1.495 views
Fórum sobre câncer de mama metastático discute como ampliar acesso a novos tratamentos
outubro 4, 2019
O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no país. São cerca de 60.000 casos por ano com uma taxa de mortalidade de 13,68 óbitos/100 mil pacientes. Para discutir este grave problema de saúde pública, o Media Lab Estadão em parceria com a Novartis organizou nesta semana o Fórum Estadão Think – Câncer de Mama Metastático. Realizado no Unibes Cultural, o evento reuniu dezenas especialistas em oncologia de diversas instituições do Brasil para debater os desafios de se tratar a doença quando ela já se espalhou para outros órgãos e atingiu outros estágios que requerem novas terapias.
Entre os temas discutidos, destacaram-se:
- Como novos tratamentos têm possibilitado o controle de doença: novos tratamentos que ajudam a controlar e tratar o câncer como se ele fosse uma doença crônica de cuidado contínuo
- Os desafios do acesso ao tratamento do câncer de mama metastático no SUS: nem todos os tratamentos mais modernos para o câncer de mama metastático que já tiveram sua utilização aprovada no Brasil e que já foram incorporados pelos planos de saúde estão disponíveis no SUS. O painel discutiu como garantir e ampliar este acesso a todos os pacientes.
- Qualidade de vida com câncer de mama metastático: a sessão mostrou que é possível ter qualidade de vida com o diagnóstico de câncer de mama metastático. Basta garantir o acesso a um bom tratamento de saúde e a informação de qualidade.
Durante os painéis, o público presente pode interagir com os médicos e esclarecer dúvidas pelo WhatsApp.