Cultura para Todos – Mozarteum Brasileiro

Música, dança e histórias que inspiram

Apresentado por

Produção

Apresentado por

Mozarteum Brasileiro

Produção

TOP
Doodles em homenagem à música

Os doodles que já prestaram tributo à música

Personalidades e efemérides musicais são um filão frequentemente explorado na página inicial do buscador mais famoso do mundo

O termo doodle, de origem inglesa, originalmente se refere aos pequenos desenhos que todos nós um dia já fizemos em algum canto de página, enquanto assistíamos a alguma aula ou participávamos de reuniões, digamos, não tão interessantes.

Em 30 de agosto de 1998, a palavra ganhou outro significado. Nesse dia, os fundadores do Google resolveram homenagear o festival de contracultura Burning Man, realizado anualmente no deserto de Nevada, nos Estados Unidos. Para isso, o famoso cabeçalho do site de buscas ganhou uma inédita adaptação: atrás da segunda letra “o” aparecia o logo alusivo ao evento norte-americano.

Surgia assim o Google Doodle, uma espécie de versão digital daqueles rabiscos, que desde então vem sendo utilizado para celebrar efemérides, personalidades, invenções e movimentos que revolucionaram a vida e a arte no mundo.

Hoje cada vez mais elaborado, esse recurso ainda é uma potente ferramenta de popularização do site em âmbito global. E, como não poderia deixar de ser, encontrou na história da música uma inesgotável fonte de inspirações. Aqui listamos algumas delas, em ordem cronológica:

Robert Moog
Publicado em 23 de maio de 2012 (78º aniversário).
Este simulador propõe a interação do usuário com o projeto original do sintetizador Moog, criado em 1964 por Robert Moog e pelo compositor Herbert Deusch. A invenção da dupla de norte-americanos trouxe novos rumos para a música, marcando para sempre estilos que vão desde as performances do francês Jean Michel Jarre até os experimentalismos da banda alemã Kraftwerk.

Clara Schumann
Publicado em 13 de setembro de 2012 (193º aniversário).
Pianista, compositora e professora de música, a alemã Clara Schumann foi lembrada com uma ilustração que sintetiza suas três vocações. Originalmente a imagem mostraria a silhueta de Clara, mas após algumas reuniões e consultas à biografia da homenageada, a equipe de criação do Google decidiu retratá-la de frente, ao piano – e cercada de crianças.

Claude Debussy
Publicado em 22 de agosto de 2013 (151º aniversário).
Para lembrar o legado do compositor francês, um dos mais importantes do século 19, o doodle transformou sua obra Claire de Lune em uma animação inspirada. O cenário criado – uma ambientação noturna urbana, chuvosa, típica da época – remete à influência do trabalho de Andre Helle, ilustrador contemporâneo de Debussy.

Maria Callas
Publicado em 2 de dezembro de 2013 (90º aniversário)
Neste doodle o logotipo do site ressurge em uma ilustração que mostra Maria Callas no Teatro alla Scala de Milão, palco que a consagrou como uma das maiores vozes da ópera em todos os tempos. A arte é da ilustradora norte-americana Kali Ciesemier, com passagens pelo Cartoon Network, Boston Globe e New York Times, conferindo ares de HQ à homenagem prestada a La Divina.

Bartolomeo Cristofori
Publicado em 4 de maio de 2015 (360º aniversário).
Ao desenvolver um mecanismo em que um martelo atingia as cordas de um teclado para criar sons, o italiano Bartolomeo Cristofori entrou para a história. Neste tributo ao inventor do piano, este singelo doodle mostra as alternâncias de intensidade do instrumento (e de uma versão animada de Cristofori) em uma interpretação da cantata Jesus Alegria dos Homens, do já citado Bach.

Ludwig van Beethoven
Publicado em 17 de dezembro de 2016 (245º aniversário).
Esse doodle combina humor e desafio. Animações dão conta de que as partituras do compositor alemão estão perdidas, por motivos mais que inusitados. Daí por diante, o próprio usuário é desafiado a reconstruir trechos de suas obras icônicas, entre elas a Quinta e a Nona sinfonias, Für Elise e Sonata ao Luar.

Clara Schumann
Publicado em 13 de setembro de 2012 (193º aniversário).
Clara não só foi a intérprete mais famosa do theremin, um dos primeiros instrumentos musicais eletrônicos da história, como também auxiliou seu inventor – o compatriota russo Léon Theremin – a aperfeiçoá-lo. No dia em que Clara completaria 105 anos, este doodle foi ao ar, simulando uma aula a própria sobre como tocar o instrumento, controlado unicamente por gestos.

Oskar Fischinger
Publicado em 22 de junho de 2017 (117º aniversário).
Oskar Fischinger era um cineasta alemão, especialista em animações abstratas, que realizou inúmeros estudos sobre o que definia como “música visual”. Produzido por ocasião de seu 117º aniversário de nascimento, o doodle explora esta contribuição, propondo ao usuário uma experiência lúdica a partir de cores e movimentos.

Bedřich Smetana
Publicado em 2 de março de 2019 (195º aniversário).
Reconhecido por seus trabalhos inspirados no folclore e nas belezas naturais da antiga Tchecoslováquia, o violinista e compositor Bedřich Smetana foi homenageado com uma caprichada animação sobre um trecho de Má vlast (Minha Pátria), considerado por muitos sua obra-prima. O filme parte de um cenário acolhedor, típico da região, até “encontrar” o próprio autor.

Johann Sebastian Bach
Publicado em 21 de março de 2019 (334º aniversário).
Este doodle é uma espécie de jogo de tabuleiro com recursos de inteligência artificial, que permite a criação de melodias ao melhor estilo bachiano. Para tanto, mais de 300 obras do compositor alemão foram utilizadas como base de dados. Além disso, os mais atentos encontrarão um botão “secreto”, onde é possível gerar versões alternativas à la tecnopop, gênero bem popular nos anos 1980.