Cultura para Todos – Mozarteum Brasileiro

Música, dança e histórias que inspiram

Apresentado por

Produção

Apresentado por

Mozarteum Brasileiro

Produção

TOP

Dance Theatre of Harlem participa de workshops e sessão para crianças

Grupo volta ao Brasil após mais de 20 anos e celebra 50 anos de excelência artística e ativismo social

A afinidade entre o Dance Theatre of Harlem e o Brasil ganha novo capítulo este mês. Agora cinquentenária, a companhia nova-iorquina desembarca no País para apresentações em São Paulo (SP) e Trancoso (BA), pela temporada do Mozarteum Brasileiro.

A turnê também renova o compromisso das duas instituições em democratizar a cultura a partir da formação de jovens, dentro e fora de suas comunidades de origem. Para isso, uma matinê na capital paulista e workshops para alunos da rede pública do distrito baiano foram incluídos na agenda do grupo.

Em São Paulo, a expectativa é que os 1,1 mil lugares do Teatro Alfa estejam ocupados na tarde do Dia das Crianças. Além de aberta ao público, a performance terá em sua plateia escolas e ONGs convidadas, entre elas a Diretoria de Educação de Campo Limpo (DRE-CL) e a Cooperativa Central do Brasil (COOHABRAS).

Já para Trancoso, a agenda prevê grade intensa de aulas. Ao todo, serão 17 masterclasses de 1h30 cada, para mais de 100 alunos, entre os dias 15 e 18 de outubro. “Isso mostra o engajamento e a seriedade com que a companhia encara a abordagem educacional”, aponta Isabel Arruga, gerente de produção cultural do Mozarteum.

Volta pra casa

Bailarina do Dance Theatre of Harlem desde 2008, a carioca Ingrid Silva, 30, terá a oportunidade de mostrar pela primeira vez à plateia conterrânea o resultado de sua trajetória de dedicação e superação como integrante de companhia. “A matinê em São Paulo nos dará uma oportunidade incrível de conexão com as crianças e seus pais, pois dificilmente há esse nível de acesso à arte”, reflete.

Bailarina do Dance Theatre of Harlem desde 2008, a carioca Ingrid Silva, 30, se apresenta com o grupo pela primeira vez no Brasil

Descoberta pelo projeto Dançando para Não Dançar, na Vila Olímpica da Mangueira, na zona norte do Rio, Ingrid conta que ainda lembra-se da primeira vez em que entrou em um teatro.

“Estar ‘do outro lado’ será igualmente especial. No palco,
com a minha companhia
e no meu País… É um sonho”, afirma.

Ingrid ingressou no Dance Theatre of Harlem por meio do programa Dancing Through Barriers. A iniciativa estimula jovens e adultos a descobrirem a força de sua própria personalidade através da dança, em uma comunidade multirracial e engajada pela justiça social e diversidade.

A luta pela inclusão através da arte é uma bandeira da companhia desde sua fundação, em 1969, pelo bailarino e ativista social Arthur Mitchell (1934-2018). À época, inconformado com o assassinato do líder negro Martin Luther King, ele decidiu dar aulas de balé clássico em seu bairro de origem – o Harlem. “Resolvi tirar as crianças das ruas e envolvê-las com a disciplina que a arte exige”, declarou Mitchell durante passagem da companhia pelo Brasil em 1996.

Dance Theatre of Harlem
Teatro Alfa
Dias 11 e 12 de outubro, às 21h

Matinê para Crianças
Entrada gratuita
Teatro Alfa (SP)
Dia 12 de outubro, às 15h

Teatro L’Occitane (Trancoso,BA)
17 e 18 de outubro, às 18h30

Informações 11 3815 6377