ECONOMIA :: Desenvolvimento ágil de software: os 12 princípios fundamentais

por
março 22, 2021

O método de desenvolvimento ágil de software é uma alternativa cada vez mais difundida para garantir flexibilidade, maior integração e produtividade aos desenvolvedores.

Não é novidade que o mercado contemporâneo é marcado por transformações constantes, que exigem atenção entre as empresas e capacidade de adaptação para que seus sistemas possam integrar novas funcionalidades e tecnologias.

Perante esse desafio, a metodologia ágil de desenvolvimento de software destaca-se como a melhor opção para que as atualizações sejam feitas com mais agilidade, por meio de equipes prontas para lidar com mudanças nos seus requisitos e rotinas automatizadas.

Diferente do desenvolvimento tradicional, que conta com um escopo engessado e pouco adaptável, as metodologias ágeis têm processos versáteis e prezam pela comunicação contínua com os clientes e entre os times.

O resultado dessas características é a entrega de funcionalidades sempre atualizadas e contínuas, além de um desenvolvimento muito mais rápido para toda a aplicação!

Para compreender como o método é capaz de agregar melhores resultados ao seu negócio, a seguir, confira quais são os 4 valores que guiam o desenvolvimento ágil de software e descubra quais são os seus 12 princípios.

Entenda os 4 valores do desenvolvimento ágil de software

Antes de compreender os princípios da metodologia ágil de desenvolvimento de software, é indispensável conhecer os 4 valores que norteiam as suas ações.

Os conceitos fazem parte do Manifesto Ágil, que consiste na declaração dos fundamentos que constituem todo o conceito de desenvolvimento ágil de software.

Para que o método realmente seja eficiente, ele precisa priorizar:

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

No desenvolvimento ágil, o engajamento e a integração entre os envolvidos e interessados na criação do software é o foco principal, independentemente de suas ferramentas de comunicação ou processos de operacionalização.

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

Por mais que a documentação de um sistema seja importante e não deva ser ignorada, ela não deve ser mais relevante do que as atividades voltadas para a garantia de seu funcionamento. Afinal, esse é o principal valor esperado pelos clientes.

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

No desenvolvimento ágil de software, clientes e desenvolvedores devem estar engajados nos mesmos objetivos. Isso significa que as negociações precisam ser pautadas em uma relação de parceria e colaboração, não simplesmente em um conjunto de interesses contratuais.

Responder a mudanças mais que seguir um plano

A metodologia ágil é uma tendência de desenvolvimento de software que surgiu justamente como resposta às constantes transformações das tecnologias e das incertezas que elas geram.

Por conta disso, ao invés de um planejamento extenso, detalhado e inflexível, a ideia é que os profissionais estejam sempre prontos e dispostos a adaptar os detalhes do projeto de maneira imediata, sempre que necessário.

Agora que você conhece os valores que guiam o desenvolvimento ágil de software, no próximo item, veja as principais características dos seus 12 princípios fundamentais.

Confira os 12 princípios fundamentais da metodologia ágil de desenvolvimento de software

Para guiar e melhor esclarecer a metodologia ágil de desenvolvimento de software, o Manifesto Ágil também o conceitua por meio de 12 princípios básicos, que são:

Satisfazer o cliente

O foco é garantir a satisfação dos clientes. Portanto, o objetivo dos desenvolvedores é fazer com que o software tenha melhorias contínuas, alto valor agregado e seja entregue no menor tempo possível.

Obter vantagens competitivas para o cliente

Toda alteração no sistema capaz de gerar vantagens competitivas para o cliente deve ser feita. Ao contrário do desenvolvimento tradicional, em que as mudanças apresentam riscos para todo o processo, no desenvolvimento ágil de software elas são sempre bem-vindas.

Entregar com frequência

No lugar de uma única entrega com a versão final do software, o desenvolvimento ágil visa entregas no menor período de tempo possível de sistemas que funcionem, com a inserção de novas melhorias a cada nova entrega.

Colaborar

Ao invés de times separados com funções específicas, os desenvolvedores precisam colaborar entre si, garantindo uma visão única do projeto.
Além disso, pessoas ligadas à empresa do cliente também devem apoiar a criação, apontando quais demandas podem agregar mais valor ao sistema.

Dar autonomia à equipe

Além de integradas, as equipes também precisam ter autonomia para executar suas funções e tomar certas decisões. Só assim a metodologia ágil de desenvolvimento de software terá a velocidade e a flexibilidade necessárias para sua execução.

Interagir é a melhor forma de comunicação

Por mais que as documentações sejam importantes, a comunicação não deve se apoiar nelas. No lugar de e-mails ou avisos escritos, é preciso que tudo seja decidido por meio de conversas e interações. Dessa forma, novas visões podem ser compreendidas e insights obtidos.

Progredir é entregar

Sem entregas e sistemas funcionando, não há avanços no desenvolvimento ágil de software. Isso significa que, a cada etapa, a aplicação precisa estar em pleno funcionamento e ser complementada com novas funcionalidades.

Desenvolver de maneira sustentável

O ritmo de trabalho precisa ser constante, para que todos os envolvidos sejam capazes de manter o processo de desenvolvimento sem alterações significativas de demanda, momentos de estresse ou as famosas “correrias” de entrega.

Maximizar a excelência nas entregas

Com foco em um design de excelência e no primor técnico de desenvolvimento, retrabalhos são evitados, erros se tornam menos comuns e todo o projeto se torna mais ágil e menos oneroso.

Simplificar

Para evitar backlogs e garantir o fiel cumprimento dos prazos, a busca constante é pela simplicidade no processo de desenvolvimento, eliminando tarefas que não são fundamentais para a excelência do sistema.

Auto-organizar

Quando as equipes são integradas, recebem informações valiosas diretamente dos contratantes e têm capacidade de auto-organização, é favorecida a criação de designs inovadores, dos melhores requisitos e das arquiteturas mais eficientes possíveis.

Melhorar sempre

De maneira periódica e contínua, os desenvolvedores devem parar e refletir sobre como tornar suas atividades e o próprio software mais eficientes. Com isso, ajustes e refinamentos devem ser promovidos, a fim de eliminar tarefas que não têm impacto direto sobre a qualidade da aplicação e inserir padrões que melhorem seu nível de excelência.

A ideia de que os desenvolvedores devem seguir os mesmos padrões em todos os projetos é um dos principais mitos sobre desenvolvimento de software!

Quando as organizações são capazes de garantir mais flexibilidade nas funções de seus colaboradores e de transformar sua cultura em prol de uma organização menos rígida, a metodologia ágil de desenvolvimento de software sempre deve ser considerada como a melhor alternativa.

Por meio dela, é possível diminuir significativamente os riscos de erros ou falhas nos sistemas, garantir projetos mais versáteis, baratos e rápidos, gerar mais satisfação aos clientes e proporcionar um mundo sem fronteiras para a criatividade dos desenvolvedores.

Quer agregar os melhores resultados com o desenvolvimento ágil de software na sua empresa? A Monitora é especialista na área e conta com um time de especialistas prontos para lhe auxiliar em todo o processo!
Acesse agora mesmo o nosso site e descubra como nossas soluções podem impulsionar os seus negócios.
Site: https://www.monitoratec.com.br/

Contato:
+55 11 95275 9134
+55 16 99624 2181
+55 16 99164 1003
comercial@monitoratec.com.br

Share on Twitter Share on Facebook