AGÊNCIA 99 :: 99Carona e 99Pay chegam a Porto Alegre para facilitar mobilidade e pagamentos

por
outubro 29, 2020

Porto Alegre, 29 de outubro de 2020 – A 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana, lança dois novos produtos para facilitar a vida dos moradores de Porto Alegre. O 99Carona e o 99Pay chegam neste mês à cidade para viabilizar a divisão de trajetos e custos, e os benefícios de uma carteira digital. 

O 99Carona é uma nova modalidade da 99 que estará disponível dentro do aplicativo e possibilita que usuários da plataforma se tornem condutores e possam dividir a rota e os custos com outros passageiros. Ao otimizar as viagens que fariam o mesmo trajeto, a solução colabora com uma mobilidade mais fluida na cidade e ainda garante viagens convenientes e financeiramente acessíveis.

Já a 99Pay, primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil, traz conveniência para usuários que já são passageiros, inclusive com vantagens financeiras. Além de facilitar os pagamentos dos serviços da 99 (intermediação de corridas e entregas e 99food), a opção também pode ser utilizada para pagar qualquer tipo de boleto, inclusive contas de serviços públicos (água, luz, gás etc.), além de recarga de celular pré-pago, sem burocracias e filas, facilitando os pagamentos e o controle dos gastos pessoais. 

Em um momento em que os gastos dos brasileiros com transporte já superam os de alimentação, a 99Pay oferece economia com incentivos de cashback e descontos em corridas intermediadas pela 99, e o 99Carona permite uma simples divisão de custos de uma viagem que já seria feita. O 99Pay já está em operação desde 9 de outubro e o 99Carona está aberto para cadastro de condutores.

“Na 99, nossa missão é melhorar a vida dos brasileiros, criando serviços relevantes que gerem valor e melhorem a experiência dos nossos usuários e motoristas parceiros. Desde 2017, a 99 mantém um relacionamento muito saudável com a cidade de Porto Alegre. A capital gaúcha é uma das cidades prioritárias para a empresa e por isso foi escolhida para o lançamento desses dois novos serviços”, explica Henrique Chierighini, gerente de Operações e líder do 99Carona.

Como funciona a 99Pay
Presente em outras quatro cidades desde junho – Curitiba (PR), São José dos Campos (SP),  Campinas (SP) e Uberlândia (MG) -, a 99Pay, é 100% digital, transparente e tão confiável e segura como as próprias transações em dinheiro e serviços bancários tradicionais, com potencial de atender a parte da população desbancarizada, democratizando seu acesso a meios de pagamento mais fáceis, rápidos e práticos.

Para aumentar a segurança na plataforma e apresentar uma nova alternativa aos usuários que ainda pagam suas viagens com dinheiro, o que corresponde a 70% de todas as corridas intermediadas pela 99 no Brasil, a nova carteira digital contribui com a retirada de dinheiro de circulação, incentivando pagamentos sem contato físico – o que também ajuda a reduzir o risco de contágio pelo coronavírus.

“Como comparação, a frequência de uso dos serviços da 99 em Porto Alegre é cerca de 30% maior do que a média nacional. Por isso, lançar a 99Pay na região é valorizar esse bom relacionamento e proporcionar um ecossistema mais vantajoso para os nossos usuários com preços ainda melhores a partir dessa fidelização. Além disso, há um bom espaço para promovermos a redução da circulação de dinheiro. Aproximadamente 77% das corridas intermediadas pela 99 na cidade são pagas em espécie, ao passo que a média nacional está em 70%”, explica Maurício Filho, Diretor da 99Pay. 

Para utilizar a carteira, o usuário pode adicionar dinheiro por meio de cartão de crédito e débito ou transferência bancária. O passageiro que não possui uma conta em banco poderá carregar sua carteira por pagamento de boleto. Não há cobrança de taxas de serviços.

Além de Porto Alegre, Cuiabá, Londrina e Maringá também estão recebendo o serviço neste mês.

Como funciona o 99Carona
Diferente das outras categorias do aplicativo, o 99Carona aproveita viagens rotineiras e promove o senso de comunidade. Como não se trata de uma atividade de geração ou complementação de ganhos, os condutores só poderão oferecer até cinco caronas por dia.

Para se cadastrar como condutor, o usuário deve acessar o site www.99app.com/99carona/floripa-poa somente pelo celular e ter em mãos CPF, carteira de habilitação e documento do carro. Depois de enviar os documentos em até 2 dias úteis é liberado acesso, se aprovado.

Neste momento, a modalidade está aberta somente para cadastro de condutores. A previsão é que o serviço esteja disponível para passageiros a partir de novembro.

Com o serviço em operação, passageiro e condutor podem escolher sua companhia dentre as opções disponíveis e fazer o convite com sugestão de data, local e horário. O agendamento da carona depende do aceite de ambas as partes. 

Os condutores contarão com os mecanismos padrão da 99 de recebimento, como transferência bancária e cartão 99. O preço é calculado pela plataforma e considera distância percorrida e custos operacionais do veículo.

Nesta primeira etapa, a modalidade será limitada a viagens dentro do município Caronas intermunicipais e expansão para outras cidades estão previstas para até o final do ano. 

Para contribuir com a segurança de condutores e passageiros, o 99Carona utilizará métodos de confirmação de cadastro já utilizados nos demais produtos oferecidos pela empresa. Os interessados em compartilhar as viagens passam por uma rigorosa checagem de segurança na qual são solicitados documentos como CPF, CNH, documento do veículo e fotos com os documentos. A 99 também faz uma análise de perfil dos condutores e verifica seu histórico público. Os passageiros, por sua vez, também precisam cadastrar CPF, RG e passam por um reconhecimento facial.

Além disso, tanto passageiros quanto condutores conseguem ver a checagem de segurança, após selecionarem as corridas. No entanto, nenhuma das partes pode ver fotos ou tipo de carros até confirmar a carona, evitando atitudes preconceituosas, que são passíveis de punição pelos termos de uso da plataforma.

Agência 99

Share on Twitter Share on Facebook