Agência EY
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de junho de 2022
Por Agência EY
Basta uma caminhada na rua ou no parque para se ter uma dimensão do mercado pet no Brasil. É praticamente impossível não encontrar alguém passeando com o seu cão ou até mesmo o seu gato. Atualmente, a população de animais de estimação no Brasil é de 144,3 milhões, entre cães, gatos, peixes ornamentais, aves e outros. Eles ajudaram a indústria pet a movimentar R$ 27 bilhões em 2020, entre alimentação, cuidados e saúde animal.
Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e mostram o potencial do segmento que movimentou US$ 145,8 bilhões no mundo, em 2020 – 11% a mais do que em 2019. O Brasil é o sétimo em faturamento no ranking mundial, que é liderado pelos Estados Unidos, segundo a Abinpet.
Para atender as necessidades de um mercado que cresce a cada ano, empresas emergentes de tecnologia desenvolvem produtos inovadores e soluções para serviços como delivery, cuidadores e até planos de saúde. São as pet techs: startups que desenvolvem e aprimoram tecnologia e inovações para atender toda esta cadeia, de produtos a serviços voltados ao segmento pet.
“O setor pet é um mercado muito inovador e está sempre antenado com as novidades. Com certeza, nos próximos anos, veremos um crescimento significativo desse tipo de negócio, uma vez que a tecnologia vem ganhando crescente importância no nosso mercado”, diz Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do Instituto Pet Brasil (IPB), à Agência EY.
Marraccini cita como exemplo o crescimento do e-commerce pet. Levantamento do IPB aponta que, nos três primeiros meses de 2022, as vendas on-line do segmento já cresceram 18%. De 2020 para 2021, a alta foi de 48%, passando de R$ 1,9 bilhão, em 2020, para R$ 2,8 bilhões, em 2021.
O setor de saúde tem se destacado entre as pet techs. A Porto Seguro, por exemplo, se uniu no ano passado à PetLove para um plano de saúde para pets, o Porto.Pet. “Este empreendimento sinérgico reforça a nossa missão de nos tornarmos a maior plataforma de produtos e serviços para animais de estimação, garantindo também a máxima comodidade a todos os elos da cadeia de animais de estimação: não apenas para tutores de animais, mas também para médicos, clínicas veterinárias, hospitais e lojas de animais de em todo o Brasil “, disse Marcio Waldman, fundador da Petlove, na ocasião da parceria com a Porto.
Aplicativos à disposição do público procuram oferecer os mais diversos serviços para facilitar a vida do dono, como apps para transporte, compra programada de ração etc. O PetDriver, por exemplo, se compromete a oferecer serviços de transporte seguro, confortável e eficiente para animais. Como se fosse um Uber dos bichinhos.
No exterior, além de serviços, crescem soluções criativas e sofisticadas que unem a tecnologia ao bem-estar dos bichinhos. No Canadá, o iFetch é um lançador automático de bolas para manter o cão ativo e entretido. Já a Dog Parker é uma casinha de cachorro inteligente e segura que funciona muito bem durante as compras, uma vez que substitui a coleira presa do lado de fora do estabelecimento para o cão não fugir ou ser levado por alguém enquanto a pessoa faz compras.
Outro produto interessante à disposição dos canadenses e no e-commerce internacional é o Sureflap, uma porta para animais de estimação que abre apenas quando o dispositivo lê o microchip do seu animal de estimação. A velha coleira de controle também ganhou versões tecnológicas, como aplicativo com temporizadores para rastrear os tempos de atividades dos donos e dos animais.
Mais um exemplo de inovação vem dos Estados Unidos, onde já estão à disposição do público produtos como caixas de areia autolimpantes para gatos, como a Litter Robot: uma caixa de areia para gatos automática que peneira a areia após cada uso e a deposita em uma gaveta de resíduos.
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