Cultura para Todos – Mozarteum Brasileiro

Música, dança e histórias que inspiram

Apresentado por

Produção

Apresentado por

Mozarteum Brasileiro

Produção

TOP

Conheça a programação 2020

Entre as atrações está a estreia nacional da soprano norte-americana Latonia Moore, que se apresenta ao lado da OAMB

ATENÇÃO: alguns eventos foram suspensos ou cancelados devido à pandemia de covid-19. Acompanhe pelo site de Mozarteum a atualização do calendário: https://mozarteum.org.br/

 

39ª temporada do Mozarteum Brasileiro terá 18 apresentações, de março a dezembro de 2020. Masterclasses, aulas de iniciação musical, palestras e concertos gratuitos distribuídos entre as cidades de São Paulo e Trancoso (BA) também compõem a agenda.

Entre as atrações internacionais previstas, destaca-se a estreia da soprano norte-americana Latonia Moore em palcos nacionais, dia 27 de maio, na Sala São Paulo. Fortemente influenciada por suas raízes afro-americanas, Latonia ingressou na Universidade do Norte do Texas disposta a estudar jazz, mas acabou sendo convencida do seu talento para o canto lírico. Profissionalmente, sua ascensão consolidou-se em 2012, quando substituiu às pressas a protagonista de Aida no histórico Metropolitan Opera, de Nova York. Desde então, sua agenda passou a ser disputada pelas principais casas de ópera da Europa e dos Estados Unidos. Diante do público paulistano, a cantora se apresentará sob a batuta do maestro Constantine Orbelian, seu compatriota, e ao lado da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (OAMB). 

O momento promete ser especial para cerca de 80 jovens músicos do conjunto sinfônico, cujo processo seletivo para 2020 bateu recorde de inscrições: foram 469, quase 50% a mais do que as 319 do ano anterior. “É um privilégio contribuir com todos esses talentos que nos procuram anualmente”, comenta o regente titular da OAMB, Carlos Moreno.

O requinte artístico da orquestra Tel Aviv Soloists e do pianista Stefan Stroissnig, reconhecido internacionalmente, deve encantar a plateia em dois concertos em agosto. Já para outubro de 2020, estão programados concertos do Coro da Rádio de Berlim (Rundfunkchor Berlin), a orquestra de vozes criada em 1925 e que se mantém em constante renovação, acompanhado do Concerto Köln, ensemble camerístico conhecido como a vanguarda da música antiga. 

Festival de música 

A primeira apresentação da OAMB do ano será na abertura do 9º festival Música em Trancoso, dia 14 de março, no Teatro L’Occitane. No programa, entre outras obras, a emblemática Sinfonia Nº 3 – A Eroica, de Beethoven. 

Alinhadas à proposta do Mozarteum Brasileiro de democratizar o acesso à produção musical, as demais noites do festival serão dedicadas a outros gêneros. A MPB, por exemplo, pauta o  encontro entre o violonista e compositor Toquinho, o clarinetista Nailor Proveta e a cantora Camilla Faustino, dia 16. Já a soul music embala o programa do dia 18, com canções de Stevie Wonder, Lionel Ritchie e Diana Ross, interpretadas pela soprano Ebony Preston Woods, pelo barítono Derrick Lawrence e por um quinteto instrumental. Woods e Lawrence voltam ao palco no encerramento do evento, dia 21, ao lado do tenor Enrique Folger e do barítono Kevin Greenlaw. Os cantores se juntarão à Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos para mostrar uma versão do musical My Fair Lady em formato de concerto.

Noite das Estrelas

O concerto Noite das Estrelas, em novembro, é outra grande atração. O recital celebra o encontro de 12 jovens talentos brasileiros de canto e instrumento, hoje em evidência em palcos do Brasil e do exterior, graças a bolsas de estudos oferecidas pelo Mozarteum.

Selecionada para o programa internacional após duas participações na a academia Canto em Trancoso – que há cinco anos também integra o calendário Mozarteum Brasileiro –, a soprano paulistana Chiara Guttieri ressalta a importância da iniciativa. “Eu havia trancado a faculdade de Canto Erudito para participar de um musical e, ao final da temporada, me vi sem rumo. Foi então que decidi fazer a inscrição na Academia”, lembra. A experiência ao lado de colegas de reconhecido potencial e oriundos de diversas partes do Brasil foi definitiva. “Foi um divisor de águas na carreira.”