Nove exemplos de skills em tecnologia para aplicar na sua equipe

por
junho 21, 2021

Saber quais são os grandes exemplos de skills em tecnologia é necessário para o crescimento profissional. Dessa forma, é possível desenvolver estas habilidades que podem ser úteis tanto para sua carreira como no âmbito pessoal. Isso porque algumas delas independem de conhecimento técnico e experiência.

As exigências do mercado de trabalho quanto às habilidades estão cada vez maiores. E além dos conhecimentos e capacidades técnicas, é importante saber trabalhar em equipe e ser ágil. As transformações tecnológicas constantes pedem isso dos profissionais.

Não apenas os colaboradores podem fazer esta autoanálise para saber se possuem estes exemplos de skills em tecnologia. Você, gestor, também pode identificá-los na sua equipe e utilizar isso a seu favor para estimular a produtividade e tornar sua empresa mais competitiva.

Você sabe quais são bons exemplos de skills em tecnologia? Acompanhe nosso blog post e veja as vantagens de incentivá-los no ambiente corporativo!

VANTAGENS DE DIFERENTES HABILIDADES NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Manter a equipe de desenvolvimento motivada é uma tarefa fundamental na gestão do time. Porém, isso só pode ser feito quando você conhece bem os seus colaboradores para poder extrair o máximo de produtividade e os melhores resultados de cada um.

Portanto, para gerenciar este time e mantê-lo focado, é necessário valorizar as habilidades individuais e incentivar seu uso e suas melhorias.

Não estamos falando apenas em competências técnicas. Hoje em dia, muitas empresas já estão olhando para outras capacidades que eles podem oferecer. Para te ajudar, vamos diferenciar os tipos de skills. confira:

– Hard Skills: habilidades técnicas, diretamente relacionadas à profissão. Nesta categoria estão conhecimento da área, aplicação de técnicas, compreensão das ferramentas, formação entre outros.

– Soft Skills: habilidades socioemocionais do colaborador. Podem se referir à motivação, comunicação, organização e capacidade de trabalhar em equipe.

Valorizar estes exemplos de skills em tecnologia ajuda a transformar esses conhecimentos e habilidades do time em eficiência, criatividade e desempenho. Dessa forma, é possível melhorar resultados e entregas.

Atualmente, adotar medidas que levem a melhores resultados é extremamente válido. Isso porque, lá na frente nesta cadeia, essa estratégia fará diferença em termos de competitividade.

NOVE EXEMPLOS DE SKILLS EM TECNOLOGIA

Agora que você já sabe da importância de valorizar certas habilidades dos seus colaboradores e extraí-las, veja alguns exemplos de skills em tecnologia que você deve levar em conta. Eles são fundamentais não apenas na hora da contratação, mas também no dia a dia.

HARD SKILLS

Habilidades em programação

Contratar um desenvolvedor sem dúvida pede que o profissional tenha habilidade de programação entre suas principais aptidões. Afinal, o conhecimento técnico e sua aplicabilidade são de grande importância para o desenvolvimento de um projeto. Além disso, incentivar o aprendizado constante da equipe também é fundamental.

Gestão de Projetos

A capacidade de gerir projetos de TI tem sido cada vez mais valorizada no mercado. Isso se deve ao fato de que otimizar processos e administrar todas as tarefas é essencial para organizar as atividades, as etapas de desenvolvimento e para garantir um bom desempenho da equipe.

Resolução de problemas

Detectar problemas e criar soluções para eles são ações típicas de profissionais detalhistas e perspicazes. Ter colaboradores com esta capacidade colabora para encontrar novas abordagens para executar tarefas e a planejá-las. Dessa forma, todos saem ganhando em termos de eficiência.

Conhecimento em línguas estrangeiras

Outro exemplo de skill em tecnologia é o conhecimento em idiomas estrangeiros. Isso porque o mundo tecnológico é bastante globalizado. Assim, muitas ferramentas, manuais e conhecimentos teóricos são disponibilizados primeiro em inglês, o que torna a fluência no idioma essencial.

SOFT SKILLS

Criatividade

O quesito criatividade ajuda em várias outras habilidades, como a resolução de problemas e a gestão de projetos. Ela auxilia os profissionais a terem uma atuação mais estratégica e visão de futuro. A criatividade também colabora no desenvolvimento de soluções e impulsiona a inovação. Isso pode ser um grande potencial para a competitividade da empresa.

Flexibilidade

A capacidade de ser flexível e também de se adaptar às mudanças é um diferencial para qualquer líder e para qualquer colaborador. O dinamismo do mundo tecnológico e as rápidas mudanças exigem que os profissionais também tenham uma postura de se adaptar junto com elas. Identificar as mudanças e conhecer as tendências para segui-las é essencial para manter a eficiência e buscar os melhores resultados.

Comunicação

Comunicar-se não é apenas saber se expressar. Esse exemplo de soft skill demanda saber ouvir o time, exercer empatia e ter a habilidade de resolver conflitos. Afinal, a comunicação e o alinhamento de ideias e objetivos dentro do time são fundamentais para manter a harmonia e atingir tais metas.

Liderança

Os principais exemplos de skills em tecnologia não se aplicam somente aos colaboradores, mas também aos líderes. Obter os melhores resultados de uma equipe a partir da gestão de pessoas é necessário para mantê-las motivadas e produtivas. Ainda, pensar estrategicamente e encontrar soluções para problemas são habilidades que um líder precisa ter para ajudar a empresa.

Inteligência emocional

A inteligência emocional está ligada às habilidades de se comunicar e exercer liderança. Para gerir um time ou mesmo trabalhar em equipe é necessário compreender o outro, e controlar as emoções que podem ser inadequadas em ambiente corporativo. Ética, equilíbrio e empatia são muito importantes nesta hora.

E você? Quer um time de desenvolvedores de TI que possua todos esses exemplos de skills em tecnologia?

Então, temos uma boa notícia: Através de outsourcing, a Monitora pode garantir o desenvolvimento e manutenção dos sistemas da sua empresa com uma equipe qualificada que tenha hard skills e soft skills.

Entre em contato com a Monitora e descubra como podemos ajudar a alavancar seus projetos de TI!

Site: https://www.monitoratec.com.br/

Contato:
+55 11 95275 9134
+55 16 99624 2181
+55 16 99164 1003
comercial@monitoratec.com.br

Share on Twitter Share on Facebook