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Estadão Blue Studio

Organizações brasileiras recebem selo de boas práticas em iniciativa Deloitte/HSM

Programa Empresas com Melhor Gestão, em sua terceira edição, reconheceu 17 corporações, que ganharam o reconhecimento; quatro pilares foram avaliados

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22 de maio de 2024

Organizações que adotam boas práticas em seus ambientes de negócios – tornando-os eficazes, saudáveis e adequados ao crescimento sustentável, contribuindo para uma atmosfera positiva e proporcionando insights relevantes aos colaboradores e executivos – foram reconhecidas com um selo especial na terceira edição do programa Empresas com Melhor Gestão.

Conduzido pela Deloitte, a organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, com o apoio da HSM, maior plataforma de educação corporativa do País, o programa atribuiu o selo a 17 empresas entre 112 selecionadas para participar da iniciativa. Todas passaram por uma avaliação rigorosa de quatro pilares valiosos para os negócios modernos: as áreas de estratégia e ESG; capacidade e inovação; cultura e compromisso; e governança e finanças.

As empresas que receberam o reconhecimento são: Acumuladores Moura, Agrária, Usina Cocal, Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Coco Bambu, Copersucar, Enxuto, Farmax, Gazin, Grupo Cornélio Brennand, Masterboi, Nissei, Petrobahia, Santa Helena, SLC Máquinas, Três Corações Alimentos e UPL.

Segundo o líder de Ecossistemas e Alianças da Deloitte, Ronaldo Fragoso, a iniciativa desempenha um papel fundamental na disseminação e adoção de modelos de gestão globalmente reconhecidos, impulsionando a competitividade e o desenvolvimento econômico das empresas locais. “Em um cenário de constantes mudanças econômicas, destacamos a importância dos investimentos em inovação como catalisadores do sucesso empresarial. Além disso, observamos uma evolução significativa nos processos de sucessão de liderança, governança corporativa e cultura de engajamento, refletindo um compromisso crescente com o propósito organizacional e a excelência operacional”, aponta Fragoso.

O selo, de acordo com o executivo, é uma forma de valorizar as organizações privadas com as melhores práticas de governança, além de funcionar como divulgação dessas boas ações entre empresas com características similares, reunindo insights relevantes que podem ser compartilhados – e utilizados – por todos os negócios.

Prioridades

No programa, como legado às empresas, é realizada uma conversa com especialistas da Deloitte que, junto aos executivos, elaboram um mapa das melhores atitudes de gestão adotadas pelas organizações participantes.

Tudo ocorre em duas fases: a primeira é realizada pela própria empresa, e a segunda é quando os executivos da Deloitte acompanham o dia a dia das operações.

Por fim, é feita a seleção dos ganhadores por meio de avaliação de um júri. Das 112 corporações que participaram desde a fase inicial, 26 passaram para a Fase I e 23 seguiram para a Fase II, de onde foram selecionadas as 17 vencedoras.

Entre as prioridades para os próximos cinco anos citadas pelas organizações ao longo do processo de análise, aparecem temas como desenvolvimento de novos produtos, crescimento orgânico, expansão para outros mercados no Brasil e foco na margem para aumentar a competitividade.

O júri ainda forneceu, junto de sua avaliação, um feedback das ações que foram estudadas nas empresas e os eventuais pontos de atenção para a melhoria dos processos. Tais insights, quando compartilhados com os executivos e colaboradores das corporações, favorecerão o crescimento e o desenvolvimento das empresas participantes.

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