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Hábitos das novas gerações leva a um uso maior da economia compartilhada
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Hábitos das novas gerações leva a um uso maior da economia compartilhada

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 9 de agosto de 2022

Por Agência 99

Os últimos anos deixaram em destaque uma mudança comportamental das novas gerações: a maior valorização da economia compartilhada e sustentável. Agora, essas pessoas altamente conectadas demonstram o maior valor às experiências, ao invés da posse.

Não se trata agora de chegar na balada com um “carrão” para impressionar, por exemplo. Mas, de se locomover de forma prática e até compartilhada para aproveitar o que realmente importa, que é o evento.

Uma pesquisa da consultoria norte-americana Allison+Partners com jovens da Geração Z – os nascidos no fim dos anos 1990 até o início dos anos 2010 – demonstrou que os entrevistados consideram o carro apenas como um meio de ir e vir. Dessa forma, comprar um veículo não é prioridade ou sonho, como nas gerações anteriores.

Por sua vez, pesquisa da Kantar Ibope Media realizada em setembro do ano passado demonstra que são jovens altamente conectados: 98% deles acessam a internet. Os “gen Zs” se destacam, também, pela intensidade do uso da tecnologia. Enquanto a população geral navega, em média, cerca de 5h26 por dia, a nova geração passa 6h45 na web.

O dispositivo mais comum para realizar essa “missão” é o smartphone: 98% acessam a internet por meio dele. Computador ou notebook (37%), Smart TV (25%) e videogame (5%) são as outras plataformas de consumo escolhidas.

Entre os conteúdos mais acessados, por sua vez, as redes sociais têm grande impacto para esta geração. É válido destacar que eles preferem comunicações rápidas, o que faz com que foquem mais em stories (publicações curtas e temporárias) e menos na linha do tempo (posts longos e permanentes).

Mobilidade

Quando o assunto é a mobilidade urbana, a nova geração demonstra a falta de interesse pela individualização do meio de locomoção. Ainda de acordo com o levantamento da consultoria Allison+Partners, essas pessoas consideram “estressante” o transporte individual.

Para exemplificar isso, pesquisa de 2021 do Detran de São Paulo mostrou que, nos últimos seis anos, caiu 10,5% o número de pessoas de 18 a 30 anos tirando carteira de motorista. Enquanto o número total de CNHs no Estado cresceu quase 17%, a quantidade de CNHs nessa faixa etária caiu de 4,8 milhões em junho de 2015 para 4,3 milhões no mesmo período de 2021.

Esse comportamento traz para o debate outro ponto interessante. A pedido da 99, a Consumoteca realizou um estudo para identificar os hábitos das pessoas pertencentes à classe C, incluindo os jovens. O levantamento constatou que a maioria está preocupada em manter o padrão de consumo.

Para atender a tal público, a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência, a variedade de serviços é um diferencial. Há quatro categorias, que atendem todos os bolsos e gostos: Pop, que garante economia, segurança e conveniência; Comfort, com mais conforto, segurança e exclusividade para sua viagem, com os melhores carros e os motoristas mais bem avaliados; Taxi, o tradicional, ágil, seguro e econômico, além do Táxi Top, versão premium do tradicional, com ainda mais conforto e agilidade – disponível na cidade de São Paulo.

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