voltar

Arte e artistas pelas lentes de um smartphone Moto Z

Equipados com o Moto Snap Hasselblad True Zoom, profissionais do Estadão registram imagens que integram pintura, escultura, arquitetura, música e performance à figura do artista

Fazer o retrato de um artista pode ser um problema para o fotógrafo. Pense: se a arte é que faz do artista um personagem, ela deve ser retratada também. Isso exige soluções criativas e uma câmera capaz de captar com qualidade todas as nuances da cena – da expressão facial aos detalhes do pano de fundo.

Nesta página você encontra três exemplos de imagens produzidas por fotojornalistas do Estadão com um equipamento atípico: um smartphone. Eles foram a campo com aparelhos da família Moto Z, a mais tecnológica da linha de produtos Motorola. Cada aparelho estava turbinado com um Moto Snap Hasselblad True Zoom, acessório modular que se acopla magneticamente ao telefone – e o transforma em uma câmera com qualidade e recursos avançados.

Fabricado pela célebre empresa sueca Hasselblad, o Moto Snap permite que o usuário opere a câmera em modo manual. Ou seja: ele mesmo configura ajustes como o tempo de exposição e a abertura do diafragma. Não que isso seja necessário. “Preciso confessar que ligo o aparelho e saio fotografando”, diz Tiago Queiroz, responsável pelas imagens do duo G T’Aime e do trabalho no barracão da escola de samba.

Adriana Moreira, editora do caderno Viagem, é uma profissional de texto que fotografou a performance acrobática no Carnaval de Recife. Todo jornalista de turismo precisa saber tirar fotos”, conta. Um equipamento compacto como o Moto Z cai como uma luva para quem não quer carregar máquinas pesadas e difíceis de operar. “Adoro o zoom do Moto Snap”, afirma a jornalista. O Moto Snap Hasselblad True Zoom permite a aproximação óptica de até dez vezes, sem perda alguma de qualidade na imagem.

MÚSICA E PINTURA
Tiago fotografou a dupla de músicos G T’Aime, formada por Geanine Marques e Rodrigo Bellotto. O retrato, feito em uma galeria na Zona Oeste de São Paulo, brinca com a simetria da pose do casal e com o grafite na parede ao fundo. “Ambos são duplas compostas por homem e mulher”, diz Tiago. O pallet sobre o qual Geanine e Rodrigo estão sentados não é um objeto de arte. Estava no quintal da galeria e foi aproveitado por Tiago – assim como o regador, a marreta e a picareta.

Tiago Queiroz - Tirada com Motorola Moto Z + Hasselblad True Zoom

Tiago Queiroz – Tirada com Motorola Moto Z + Hasselblad True Zoom

ESCULTURA E MÚSICA
O amazonense Andrew Viana é um dos muitos artistas de Parintins que vêm trabalhar na elaboração dos carros alegóricos das escolas de samba paulistanas. Ele dá os retoques finais em uma estátua da Unidos de Vila Maria, que desfilou um enredo em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. “A presença do artista na cena nos faz entender a verdadeira dimensão da escultura”, diz Tiago Queiroz, autor da foto. Segundo ele, é sempre interessante incluir o elemento humano ao fazer fotos de paisagens e construções grandiosas – ele funciona como parâmetro da escala.

Tiago Queiroz - Tirada com Motorola Moto Z Play + Hasselblad True Zoom

Tiago Queiroz – Tirada com Motorola Moto Z Play + Hasselblad True Zoom

PERFORMANCE, MÚSICA E ARQUITETURA
A Cia. K é uma trupe de artistas que se apresentam suspensos por fios que os fazem parecer flutuar. Um de seus espetáculos é a orquestra suspensa Aerogroove, que apresentaram no centro de Recife durante o Carnaval. “Eu estava em uma área de acesso restrito, próxima ao palco”, diz a editora Adriana Moreira. Quando os músicos-acrobatas foram içados, ficaram de costas para seu Moto Z. “Além de ser um ângulo inusitado, pude compor o quadro com a arquitetura do Marco Zero.”

Adriana Moreira - Tirada com Moto Z Play + Hasselblad True Zoom

Adriana Moreira – Tirada com Moto Z Play + Hasselblad True Zoom