Motoristas cinco estrelas ensinam truques para melhorar o desempenho

por
março 9, 2022

Por Agência 99

Com orgulho, Viviane Carvalho Silva Xavier, de São Paulo, exibe dezenas de elogios que destacam seu ótimo desempenho como motorista parceira da 99 – empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência. Entre os registros, é comum ler frases como: “atendimento perfeito” e “carro incrivelmente bem cuidado e cheiroso”.
Casada e mãe de dois filhos, ela afirma que dirige como se tivesse um “bebê dormindo”, evitando freadas e curvas bruscas. “Já ganhei R$100,00 de caixinha por proporcionar um cochilo ao passageiro durante o percurso”, conta.
Da mesma forma, Cláudia Grugel, de Rio Bonito, no interior do Rio de Janeiro, destaca-se pelo excelente trabalho. Simpática e bem comunicativa, ela se preocupa com o bem-estar do passageiro, desde o início até o final da viagem. “Por menor que seja o trajeto, muitas vezes é aquele momento em que a pessoa consegue respirar, relaxar”, observa.
Em comum, ambas são motoristas parceiras da 99 que ostentam a pontuação cinco estrelas. Assim como elas, todos os motoristas parceiros podem conquistar o topo do ranking. Para isso, alguns cuidados são necessários:

1 – Mantenha o carro limpo e revisado

Para conquistar a pontuação máxima no aplicativo, os cuidados devem começar antes mesmo da corrida. Um dos pontos mais destacados pelos passageiros nas avaliações é a higiene do veículo.
“Tenho bastante elogios de carro limpo e cheiroso”, destaca Viviane. Além da lavagem periódica, ela costuma borrifar um produto apropriado nos tapetes antes do passageiro entrar. “Além do cheiro, dá um aspecto de limpeza”.
Outro cuidado necessário é com a manutenção. Imagine o problema se o veículo parar durante a viagem. Portanto, verifique sempre o combustível. Lembre-se também de avaliar itens importantes como o nível do óleo e da água e a calibragem dos pneus.

2 – Atenção com a segurança

A segurança também é um item importante para garantir uma viagem agradável tanto para o passageiro quanto para o motorista parceiro. Viviane, por exemplo, costuma perguntar o nome do passageiro antes do embarque. “Ao entrar no carro, dou as boas-vindas, confirmo o local de destino, informo a previsão de chegada e uso geralmente a rota do próprio aplicativo”.
Já Cláudia destaca a importância de contar com ferramentas disponíveis pela própria plataforma, como a câmera de segurança e a gravação do áudio da viagem.

3 – Planeje a sua programação musical

As músicas certas ajudam a criar um clima agradável durante a viagem. Por isso, é importante ter um cuidado especial com o assunto. “Ficar com aquele barulho de trânsito na cabeça também não é legal”, destaca Cláudia. Por isso, mantenha um volume apropriado, permitindo que o passageiro escute a música, mas que consiga interagir sem precisar gritar. “É preciso ter bom senso”.
Outro ponto importante é a playlist. Evite estilos polêmicos ou músicas com palavrões, por exemplo. Uma opção é manter uma programação com as principais músicas que estão tocando atualmente nas emissoras de rádio.
Cláudia destaca também que as músicas para o dia a dia são diferentes das utilizadas em um sábado à noite, por exemplo. Para acertar em cheio, identifique o perfil dos passageiros em diferentes dias e horários.
A motorista parceira, por exemplo, identificou que 75% dos seus passageiros aos domingos estão indo ou voltando da igreja. Por isso, costuma trabalhar nesse dia ouvindo louvores. “É impressionante como eles entram cantando. Já saem do carro no mesmo clima”. Mas, conversar e combinar a música que vai tocar durante a viagem não tem erro.

4 – Desenvolva um bate-papo agradável

A interação com o passageiro também faz parte da viagem. Lembre-se, a tolerância e o respeito são pilares fundamentais para um bom convívio.
Pessoas que atuam em cidades menores, como Cláudia, costumam encontrar com frequência os passageiros. Com isso, fica mais fácil manter uma relação de amizade.
Mesmo assim, determinados temas devem ser evitados. Uma dica infalível é começar a viagem desejando “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”. Muitas vezes, o usuário introduz na sequência o assunto que deseja falar. Viviane apresenta outra sugestão: “Eu espero o passageiro fazer uma pergunta. Caso contrário, sigo em silêncio”.

5 – Dirija com cuidado e respeite as regras de trânsito

O cuidado ao volante também faz toda a diferença para quem deseja entrar para o grupo dos motoristas parceiros cinco estrelas. Respeitar as regras de trânsito é o ponto de partida.
Entre as dicas, Viviane observa a movimentação para mudar com antecedência a faixa antes de fazer uma conversão e utiliza corretamente as setas. Além disso, reduz a velocidade para evitar ficar parada em semáforos. “Os passageiros geralmente elogiam a forma como eu dirijo”.
Por fim, ela também destaca a importância em possuir noções de geolocalização, assim como entender o fluxo da cidade conforme o período do dia. “Sempre estudo o local por onde vou passar”.

Dica bônus

Ao colocar essas sugestões, o motorista certamente conquistará melhores colocações no ranking, chegando ao estrelato. Ou melhor: conquistando as cinco estrelas.
Nessa busca pelo aprimoramento, uma dica extra é conhecer detalhes do Guia da Comunidade da 99, preparado exatamente para incentivar as boas práticas durante as viagens, construindo um ambiente seguro e agradável para todos.
Com um ano de lançamento, o documento já registrou queda de 26% dos casos de desrespeito na plataforma. Para acessá-lo, é só entrar na página www.guiadacomunidade99.com.br.

Share on Twitter Share on Facebook