmente é analista de produtos pleno, responsável pela implementação de ações de comunicação para aumentar a visibilidade da marca. Entre as realizações que considera mais relevantes para sua trajetória na Siemens ela destaca seu primeiro projeto, o roadshow SIRIUS Innovations, que percorreu 10 cidades do País.

Destaques