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15 de maio de 2018
Diante do ritmo de vida acelerado, da necessidade de otimizar tarefas, da busca por segurança, mobilidade e conveniência, os clientes bancários se mostram mais confiantes nos canais digitais, e o mobile banking passa a ser a opção preferida para transações e outros serviços. Em contrapartida, os bancos têm investido cada vez mais em tecnologia e buscam oferecer soluções e diferenciais que os coloquem na vanguarda.
Isso é o que revela a Pesquisa FEBRABAN Tecnologia Bancária 2018, realizada pela Deloitte. Os investimentos e despesas em tecnologia no Brasil feitos pelo setor financeiro em 2017 somaram R$ 19,5 bilhões, resultado 5% superior ao de 2016. Dos investimentos realizados, 50% ocorreram em software, na intenção de oferecer experiências melhores aos clientes. Hardware consumiu 32% dos investimentos e Telecom 18%.
As transações com movimentação financeira via mobile banking tiveram um salto de 70% de 2016 para 2017, o que sinaliza a confiança do consumidor no canal. “Este desempenho reflete o investimento maciço da indústria em usabilidade e oferta de novos serviços”, pondera Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).
No total, foram realizadas 25,6 bilhões de transações via mobile banking, alta de 38% em relação a 2016 – o equivalente a 35% de um universo de 71,8 bilhões de operações, ou seja, mais de um terço das transações bancárias.
Mobile para contratação de crédito
O estudo aponta também o mobile banking como nova opção para contratação de crédito, com avanço de 141% (225 milhões de contratações em 2017), e realização de investimentos, com aumento de 42% (10 milhões de investimentos/aplicações).
A Pesquisa FEBRABAN foi desenvolvida pela Deloitte e contou com a participação de 24 bancos, que representam 91% dos ativos dessa indústria no País. “Os resultados da pesquisa destacam que o DNA de transformação digital dos bancos consiste na exploração constante de novas tecnologias, tendo um objetivo em comum: uma melhor experiência para os clientes”, destaca Paschoal Pipolo Baptista, sócio-líder de Banking & Capital Markets da Deloitte.
Internet continua forte
Apesar do crescimento do mobile, o internet banking segue forte na preferência dos clientes bancários e também registrou avanço (2%): foram 15,8 bilhões de transações por esse meio. Já o número de transações com movimentação financeira através da Internet registrou aumento de 6%, totalizando 3,6 bilhões em 2017. Mobile e internet banking têm, juntos, 58% de participação no total de operações (com ou sem movimentação financeira).
“Além da facilidade de realizar pagamentos e transferências pelos canais digitais, a segurança dos aplicativos bancários contribui para esse crescimento”, explica Gustavo Fosse, da Febraban.
“Hoje as pessoas sacam menos dinheiro, usam mais o cartão para o pagamento de suas compras e efetuam mais transferências bancárias, atentas à segurança e praticidade”, declara. “O cliente busca, cada vez mais, a sua conveniência”, completa Paschoal Pipolo Baptista.
Gustavo Fosse declarou que cerca de 10% dos investimentos e gastos realizados pelo setor bancário são direcionados à segurança de seus serviços. “Trata-se de um ambiente altamente seguro”, conclui.
O avanço do Mobile Banking:
Foram pagas 889 milhões de contas em 2017 via Mobile Banking, avanço de 85% frente ao ano anterior. No internet banking, contabilizou-se 1,5 bilhão de pagamentos de contas em 2017 (avanço de 25%).
Foram realizadas 401 milhões de transferências, DOC e TED em 2017, aumento de 45% frente a 2016. No Internet banking, foram 509 milhões (queda de 3% frente a 2016).
Para acesso ao Centro de Governança Corporativa Deloitte, visite: