Segurança

11 de dezembro de 2017

Cinco dicas para descobrir brechas na segurança online da sua empresa

Saiba se o seu negócio está protegido e o que você deve fazer para evitar o ataques

Se, por acaso, um hacker tentasse invadir sua infraestrutura de rede hoje, você estaria protegido? Conseguiria identificar rapidamente o ataque e colocar em prática ações eficientes para defender seu sistema? Para estabelecer uma estratégia de segurança online que funcione, é preciso primeiro descobrir quais são os pontos de risco do seu negócio. Confira cinco dicas que podem ajudá-lo:

1 – Conheça seu nível de maturidade em segurança digital
Ele mostra o quanto a empresa está comprometida ou não com a segurança digital dos seus dados, da sua rede e dos seus colaboradores e clientes. Esse é o momento de avaliar se a segurança é pensada como um plano real de investimentos em longo prazo em todas as etapas do negócio, ou se está presente apenas em ações pontuais (como na definição de senhas para acesso a dados, ou controle biométrico em algumas salas).

Tradicionalmente, as empresas que mais se preocupavam com o assunto eram do setor financeiro, como bancos e operadoras de cartão de crédito. Há pouco menos de 10 anos, organizações de praticamente todos os ramos passaram a se conectar de alguma forma à internet, digitalizando seus processos. Isso leva a uma necessidade de avaliar o quanto a empresa se considera protegida ou vulnerável a ataques, e o que fazer para elevar esse nível de maturidade, caso necessário.

2 – Invista em soluções de monitoramento preventivo
O melhor jeito de impedir um ataque é se antecipar a ele. Se a sua empresa estiver correndo algum risco, soluções de inteligência, por exemplo, podem emitir alertas em tempo real e evitar danos. Por meio de ferramentas de ciberinteligência, é possível monitorar o tráfego de dados em redes abertas, deep Web, e na Internet das Coisas.

O contexto sociopolítico no qual a organização está inserido também é levado em conta. Quando uma ameaça é identificada, por causa desse trabalho prévio, a equipe de monitoramento tem informações suficientes para determinar o impacto. Os relatórios elaborados a partir desses dados incluem recomendações específicas sobre as possíveis causas do ataque e o suposto invasor.

3 – Identifique pontos críticos
O que é mais importante proteger no seu negócio? São os dados dos clientes, que devem ser sigilosos (como no caso dos bancos, por exemplo)? É a fórmula química do seu produto? Ou a senha de acesso a algum banco de informações? Identificar esses pontos críticos é determinante para estabelecer uma estratégia em segurança que proteja estas informações. É preciso desenhar uma arquitetura de rede e um sistema seguros para que, toda vez que alguém precisar acessar esses pontos críticos em razão do negócio, a segurança em torno deles não permita que sejam expostos.

4 – Não tenha medo de testar as vulnerabilidades
O trabalho de segurança ativo requer que a própria empresa faça testes em sua rede. Uma das medidas possíveis é a adoção de um programa de “hacker do bem”. Nesse tipo de alternativa, a companhia tenta invadir seus sistemas, e assim testa as vulnerabilidades do negócio, as falhas dentro das diversas aplicações que oferece, dos equipamentos utilizados pelos colaboradores e dos dispositivos móveis conectados à infraestrutura da organização. A partir disso, é possível identificar quais são os principais problemas e ajudar na correção, antes que um invasor real consiga explorar essas falhas.

5 – Revise sua estratégia de segurança digital
Conforme a tecnologia se renova e traz inovação ao mercado, as estruturas de segurança também devem ser revistas para acompanhar essas movimentações. As empresas precisam avaliar suas estratégias nessa área periodicamente, revisitando os acessos de TI, os dados dos usuários de negócio, e a arquitetura da rede. É preciso pensar em um programa de segurança e montar um processo de transformação desse programa, porque as formas de ataque também mudam.

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