Cultura para Todos – Mozarteum Brasileiro

Música, dança e histórias que inspiram

Apresentado por

Produção

Apresentado por

Mozarteum Brasileiro

Produção

TOP

Dez festivais de música e dança que você precisa conhecer

Prestigiar um festival é estar diante não só do talento de orquestras e companhias consagradas e em ascensão, mas também desfrutar do seu entorno. Costumes e tradições locais, belezas naturais e histórias fascinantes invariavelmente são parte do contexto. Ao redor do mundo, há muitas opções capazes de proporcionar experiências deste tipo – e para todos os gostos. Aqui vão dez opções que valem a pena ser consideradas na próxima viagem!

1. Música em Trancoso

Onde: Trancoso (BA), Brasil
Quando: Março
Iniciativa do Mozarteum Brasileiro, Música em Trancoso prima pela abordagem eclética, do clássico ao popular, passando pelo jazz e world music. O evento caminha para sua nona edição e costuma lotar o moderno Teatro L'Occitane, sua sede oficial. Além disso, oferece concertos ao ar livre, masterclasses e aulas de iniciação musical nas escolas públicas da região.
Site oficial: https://mozarteum.org.br
Não deixe de: Aproveitar uma manhã de sol na Praia do Espelho.

2. National Arts Festival

Onde: Makhanda, África do Sul
Quando: Junho/Julho
O maior festival da África do Sul completou 45 anos e não para de crescer: a edição de 2019 contou com mais de 2 mil performances, durante 11 dias de programação em 90 espaços da cidade. Artistas consagrados e emergentes das nove províncias sul-africanas dividem os holofotes, celebrando diferentes estilos da música, dança e artes visuais.
Site oficial: https://www.nationalartsfestival.co.za
Não deixe de: Apreciar a bela arquitetura da catedral anglicana St. Michael e St. George.

3. Les Etés de la Danse

Onde: Paris, França
Quando: Junho/Julho
Há 14 anos, solistas e balés de reputação internacional apresentam-se durante o festival, já considerado o principal evento do gênero no verão parisiense. De Mikhail Baryshnikov ao Balé de Nova York, passando por Alvin Ailey e o American Dance Theater e o Balé da Ópera de Viena, as atrações ocupam palcos tradicionais da capital francesa, como o Théâtre Mogador.
Site oficial: http://www.lesetesdeladanse.com/
Não deixe de: Conhecer a Biblioteca-Museu da Ópera Nacional de Paris, próxima ao teatro.

4. Festival de Tanglewood

Onde: Berkshire Hills, Estados Unidos
Quando: Junho/Agosto
Um dos mais populares festivais de música do mundo, Tanglewood é a "casa de verão" da Sinfônica de Boston desde 1937. Além da anfitriã, formações de câmara e solistas do primeiro escalão costumam figurar na programação, que conta ainda com academias para jovens músicos. Em média, mais de 300 mil pessoas passam pelo festival anualmente.
Site oficial: https://www.bso.org/
Não deixe de: Embarcar nos trens antigos do Berkshire Scenic Railway Museum.

5. Beijing Dance

Onde: Pequim, China
Quando: Julho
O festival de dança contemporânea impressiona pelos números: contabiliza, em média, mais de 300 artistas e 5 mil espectadores por ano. As ações formativas também recebem atenção especial: em 2019, tutores de 14 países orientaram 128 jovens bailarinos chineses. Cinco deles participaram do encerramento, o Youth Dance Show, no imponente Tianqio Theater.
Site oficial: http://www.beijingldtx.com
Não deixe de: Visitar o Museu de História Natural de Pequim, nos arredores do teatro.

6. Festival de Salzburgo

Onde: Salzburgo, Áustria
Quando: Julho/Agosto
Em atividade ininterrupta desde a década de 1920, o Festival de Salzburgo surgiu para celebrar a obra do filho ilustre da terra, Wolfgang Amadeus Mozart, e promover a música lírica e de concerto. A partir do espectro do compositor e sempre contando com a excelência da Filarmônica de Viena, a programação também passeia pelo repertório contemporâneo e contempla outras manifestações, como a dramaturgia.
Site oficial: https://www.salzburgerfestspiele.at/
Não deixe de: Desfrutar da vista privilegiada da Fortaleza de Hohensalzburg.

7. Festival Internacional de El Jem

Onde: El Jem, Tunísia
Quando: Julho/Agosto
Organizado desde 1985, o festival tem como seu palco principal um histórico anfiteatro de arena construído no século III, com capacidade para 30 mil pessoas. Algumas das principais orquestras da África revezam-se por lá, além de convidadas europeias: a Orquestra da Rádio Nacional da Ucrânia e o ensemble Les Jeunes Cordes de France tocaram por lá este ano.
Site oficial: https://festivaleljem.tn/
Não deixe de: Visitar o museu e sítio arqueológico locais, com relíquias do Império Romano.

8. BBC Proms

Onde: Londres/Chelsea, Inglaterra
Quando: Julho/Setembro
Criado em 1895, é um dos mais antigos festivais da Europa. Atualmente são oito semanas de programação, com cerca de 100 apresentações. O encerramento (Last Night of The Proms) é um evento à parte, transmitido ao vivo nacionalmente. Este ano, no icônico Royal Albert Hall e também a céu aberto, para 40 mil pessoas no Hyde Park, soltam a voz o duo Lighthouse Family, a cantora Chrissie Hynde e a soprano Jamie Barton, entre outros.
Site oficial: https://www.bbc.co.uk/proms
Não deixe de: Visitar o Palácio de Kensington, uma das residências da Família Real Britânica.

9. Festival de Lucerna

Onde: Lucerna, Suíça
Quando: Agosto/Setembro
O festival surgiu em 1938 e já de forma grandiosa: sob regência do maestro Arturo Toscanini, músicos de várias orquestras apresentaram-se nos jardins da casa do compositor Richard Wagner. Outro marco foi a fundação da Sinfônica de Lucerna, por Claudio Abbado, em 2003. Desde então, o grupo abre a programação, que dialoga com experimentalismos: na última edição, o músico Thomas Kessler se destacou ao fundir rap e um quarteto de cordas.
Site oficial: https://www.lucernefestival.ch
Não deixe de: Passear de barco pelo Lago Lucerna.

10. Tempo Festival

Onde: Auckland, Nova Zelândia.
Quando: Outubro
Em seus 15 anos, o Tempo Festival prioriza a diversidade cultural, a sustentabilidade e o bem-estar, reforçando a conexão entre público e artistas por meio da dança. Foram mais de 60 atividades em 2018 e, para 2019, a grande atração já está definida: a coreografia samoana "Identity", superprodução da companhia Sau e Siva, com mais de 50 bailarinos no palco.
Site oficial: http://www.tempo.co.nz/
Não deixe de: Observar a cidade do alto dos 328 metros da Sky Tower.