“O mundo não fala apenas uma língua, fala várias. Mas, há, entre elas, algumas predominantes”, afirma Thamila Zaher, diretora-executiva do grupo SEB. Hoje e no futuro, seja para pesquisar, obter informações ou se comunicar, o domínio da língua inglesa é indispensável. Por isso, ao montar o projeto da escola Concept, que está inaugurando uma unidade em São Paulo, o grupo optou por promover o ensino bilíngue (Português-Inglês).

Segundo Thamila, “o aprendizado deve ir além do domínio puro e simples de um segundo idioma. O bilinguismo deve ser mais do que a aquisição linguística. Para nós, implica ter contato com outras vivências e com formas diferentes de ver o mundo”.

A preocupação com o multiculturalismo está na raiz da nova escola. Para criar a metodologia da Concept, representantes do grupo SEB visitaram vários países com o objetivo de conhecer novos modelos educacionais. “Nós viajamos a outros países porque acreditamos que a educação se faz na diversidade, mas não copiamos essas práticas. Conhecemos o que tinha de mais inovador em cada país, para só então contextualizar e, assim, criar nossa própria metodologia, baseada na experiência de um grupo que atua há 50 anos na educação básica, no Brasil”, diz a diretora-executiva.

Países como o Canadá e a Finlândia tiveram influência importante no desenvolvimento da metodologia adotada pela Concept, segundo Priscila Torres, diretora da unidade São Paulo. “Nosso ensino se dá por meio do processo dual language immersion, no qual o aluno transita entre os dois idiomas – Inglês e Português –  ao mesmo tempo, de forma natural. Ele aprende todo o conteúdo exigido pela Base Nacional Curricular, enquanto aprende também um novo idioma”.

Ainda de acordo com Priscila Torres, “na educação infantil, a criança vai passar 90% do seu tempo recebendo estímulos em Inglês e, no tempo restante, por morar no Brasil, evidentemente, vai receber estímulos em língua Portuguesa. E é assim que ela conseguirá assimilar o idioma no qual não é nativa. A partir do ensino fundamental 1, a carga da língua inglesa vai sendo reduzida, aos poucos, até chegar a um equilíbrio entre os dois idiomas”.

Naturalidade

Mesmo com crianças pequenas ou na fase de alfabetização, o processo visa garantir o aprendizado tranquilo e prazeroso. “Não existe confusão, porque a criança vivencia a língua em vez de aprendê-la como algo separado”, garante a diretora da Concept. Dessa forma, falar, escrever ou até mesmo pensar em Inglês se tornará algo natural. “É importante que a forma de acessar o outro idioma não seja um obstáculo, algo que o aluno tende a evitar. Para nossos alunos, o Inglês vai ser apenas mais uma ferramenta de comunicação. Ele vai transitar nas duas línguas com fluência”, diz Priscila.

Existem muitas propostas diferentes de ensino bilíngue no Brasil. Algumas dividem o dia escolar ao meio, enquanto outras separam apenas algumas matérias para serem dadas em Inglês. Diferentemente do que ocorre no ensino tradicional, a Concept trabalha por projetos nos quais esses idiomas alternam-se nos tempos e nas disciplinas. “Em um período, por exemplo, a aula de Geografia poderá ser ministrada em Inglês e a aula de Matemática, em Português. Na unidade seguinte, isso pode ser invertido. E esse tipo de experiência só será possível porque todos os nossos professores são bilíngues”, afirma Priscila.

Para que essa metodologia pudesse ser implementada, o recrutamento cuidadoso do quadro docente foi uma etapa fundamental no projeto que resultou na criação da escola. Priscila conta que ficou surpresa ao perceber que existem muitos professores bem preparados no mercado de trabalho, com formação sólida e vivência em outros países.

Ensino trilíngue

Além das aulas em Português e Inglês, a Concept prepara os alunos para dominar um terceiro idioma: a linguagem de programação. A intenção não é formar pequenos programadores, mas pessoas capazes de entender e participar ativamente da evolução tecnológica atual. “Existe uma lacuna entre a escola tradicional e as exigências do mundo. Está na hora de uma mudança na educação. A Concept traz para São Paulo essa evolução tão necessária”, afirma Thamila.

Para conhecer mais sobre a Concept, acesse escolaconcept.com.br ou ligue 0800 9505520