Diversificação do Banco24Horas aumenta o acesso a serviços financeiros

abril 18, 2022

Por Tecban

A diversificação de soluções criada pelo Banco24Horas proporciona acesso a serviços bancários para usuários de mais de 150 instituições, movimentando a economia local e nacional. São cerca de 2 bilhões de transações realizadas anualmente, o que o torna a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques. Do total, 5% do PIB brasileiro passa pelos caixas eletrônicos da marca.
Para continuar promovendo inclusão e autonomia por todo o Brasil, apresentar novos formatos e expandir a presença fazem parte da estratégia de crescimento do Banco24Horas. Ao longo do ano passado, a ampliação de serviços também passou pela ressignificação do caixa eletrônico, para torná-lo cada vez mais em um ponto de relacionamento multisserviço.
Nessa jornada, encontra-se uma lista de serviços como o modelo Cash In, que são aqueles serviços oferecidos no caixa eletrônico nos quais o dinheiro entra no equipamento, ao invés de sair. “O formato representou ainda mais eficiência ao ciclo de gestão do numerário com a modalidade de depósito”, explica Ariovaldo Ribeiro, Superintendente de autoatendimento da TecBan.
Em 2021, houve ainda a inclusão da recarga de celulares e TV, que movimentou no primeiro ano de operação aproximadamente 150 mil recargas. O Banco24Horas também lançou o primeiro caixa eletrônico com tecnologia 5G na América Latina, revelando o potencial que a tecnologia tem para o mercado financeiro. No MídiaBanco24Horas, veículo de publicidade OOH inserido nos caixas eletrônicos, foram mais de 2,4 mil telas instaladas estrategicamente em mais de 100 cidades.
“Com a transmissão de campanhas e mensagens de marcas que querem aproveitar a capilaridade e posicionamento do Banco24Horas, em 2021 dobramos o faturamento. Além do ATMManager, que oferece a gestão completa da rede de autoatendimento e serviços complementares dos bancos, com soluções customizadas para toda a cadeia operacional de agências, PABs [postos de atendimento bancário] e PAEs [postos de atendimento eletrônico]”, acrescenta o executivo.
Outro diferencial foi o +Varejo Banco24Horas, uma solução que faz uso da tecnologia de caixas eletrônicos recicladores para uma circulação mais racional e eficiente do dinheiro em espécie pela economia. Ela permite que o mesmo caixa utilizado pelo varejista para o depósito de sua sangria seja utilizado pelos clientes que frequentam o estabelecimento comercial para realizar transações.
“Dessa forma, as mesmas cédulas depositadas pelo varejista parceiro servem para manter o caixa eletrônico abastecido para o consumidor final, aumentando a eficiência da cadeia”, explica.

Conexão com a população

A solução móvel do Banco24Horas, leva mobilidade e acesso por meio da utilização de um caminhão ou com containers itinerantes. No ano passado, o caminhão percorreu dez cidades na região Nordeste, um container ficou na região Norte, em Abaetetuba (PA) e outro estava na região Sul, em São Ludgero (SC). Em 2022, essas soluções continuarão a se deslocar nessas regiões.
O Espaço Banco24Horas, ambiente multibanco que oferece acesso a serviços financeiros com comodidade, conveniência e segurança, é outra iniciativa dentro da diversificação de formatos e conexão com a população. “Esses locais seguem a tendência de valorização da experiência do cliente num espaço físico, com o formato de atendimento financeiro compartilhado”, diz Ariovaldo.
O serviço está presente atualmente em Belém (PA), Parauapebas (PA), Belford Roxo (RJ), Carapicuíba (SP), Campina Grande (PB), Parnaíba (PI) e Caruaru (PE).
As cidades foram escolhidas a partir de uma análise sobre as necessidades do acesso aos serviços financeiros. Cada unidade é equipada com caixas eletrônicos capazes de oferecer mais de 90 serviços financeiros, desde saques até depósitos, consulta de saldos, extratos, pagamento de contas, recargas de celulares e TV, entre outros.
“Temos ainda a possibilidade de sacar dinheiro no Banco24Horas em estabelecimentos credenciados. Fechamos 2021 com 35 equipamentos ativados “, informa o executivo.

Recorde

Os números trazem ainda um outro efeito, seus mais de 24 mil caixas eletrônicos pelo País impactam a vida de 152 milhões de brasileiros, promovem a inclusão financeira de parte da população desbancarizada ou com dificuldades para chegar a uma agência bancária. O resultado reflete no desenvolvimento econômico de mais de 1.000 cidades do Brasil.
“Somente em 2021, investimos mais de R$500 milhões, um crescimento de 41% frente a 2020. Esses investimentos têm sido primordiais para ampliar o acesso da população brasileira aos serviços financeiros, com base em nosso modelo de eficiência e o nosso compromisso de levar autonomia e acesso aos recursos financeiros a todos os brasileiros, mesmo nos locais mais distantes, sempre entendendo quais são os melhores formatos de conveniência”, explica
De acordo com o executivo, o objetivo do modelo de diversificação e eficiência adotado tem como objetivo atender a todos os brasileiros, mantendo os custos baixos mesmo em locais mais distantes, sempre entendendo as necessidades e quais são os melhores formatos. Dessa forma, é possível promover a inclusão financeira da população em suas diferentes realidades.
O Banco24Horas atingiu um recorde de inaugurações de caixas eletrônicos em 2021, passando a atender 5 milhões de pessoas a mais ao redor do Brasil, gerando mais de 2,4 milhões de transações nas cidades onde os equipamentos foram instalados. Ao todo, 189 novos municípios contam com os diversos serviços financeiros oferecidos pela rede, tais como saques, recargas e pagamento de contas.

 

Share on Twitter Share on Facebook