Cultura para Todos – Mozarteum Brasileiro

Música, dança e histórias que inspiram

Apresentado por

Produção

Apresentado por

Mozarteum Brasileiro

Produção

TOP

Atividades que disseminam cultura para todos

Democratizar o acesso à música e fazer das artes instrumento de bem-estar pessoal e desenvolvimento social sempre foram características marcantes do Mozarteum Brasileiro desde sua fundação, em 1981. As diferentes iniciativas, que nasceram com concertos gratuitos, intensificaram-se a partir dos anos 2000 e tornaram-se um conjunto de atividades de disseminação de cultura que atuam em sinergia com o poder transformador de ampliar o universo e as perspectivas de diferentes públicos.

Muitas das atividades do Mozarteum Brasileiro são gratuitas e visam estimular o acesso às salas de concerto e à música, apoiar jovens orquestras, promover o aprimoramento técnico de jovens músicos de todo o Brasil e oferecer bolsas de estudos nas mais conceituadas academias e festivais internacionais de música.

Além de realizar concertos em São Paulo e o festival Música em Trancoso, no sul da Bahia – iniciativas que por si só apresentam forte viés de impacto social, pois estimulam economias e garantem a inclusão a públicos vulneráveis –, o Mozarteum mantém hoje outras nove atividades voltadas para beneficiar diferentes públicos, de várias faixas etárias e socioeconômicas.

Masterclasse_1-

Nas masterclasses, alunos têm a oportunidade de aprender com nomes consagrados da música

Masterclasses
Pioneirismo do Mozarteum no Brasil, as masterclasses são encontros didáticos dirigidos a jovens estudantes de música de nível avançado. Ministrados por artistas consagrados, são gratuitos e abertos ao público ouvinte. Nas masterclasses, centradas em aprimoramento artístico e de técnicas de execução de instrumentos sinfônicos, são identificados ainda os talentos que participarão de intercâmbios internacionais, por meio de bolsas de estudos, também oferecidas pelo Mozarteum.

Bolsas de estudos
Intercâmbios mantidos pelo Mozarteum garantem aos jovens talentos brasileiros a oportunidade de participar de cursos e festivais nas mais renomadas academias orquestrais e corais da Europa, por meio de bolsas de estudos subvencionadas – pelas próprias instituições, governos municipais europeus, Ministério da Cultura brasileiro e pelo Mozarteum.

Concerto ao ar livre na parte externa do Auditório Ibirapuera, em São Paulo

Concerto ao ar livre na parte externa do Auditório Ibirapuera, SP

Concerto gratuito ao ar livre
Com o intuito de popularizar a música erudita, uma das grandes atrações da temporada, geralmente uma orquestra, apresenta-se gratuitamente em espaços públicos, como o Parque Ibirapuera, em São Paulo, e o Aterro do Flamengo, no Rio. Historicamente, os concertos atraem milhares de pessoas, com programas acessíveis a todos os públicos.

Clube do Ouvinte na Sala São Paulo

Clube do Ouvinte
Primeiro a realizar atividade desse gênero no Brasil, o Mozarteum oferece um programa especial gratuito aos espectadores dos concertos da temporada. Trata-se de uma palestra introdutória, ministrada uma hora antes de cada espetáculo por maestros convidados, para proporcionar maior conhecimento musical ao público.

Parceria com escolas e instituições
Um dos mais importantes programas do Mozarteum voltados para a integração social é a parceria com instituições que atendem públicos socialmente vulneráveis, escolas e núcleos de música para jovens. Por meio dessa ação, em todas as temporadas centenas de pessoas de todas as faixas etárias, com pouca ou nenhuma chance de se beneficiar de espetáculos, tornam-se, às vezes pela primeira vez na vida, espectadores de concertos.

Matine_Classica_para_Criancas_2015_Auditorio Ibirapuera-

As Matinês são gratuitas e contam sempre com casa cheia

Matinê Clássica para Crianças
Tradicionalmente, a mesma orquestra que se apresenta no concerto ao ar livre, também realiza espetáculo gratuito para crianças. Com programação especialmente concebida para sensibilizar essa faixa etária, esses concertos acontecem no Auditório Ibirapuera, sempre com casa lotada. É mais um estímulo do Mozarteum à formação de plateias e à difusão da música erudita.

Parceria com entidades de classe
Dedicado à formação de plateias, esse programa oferece ingressos por preços subsidiados, a sócios e membros de entidades de classe e associações profissionais. Quem participa de alguma entidade deste tipo, que ainda não esteja cadastrada, pode entrar em contato com o Mozarteum para credenciá-la.

Canto em Trancoso 2018 no Teatro L’Occitane

Transmissões em rádio e TV
A parceria do Mozarteum com a Fundação Padre Anchieta permite que os concertos da temporada sejam gravados e transmitidos a milhares de ouvintes e telespectadores de todo o Brasil pela Rádio Cultura FM e TV Cultura.