Deloitte

Soluções de governança corporativa para seus desafios de negócios

Com perspectivas de reformas, empresários pretendem investir mais em 2019

A pesquisa Agenda 2019, realizada pela Deloitte, mostra as expectativas de empresariado brasileiro para suas organizações e para o primeiro ano do novo governo eleito.


As reformas tributária e previdenciária devem ser prioridade para o novo governo em 2019, na visão de executivos de 826 organizações de 32 segmentos econômicos do País. Os empresários apontaram também a intenção de realizar algum tipo de investimento foi citada por 97% dos respondentes, enquanto 69% acreditam que suas vendas irão aumentar

Os resultados fazem parte da Agenda 2019, realizada pela Deloitte logo após as eleições presidenciais (entre 29 de outubro e 5 de novembro), que apontou as expectativas do empresariado brasileiro tanto para o governo eleito quanto em relação à condução de seus negócios.

Do total dos respondentes, a grande maioria é composta por tomadores de decisão nas corporações: 66% ocupam posições de presidentes, diretores, superintendentes e conselheiros e 23% são gerentes. A soma das receitas das empresas participantes da pesquisa totalizou R$ 2,8 trilhões no último ano (o que corresponde a 43% do PIB nacional).

Confira os dados completos da pesquisa:


AGENDA 2019
PRIORIDADES PARA O PRÓXIMO GOVERNO
PARTICIPAÇÃO DO ESTADO
OPINIÃO SOBRE O GOVERNO
EXPECTATIVAS PARA OS NEGÓCIOS