Cultura para Todos – Mozarteum Brasileiro

Música, dança e histórias que inspiram

Apresentado por

Produção

Apresentado por

Mozarteum Brasileiro

Produção

TOP

Aperfeiçoamento musical ao alcance de todos

O estudo musical exige busca constante por aprimoramento, e nem sempre é fácil ter acesso às melhores escolas e professores. No entanto, alguns projetos, como os desenvolvidos pelo Mozarteum Brasileiro, possibilitam a busca pela excelência da prática musical, incluindo jovens que não teriam possibilidades financeiras de arcar com esse tipo de estudo.

Um desses projetos oferece bolsas nas principais academias de música da Europa e América Latina. Por meio de audições realizadas pela entidade, são selecionados todos os anos alunos que terão seus estudos e gastos de viagem custeados pelas próprias instituições de ensino europeias, pelo Ministério da Cultura brasileiro e pelo próprio Mozarteum Brasileiro.

Com os mesmos objetivos, o Mozarteum foi pioneiro ao realizar desde o ano 2000 masterclasses gratuitas a estudantes de música. São encontros didáticos – ministrados por alguns dos principais nomes da música erudita da atualidade, abertos a alunos avançados e ao público ouvinte – que já se tornaram referência na formação e no desenvolvimento dos músicos brasileiros. Além de proporcionar aperfeiçoamento técnico e conhecimentos específicos sobre os instrumentos sinfônicos, as masterclasses do Mozarteum são oportunidades de seleção dos talentos candidatos às bolsas de estudos para as academias internacionais de música.

Masterclass durante o festival Música em Trancoso 2018

Fique atento à divulgação das datas das Masterclasses
As Masterclasses acontecem no período dos concertos da temporada, em São Paulo, e durante os oito dias do festival Música em Trancoso, no sul da Bahia, outra das realizações Mozarteum voltada para a disseminação e a popularização da música erudita. Se você é estudante de música, acesse frequentemente o site e a página do Mozarteum no Facebook, onde são divulgados as datas, professores e instrumentos das Masterclasses.

A parceria com a EMESP Tom Jobim
A Escola de Música do Estado de São Paulo tem mais de 20 anos de atuação e é especializada na formação dos futuros profissionais da música erudita e popular, oferecendo estudo completo e de excelência. O Mozarteum Brasileiro tem o apoio da EMESP Tom Jobim na realização, organização e divulgação das Masterclasses, que ocorrem nas dependências da escola.

Por meio de iniciativas como essas, o Mozarteum mantém seu compromisso com a integração social associada à excelência da prática musical.