Soluções móveis levam serviços financeiros às regiões mais remotas

maio 6, 2022

Em um país com extensão continental e repleto de peculiaridades como o Brasil, promover o acesso a serviços financeiros e a autonomia financeira das pessoas exige a elaboração de soluções apropriadas para cada situação. Afinal, nem todas as cidades possuem as mesmas características de acessibilidade, infraestrutura e, até mesmo, hábitos.

Em vez de um caixa eletrônico no formato já conhecido, fixo em algum local público ou estabelecimento comercial, um caminhão ou container pode abrir os pontos de autoatendimento para atender pessoas de regiões remotas do País. Estas foram algumas das soluções encontradas pelo Banco24Horas – rede de autoatendimento da TecBan – e que têm apresentado resultados positivos pelas localidades por onde passa.

“Os formatos da Solução Móvel do Banco24Horas valorizam o conceito de agilidade na instalação para viabilizar o atendimento em áreas remotas e serem utilizados em emergências”, explica a Gerente Executiva de Produtos na TecBan, Fabiana Oda.

Com soluções práticas, rápidas e eficientes, moradores e visitantes dessas regiões passam a ter acesso a mais de 150 instituições e mais de 90 tipos transações. Nesses pontos de atendimento itinerante, os usuários podem optar, por exemplo, além dos saques, pela compra de gift cards, recargas de celulares e TVs. Ou seja, elas têm à disposição toda uma facilidade que acaba refletindo na economia local”, afirma a executiva.

Inovação

A Solução Móvel do Banco24Horas foi lançada em meados de 2019, atendendo 12 cidades paulistas e mineiras até 2020. Em 2021, também foram 12 cidades visitadas.

Na lista, estão: São Miguel dos Milagres (AL), São Caetano, Brejo da Madre de Deus, São Joaquim do Monte (PE), Massaranduba (PB), Vera Cruz, São José do Campestre, São Tomé, Maxaranguape, Arez (RN).

Já na região Norte, um container visitou as cidades de Abaetetuba (PA) e outro foi utilizado em São Ludgero (SC), no Sul do Brasil.

Somadas, as ações promoveram a inclusão financeira e alcançaram cerca de 80 mil transações realizadas, um aumento de 31% em relação ao ano anterior, quando atingiu a marca de 61 mil.

Em 2022, essas soluções continuarão a se deslocar nessas regiões, garantindo o acesso mais fácil ao dinheiro e outras funcionalidades nessas localidades.

Estrutura

O caminhão com os caixas eletrônicos multibanco estão identificados com a marca do Banco24Horas. A infraestrutura conta com gerador de energia e dispositivos que garantem a segurança dos equipamentos.

Também identificados, os containers funcionam em estruturas modulares. Dessa forma, podem ser montadas e desmontadas conforme a necessidade de cada localidade, o que facilita a adaptação em diferentes situações.

Outro ponto importante que merece destaque é o acesso. De acordo com Fabiana Oda, há acessibilidade nas duas versões levadas pelas cidades brasileiras. “Os modelos possuem rampas, que facilitam a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida”.

Além disso, as soluções móveis também se tornam uma opção importante quando o acesso ao caixa eletrônico de determinado local se torna impossível por razões extraordinárias.

Nessas situações, os caminhões e containers disponibilizam os serviços até que o formato tradicional seja restabelecido. “O foco é sempre priorizar a experiência e necessidade das pessoas”, finaliza Fabiana.

Share on Twitter Share on Facebook