Jornada ESG

Produção

Estadão Blue Studio

Mineradoras devem assumir seu papel social no modelo de negócios

Compartilhe

15 de janeiro de 2021

Para que uma empresa desenvolva seus negócios de maneira sustentável e equilibrada, seja qual for sua área de atuação, é mais do que necessário incluir em seu plano de trabalho um olhar atento e cuidadoso para que os valores almejados e adotados pela sociedade sejam respeitados.

Em uma época de consumidores conectados e de grandes preocupações com o futuro, muito além de oferecer um bom produto ou um serviço diferenciado, as organizações também devem levar em conta questões como a preservação do meio ambiente, o relacionamento proativo e transparente com as comunidades em seu entorno, a confiança em seus atos e o respeito a valores como direitos humanos, diversidade e inclusão. Esses temas, por sua vez, são cada vez mais presentes nas agendas dos executivos tomadores de decisões.

Licença social é ponto-chave

Em alguns setores, tais preocupações “além do negócio” ainda precisam ser fortalecidas e expostas de maneira mais clara à sociedade. Um dos maiores exemplos dessa situação ocorre com o setor de mineração, que no Brasil faturou US$ 38 bilhões em 2019 e foi responsável por 53% do saldo da balança comercial.

Embora fundamental para a vida moderna – da pasta de dente ao celular, todos os artigos que usamos cotidianamente são compostos de minerais – o setor de mineração ainda tem dificuldades para demonstrar sua contribuição econômico-social.

O estudo “Valor além do compliance – Uma nova abordagem de criação de valor para mineradoras, governos e comunidades no Brasil”, elaborado pela Deloitte e pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), analisa os fatores envolvidos nessa relação e aponta caminhos a seguir – levando em conta as preocupações naturais com as melhores práticas corporativas.

“Governos de diversos países têm imposto regulações mais rígidas para o setor, o que leva as mineradoras a fortalecer suas ações de impacto social e ambiental. No entanto, essas iniciativas ainda não surtem o efeito desejado e a ‘licença social’ de operação de diversas empresas está em risco”, aponta Patricia Muricy, sócia-líder do setor de Mineração da Deloitte.

Tecnologias transformam a atividade do setor

Outro ponto importante é a chegada de tecnologias que automatizam boa parte das operações ou permitir que elas sejam realizadas de forma remota, transformando o perfil de um trabalho que costuma ser arriscado.

“Com a diminuição da necessidade de mão de obra local, e considerando que muitas licenças sociais e operacionais têm como contrapartida a criação de postos de trabalho para as comunidades locais, as mineradoras precisam repactuar seu valor para a sociedade”, explica Patrícia.

De que forma, então, diante deste cenário, as empresas do setor devem buscar uma aproximação da sociedade, ao mesmo tempo em que atuam para o desenvolvimento dos negócios?

“Nesse novo paradigma, as mineradoras precisam encontrar formas de garantir a continuidade do sucesso dos negócios não apenas sob o aspecto financeiro, mas do ponto de vista do impacto social. Elas devem abraçar a oportunidade de liderar essa agenda do valor além do compliance”, defende Rinaldo Mancin, diretor institucional do Instituto Brasileiro de Mineração.

Benefícios além do compliance

De acordo com o mapeamento da Deloitte, as empresas só têm a ganhar se acreditarem e colocarem em prática tais valores, para além da simples aderência à regulamentações.

As organizações que se preocupam com essas práticas ganham mais prestígio e sustentabilidade no cenário de negócios, obtém melhorias em produtividade e em atração de talentos, mais facilidade em negociar questões regulatórias, de licenças e alvarás, além de ganhar em seu próprio valor de mercado. O acesso ao capital também é favorecido – a preferência dos investidores é sempre por empresas que adotam melhores práticas de governança e sustentabilidade.

Diálogo e transparência

Algumas recomendações práticas são listadas pelos executivos. “É preciso implementar políticas de segurança para os funcionários e para a população local afetada pela produção, assegurando qualidade de vida para todos que são influenciados por sua atividade”, destaca Patrícia, da Deloitte.

Em seguida, manter o relacionamento aberto e consistente com a sociedade requer uma postura colaborativa, abrindo bons canais de diálogo para serem reconhecidas como indústrias efetivamente sustentáveis, evitando conflitos socioambientais e se posicionando como verdadeiras geradoras de valor. “Uma das formas de atingir esse objetivo é demonstrar que esta é uma atividade que traz benefícios significativos para a comunidade em que está inserida. A presença de uma mineradora alavanca investimentos em infraestrutura e qualidade de vida, além de ser polo gerador de empregos e progresso”, afirma Mancin.

A criação de ambientes verdadeiramente inclusivos, com equidade nos processos de promoção, critérios transparentes e preocupações em informar a sociedade dos impactos de responsabilidade social obtidos também devem estar no horizonte.

Antecipação às melhores práticas

Na área regulatória, um dos objetivos a ser perseguido pelas mineradoras é a antecipação a eventuais novas regras, incorporando, por conta própria, boas práticas de governança. Outro fator importante é a manutenção de um ambiente colaborativo com autoridades ambientais e governos para o estabelecimento de novos critérios de trabalho, que atendam às melhores práticas corporativas.

Por fim, Patrícia destaca a utilização dos bilhões de reais obtidos pelos governos em tributos cobrados sobre as empresas de mineração, para que eles retornem na forma de benefícios à sociedade, compensando as gerações futuras e incentivando o desenvolvimento regional.

“Os projetos de mineração exigem investimentos iniciais bastante elevados com expectativa de retorno a longo prazo dado todo o processo de exploração e desenvolvimento de uma mina”, diz Patrícia. “O governo, detentor desses recursos naturais, espera receber uma compensação financeira pela exploração; por outro lado, as mineradoras buscam um retorno econômico que seja compatível com os investimentos e conhecimentos técnicos aplicados na extração dos minérios. Em suma, o sistema tributário precisa alcançar um equilíbrio entre esses interesses e necessidades.“

Mais acessadas

Nenhum dado até agora.

Para saber mais sobre ESG e outros estudos da Deloitte, acesse o link e cadastre-se