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Canal de denúncias ganha importância nos programas de conformidade

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1 de setembro de 2015

Movimentos recentes no mundo corporativo e na administração pública vêm reforçando, cada vez mais, a importância dos mecanismos de garantia de conformidade nas organizações. Para implementá-los, a empresa deve conhecer claramente os riscos de conformidade (compliance) aos quais está exposta. “Eles podem abranger aspectos legais, contratuais e relações com colaboradores, fornecedores, clientes, concorrentes, governo e sociedade”, pondera Edson Cedraz, sócio da área de Consultoria em Gestão de Riscos Empresariais da Deloitte.

A identificação da origem dos fatores que potencializam esses riscos e a forma de capturá-los são geralmente apoiadas por programas estruturados de compliance. Estudo recente realizado pela Deloitte mostra que aproximadamente metade dos casos que acabam configurando fraude ou desvio de conduta nas empresas já é identificada por denúncias. “Podemos considerar que o canal de denúncias é um instrumento indispensável em um programa de compliance”, pondera Cedraz.

Muito mais que call center

A implantação de um canal de denúncias não significa apenas a criação de um call center para receber relatos. “Esse canal deve ser inserido no dia a dia da empresa a partir de um contexto bem mais amplo, considerando aspectos de proteção contra sanções legais, o estabelecimento de um ambiente de negócios ético e a melhoria no clima organizacional dos recursos humanos da organização. As pessoas passam a dispor de um meio seguro (com garantia de anonimato) e independente para reportar eventuais condutas inadequadas”, explica Cedraz.

As ações de comunicação são determinantes para a maior adesão dos manifestantes e devem encorajar a efetiva utilização dos canais disponíveis para a inclusão de relatos. Outro fator preponderante é a equipe envolvida. “As estruturas mais sofisticadas possuem profissionais com competências diversas, desde especialistas em ética e compliance e consultores para mapeamento assertivo de riscos e fraudes até psicólogos para apoio em casos de assédio, advogados, especialistas em investigações forenses, dentre outros”, conta o consultor.

Cedraz descreve que a eficácia de um canal de denúncias depende também de uma estrutura adequada de processos e ferramentas, o que requer:

Estabelecer qual é a conduta esperada pelos integrantes da cadeia de negócios, envolvendo todos os seus públicos de interesse;

Utilizar uma empresa independente e especializada, para recepcionar e apoiar na triagem e no endereçamento dos relatos;

Definir processos e ferramentas para auxiliar no tratamento e diligenciamento dos eventos relatados nas denúncias;

Integrar a operação do canal de denúncias e o programa de compliance com as demais linhas de defesa da organização;

Distribuir responsabilidades no tratamento dos eventos.

“Tomar conhecimento tempestivo dos desvios de conduta que podem comprometer a imagem ou o relacionamento da empresa com seus públicos de interesse ou, ainda, provocar perdas financeiras pode fazer toda a diferença em um programa de compliance. Essa tarefa não pode ser realizada sem um canal de denúncias efetivo”, conclui Edson Cedraz.

Solicitação de informação adicional: grcbrasil@deloitte.com

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