Cultura para Todos – Mozarteum Brasileiro

Música, dança e histórias que inspiram

Apresentado por

Produção

Apresentado por

Mozarteum Brasileiro

Produção

TOP

Mozarteum anuncia atrações da temporada internacional de 2019

Em 2019, o Mozarteum Brasileiro realizará sua 39ª temporada internacional. A instituição atua de forma ininterrupta desde 1981 na difusão da arte e do empreendedorismo cultural na sociedade brasileira. Além de reunir artistas de reconhecida excelência e alguns dos mais promissores instrumentistas do País, a agenda prevê ações de iniciação e aperfeiçoamento artístico, além do fomento a novas plateias.

“Temos contribuído com o desenvolvimento por meio da cultura e da inclusão social. Hoje, grandes artistas, orquestras e companhias conhecem nosso trabalho ao redor do mundo. Antes, era preciso ir pessoalmente para convencê-los a se apresentarem aqui”, comenta Sabine Lovatelli, fundadora e diretora do Mozarteum Brasileiro.

Uma das vozes mais disputadas da cena lírica atual, a mezzo-soprano letã Elīna Garanča vivenciará esta
experiência pela primeira vez. Celebrada por sua técnica “quase incomparável”, segundo o New York Classical Review, após recente performance no Carnegie Hall, ela faz sua aguardada estreia diante do público brasileiro na Sala São Paulo, em junho. As récitas, sob a batuta do norte-americano Constantine Orbelian, serão ainda um importante desafio para a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro.
Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo mostrará sua evolução diante de uma artista no auge da carreira.

Stradivarius de 1707
A violinista holandesa Janine Jansen desembarca em São Paulo em setembro, trazendo um raro Stradivarius de 1707 e imenso prestígio junto às principais orquestras do mundo. Ela fará dois concertos com a Filarmônica de Luxemburgo, liderada por seu diretor artístico Gustavo Gimeno. O conjunto sinfônico tem extensa discografia e dedica-se à educação musical, realizando concertos em hospitais e workshops.

A violinista Janine Jansen também irá se apresentar em 2019

Em outubro será a vez do Dance Theatre of Harlem, que retorna ao Brasil no ano de seu cinquentenário. A companhia é reconhecida por seu engajamento junto à comunidade e mensagens de empoderamento por meio da arte. As performances e masterclasses serão em São Paulo e Trancoso (BA).
A temporada se encerrará com o violoncelista Mischa Maisky e a Orquestra Filarmônica Eslovaca, com regência do alemão Raoul Grüneis. Com mais de 50 anos de carreira, Maisky foi o único músico do mundo a estudar com duas verdadeiras lendas de seu instrumento, Mstislav Rostropovich e Gregor Piatigorsky. Serão duas apresentações na Sala São Paulo, além de um concerto ao ar livre e uma matinê no Auditório Ibirapuera, eventos que ratificam a vocação histórica do Mozarteum Brasileiro em promover o acesso à arte.

Em Trancoso, música e canto

Como já é tradicional, o festival Música em Trancoso abrirá oficialmente a temporada do Mozarteum Brasileiro, em março, na Bahia. Para sua oitava edição, já estão confirmadas as participações do violoncelista Jaques Morelenbaum, da soprano Angelica de la Riva, da cantora Elba Ramalho, de
Edmar Castañeda Trio e do maestro Leonard Elschenbroich.

Os artistas revezam-se entre apresentações no Teatro L’Occitane, concertos gratuitos ao ar livre, aulas de iniciação musical para alunos das escolas públicas e masterclasses. Em julho, será a vez da academia Canto em Trancoso, oportunidade para jovens cantores que buscam a transição entre sua
formação e início da carreira profissional.

 

Programação

Festival Música em Trancoso
Março: 23 a 30. Teatro L’Occitane (BA)

Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro
Constantine Orbelian, regente
Elīna Garanča, mezzo-soprano
Junho: 22 e 24. Sala São Paulo (SP)

Academia Canto em Trancoso
Julho: 6 a 13. Teatro L’Occitane (BA)

Orquestra Filarmônica de Luxemburgo
Gustavo Gimeno, regente. Janine Jansen, violino
Setembro: 20 e 21. Sala São Paulo (SP)

Dance Theatre of Harlem
Outubro: 11 e 12. Teatro Alfa (SP)

Outubro: 13 a 19. Teatro L’Occitane (BA)

Orquestra Filarmônica Eslovaca
Raoul Grüneis, regente. Mischa Maisky, violoncelo
Novembro: 10. Auditório Ibirapuera (SP)
Novembro: 12 e 13. Sala São Paulo (SP)