Jornada ESG

Produção

Estadão Blue Studio

Aliança entre Deloitte e IBM oferece inovação e soluções criativas

Saiba como as empresas podem se beneficiar da inteligência artificial com esta parceria, que contempla diversas áreas da transformação digital

Compartilhe

23 de novembro de 2021

Apoiar as organizações a capitalizar os benefícios de várias vertentes da transformação digital, unindo liderança em tecnologia, experiência prática em negócios e expertise na orquestração de soluções e pessoas: a aliança global de mais de 20 anos entre a Deloitte e a IBM foi tema de transmissão especial da TV Estadão.

Ronaldo Fragoso, sócio da área de Risk Advisory e líder de alianças e ecossistemas da Deloitte no Brasil, e Guilherme Novaes, diretor de Ecossistema da IBM do Brasil, debateram os benefícios e impactos da inteligência artificial em duas áreas de negócios: gestão de riscos de compliance e cibersegurança, que se destacam entre as soluções oferecidas no Brasil.

“Em áreas que são muito demandadas, como a segurança cibernética, cuja preocupação é global, a Deloitte tem conhecimento sobre conteúdos e metodologias para esse tipo de avaliação, e depende da infraestrutura para usar isso, com a IBM sendo uma grande provedora”, explica Fragoso.

“Em relação à inteligência artificial, nesse mundo totalmente digital, a possibilidade de automatizar determinadas atividades e usar uma ferramenta que seja mais inteligente do que somente uma busca levou ao desenvolvimento de algumas soluções, como por exemplo a de compliance regulatório. O Brasil é campeão em regulações – se você não tiver uma ferramenta inteligente, o trabalho de busca é muito custoso e muito moroso, por exemplo”, destaca o executivo.

Novaes diz que a aliança é focada, principalmente, em gerar e trazer valor para os negócios dos clientes. “Unimos uma parte muito importante de capital intelectual e expertise na parte de serviço que a Deloitte traz, ao passo que usamos a tecnologia para potencializar esse conhecimento”, aponta. “Quando olhamos para o volume de dados e informações que estão correndo nesse cenário que vivemos, temos uma parceria muito adequada entre o ser humano e a tecnologia”.

A aliança se materializa em diversos casos práticos, que foram comentados pelos executivos na transmissão especial. A inteligência artificial, de acordo com eles, vem justamente realizar o “trabalho pesado” de olhar uma infinidade de informações, buscar insights e trazer a melhor forma de devolver uma resposta  ou solução para determinado problema.

O diretor da IBM cita a área de segurança cibernética como exemplo. “Imagine que hoje uma empresa vai ter em média milhares e milhares de eventos que podem ou não ser considerados maliciosos. Se você pegasse analistas de segurança puramente humanos, teriam um trabalho muito grande de primeiro ordenar os dados, depois fazer uma perícia um pouco mais detalhada para detectar e deter uma ameaça ou risco”, exemplifica Novaes. “A tecnologia entra para fazer esse papel de detecção e reação.”

Fragoso, da Deloitte, explicou que foram criados Centros de Excelência Regulatória e Governança Corporativa da Deloitte – que desenvolveram até mesmo assistentes virtuais dotados de Inteligência Artificial (IA), Inteligência Cognitiva (IC) e machine learning integrados para autoaprendizado com base no contexto e na realidade de cada empresa.

Outro dos grandes ganhos desse ecossistema de inovação é utilizar os modelos de inteligência artificial na adequação de processos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e na automatização de tarefas, como por exemplo as executadas em departamentos de Recursos Humanos. De acordo com Novaes, um exemplo prático ocorre quando um funcionário entra em contato para solicitar férias – a tecnologia é capaz de identificar por contexto, palavra-chave, expressão, etc. – e é preciso direcionar o melhor atendimento ao colaborador. Caso ocorra uma situação em que a solicitação não tenha sucesso, o sistema pode ser ensinado a identificá-la numa próxima vez, melhorando a tecnologia a cada dia dentro do conceito de “machine learning”.

Você pode saber mais sobre a união dessa tecnologia com os diversos tipos de negócios e de empresas, envolvimento dos colaboradores e o processo de mapeamento corporativo para implementação das ferramentas disponibilizadas pela aliança assistindo ao vídeo na íntegra, em https://estadaobluestudioplay.com.br/app/tecnologia/alianca-entre-deloitte-e-ibm-oferece-inovacao-e-solucoes-criativas.

Para saber mais sobre ESG e outros estudos da Deloitte, acesse o link e cadastre-se