Ford lança serviço de carro por assinatura 100% digital

por
junho 30, 2021

Ford Go é o único entre as montadoras a oferecer uma experiência totalmente online para o consumidor

Os avanços tecnológicos promoveram mudanças significativas na forma de consumir produtos e serviços. No meio da constante transformação digital, surgem cada vez mais soluções para facilitar o dia a dia das pessoas. Entram em cena os serviços por assinatura, satisfazendo as novas necessidades do consumidor, que busca conveniência, praticidade, conforto e segurança. Por exemplo: se antes a pessoa corria à locadora atrás dos filmes desejados, hoje basta alguns cliques para acessar um grande leque de opções no conforto de casa via streaming.

No mercado automotivo, esse formato inovador também está relacionado com a mobilidade urbana, oferecendo uma nova opção para o consumidor que quer fazer uso de um transporte individual. A liberdade de escolha, portanto, é elevada a um novo patamar. Afinal, além de optar pelo modelo, o cliente define a melhor forma de possuir um veículo, seja comprando ou assinando.

Esse é o caso do Ford Go, serviço de assinatura da montadora que traz a comodidade de rodar com um carro zero km todo ano sem precisar se preocupar com IPVA, custo de manutenção, seguro e negociação do usado, por exemplo.

Para estruturar o programa, a Ford realizou um estudo para identificar os pontos principais que as pessoas procuram em um programa de carro por assinatura. São eles: inovação, conveniência e segurança, com uma experiência 100% digital.

A pesquisa permitiu também identificar três perfis de consumidores que desejam um serviço como esse. O primeiro é formado por pessoas que buscam conforto, mas sem a necessidade de posse. Existem também os seguidores de tendência, sempre conectados com as novidades. Por fim, os planejadores financeiros, que avaliam as melhores opções para a aplicação do capital.

Seguindo ainda a tendência de novos hábitos surgidos no mundo digital, a Ford produziu um videocast com especialistas do mercado para falar sobre o serviço de carro por assinatura e as tendências do mundo digital. O programa está disponível nas plataformas Youtube e Spotify.

Diferenciais

Com o lema “Você dirige, a Ford cuida”, o Ford Go surgiu com base nas preferências, desejos e necessidades do consumidor.”Na Ford, acreditamos que o consumidor tem de ter liberdade de movimento para perseguir os seus sonhos. Com o Ford Go, damos mais uma opção para ele escolher o modelo que melhor atende as suas necessidades de mobilidade”, explica Luciano Driemeier, gerente de Mobilidade e Novos Negócios da montadora.

Dessa forma, o programa se tornou o único entre as montadoras a oferecer uma experiência 100% digital. Através do site www.fordgo.com.br, o cliente faz de forma rápida e prática a contratação do serviço, acompanhando também pela plataforma todos os serviços à disposição durante o período de assinatura. Se o consumidor preferir, pode solicitar a ajuda de um vendedor ou ir até uma concessionária.

Por ser um projeto que nasceu no ambiente digital, a segurança das informações e privacidade dos dados exigiram uma atenção especial. A garantia necessária veio por meio de uma parceria estratégica com a idwall, especialista em segurança em ambiente virtual.

Outra vantagem do serviço é que todos os veículos oferecidos pelo Ford Go são conectados por meio do FordPass, aplicativo que oferece uma maior integração do usuário com o veículo e que permite que funções sejam acionadas pela palma da mão.

Além disso, o cliente tem a opção de contar com a etiqueta da Veloe já com 12 mensalidades grátis no plano pós-pago. O pacote de benefícios conta também com um carro reserva à disposição em caso de necessidade.

Modelos e planos

O programa conta com todas as versões da Ranger (XLS, XLT, Limited, Storm e a nova Black), além do Territory (SEL e Titanium). A contratação do serviço não exige um valor de entrada. Os planos possuem mensalidades a partir de R$3.700 e opções de franquia mensal de 2.000 km e 3.000 km na assinatura por 12 meses. O custo da quilometragem excedida é de R$ 0,50 por quilômetro extra rodado. Após o período de 12 meses, o consumidor devolve o veículo e, ao renovar, recebe outro modelo zero km.

Driemeier explica que os planos foram criados para atender todas as necessidades do consumidor, de forma clara e transparente. Isso porque outros serviços semelhantes oferecem valores menores, mas com uma quilometragem bem reduzida. Vale lembrar ainda que o motorista principal pode cadastrar outros três condutores.

Aprovação

Com lançamento oficial em junho, o Ford Go atende aproximadamente 200 cidades em todas as regiões brasileiras. Antes, contou com o projeto piloto, realizado em Brasília, Goiânia e Porto Alegre no ano passado.

Morador de Brasília, Vinicius Manoel foi um dos primeiros clientes do Ford Go. Entre os benefícios, ele destaca a praticidade. “A contratação foi muito fácil, fizemos tudo pela internet. A gente fica livre das burocracias do dia a dia e está tudo incluso numa única mensalidade. Estamos muito contentes aqui em casa com nosso carro zero Km”. Manoel lembra ainda que o prazo de entrega foi cumprido. “Na verdade, o carro chegou com um dia de antecedência, na porta da minha casa, em cima de um caminhão”.

Por sua vez, a praticidade em fazer a contratação do serviço e acompanhar toda a jornada através da plataforma tem ligação com a simplicidade, uma das 12 grandes tendências globais atuais. “As pessoas querem simplificar a vida e reduzir a energia gasta em tarefas administrativas que não trazem satisfação”, afirma Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, empresa de pesquisa de mercado. “Portanto, a assinatura permite ter a independência, flexibilidade, conveniência e praticidade de um automóvel sem a complexidade e os custos de propriedade”, completa o executivo.

O que é melhor?

Mas afinal, qual a melhor opção: comprar ou assinar um carro? Para essa dúvida a resposta é: depende. Isso porque cada consumidor apresenta um perfil, que pode variar também com diferentes momentos e hábitos. “A proposta da Ford é dar opção de escolha para o cliente encontrar a que vai atendê-lo melhor no seu momento de vida. As nossas concessionárias estão à disposição para ajudar quem quiser fazer essa análise”, conclui Luciano.

Para conhecer mais detalhes do Ford Go é só acessar www.fordgo.com.br.

Share on Twitter Share on Facebook